11 meses atrás 24

10 truques antigos que ainda funcionam para salvar a sua conta de luz

É possível salvar a sua conta de luz e diminuir o consumo de energia de casa com algumas dicas práticas. Ajustes pequenos no seu dia a dia, como usar a capacidade total da máquina de lavar ou substituir a secadora de roupas pelo varal, podem fazer toda a diferença no gasto elétrico da sua casa.

Pensando nisso, separamos 10 truques que, apesar de antigos, ainda funcionam para diminuir o consumo de eletricidade e poupar na hora de pagar a conta de luz. Esses hábitos não só ajudam a economizar na conta de luz, como também podem tornar a sua rotina mais sustentável. Confira!

Conta de luz aumentou muito? Saiba como salvar a sua fatura com alguns truques antigos "da vovó" — Foto: Divulgação/Pexels (Polina Tankilevitch) Conta de luz aumentou muito? Saiba como salvar a sua fatura com alguns truques antigos "da vovó" — Foto: Divulgação/Pexels (Polina Tankilevitch)

Conta de luz veio muito alta? Veja o que fazer

Quem nunca ouviu alguém da família dizer coisas como "Desliga essa luz quando sair do quarto, dinheiro não dá em árvore!", "Fecha essa geladeira, não é vitrine!" ou "Termina esse banho logo, chuveiro não é lugar de pensar na vida"? Pois é, apesar de parecer brincadeira, alguns truques antigos realmente funcionam para economizar no gasto de energia elétrica. No índice abaixo, veja alguns deles:

  1. Descongele alimentos naturalmente
  2. Use a capacidade total da máquina
  3. Aproveite o calor residual do forno
  4. Seque as roupas no varal
  5. Tire aparelhos que não estão em uso da tomada
  6. Apague as luzes durante o dia
  7. Não demore muito tempo no banho
  8. Não deixe eletrodomésticos ligados na tomada
  9. Evite abrir muito a porta da geladeira
  10. Não abra air fryers muitas vezes durante o cozimento

1. Descongele alimentos naturalmente

Descongelar alimentos naturalmente é um truque simples que ajuda a gastar menos luz. Em vez de usar o micro-ondas ou o fogão para aquecer os alimentos congelados, vale a pena se planejar para tirar a comida da geladeira com antecedência e deixá-la descongelar à temperatura ambiente. Essa medida evita o consumo desnecessário de energia, já que um micro-ondas pode consumir entre 1 kWh e 1,50 kWh de energia, o que representa um gasto considerável na conta de luz no fim do mês.

 Reprodução/Freepik Se organize para colocar alimentos para descongelar naturalmente — Foto: Reprodução/Freepik

2. Use a capacidade total da máquina de lavar

Colocar o máximo possível de roupa na máquina de lavar pode ajudar a economizar energia e água. Ao usar a capacidade total do eletrodoméstico, você reduz o número de ciclos de lavagem necessários por semana e otimiza o uso da máquina. Porém, se atente ao limite de peso para não correr o risco de sobrecarregá-la.

Também é recomendado evitar usar o ciclo de aquecimento de água, se a sua máquina possui essa função. A água quente demanda ainda mais energia do eletrodoméstico, o que pode aumentar o valor da sua conta de luz.

 Reprodução/Pexels Encha a máquina de lavar roupa no máximo de capacidade para economizar energia — Foto: Reprodução/Pexels

3. Aproveite o calor residual do forno

Após desligar o forno, ele mantém o calor por alguns minutos, o que pode ser suficiente para finalizar o cozimento de alguns pratos. Por isso, dependendo do alimento, é possível apagar a chama do forno um pouco mais cedo para aproveitar o calor residual e economizar energia. Assim, o aparelho não fica ligado por mais tempo do que o necessário e você pode diminuir o consumo de energia sem comprometer a qualidade da comida.

 Reprodução/Freepik Deixe a receita cozinhar com o calor residual do forno para economizar energia — Foto: Reprodução/Freepik

4. Seque as roupas no varal

Máquinas lava e seca e secadoras de roupa são muito práticas no dia a dia, mas às vezes é melhor optar pelo tradicional varal, se você quer economizar energia e pagar contas de luz mais baratas. Isso porque secadoras, especialmente as que usam resistência para gerar calor, gastam uma quantidade significativa de eletricidade.

 Reprodução/Freepik Colocar roupas no varal ao ar livre ajuda a economizar energia — Foto: Reprodução/Freepik

5. Tire aparelhos que não estão em uso da tomada

Portanto, é indispensável desconectar TVs, decodificadores, carregadores e outros aparelhos fora de uso. Esse truque antigo não só salva a sua conta de luz como contribui para que a sua rotina seja mais sustentável.

 Divulgação/Parce One Não deixe aparelhos sem uso conectados à tomada — Foto: Divulgação/Parce One

6. Apague as luzes durante o dia

Deixar as luzes acesas durante o dia pode desperdiçar bastante energia, ainda mais considerando que a luz natural do sol é mais do que suficiente para iluminar a casa durante a maior parte do dia. Por isso, acenda as lâmpadas apenas quando necessário para reduzir o consumo de eletricidade e ainda aumentar a vida útil delas.

7. Não demore muito tempo no banho

Tomar banhos longos pode ser tentador, mas é muito importante economizar energia e água ao usar o chuveiro. Banhos curtos são ideais para quem deseja poupar na conta de luz, já que o chuveiro elétrico está entre os aparelhos que mais consomem energia.

Por isso, diminua o tempo no chuveiro e certifique-se de fechar a água ao usar sabão. Outra dica é evitar o modo 'inverno' no chuveiro, pois ele gasta ainda mais eletricidade, já que é necessário aquecer a água.

 Divulgação/Lorenzetti Chuveiro elétrico é o eletrodoméstico que mais consome energia — Foto: Divulgação/Lorenzetti

8. Limpar o filtro do ar-condicionado regularmente

Segundo o Departamento de Energia dos Estados Unidos, um ar-condicionado com filtro sujo pode gastar de 5% a 15% mais energia do que um aparelho devidamente limpo. Esse aumento de consumo é causado pelo trabalho extra que o aparelho requer quando está com o filtro sujo.

Por isso, adiar a manutenção e limpeza do seu ar pode terminar doendo no seu bolso, mesmo que você não saiba disso. Limpar o filtro também garante a qualidade do ar da sua casa, porque remove quaisquer poeiras e partículas que podem causar alergias.

 Reprodução/Cleanipedia É importante limpar o filtro do ar-condicionado com frequência — Foto: Reprodução/Cleanipedia

9. Evite abrir muito a porta da geladeira

Quem nunca abriu a porta da geladeira para pensar na vida? Apesar de aparentar ser um hábito inofensivo, abrir muito a geladeira gasta bastante eletricidade — e pode fazer toda a diferença na sua conta de luz. Sempre que a porta é aberta, o ar frio escapa e o motor do refrigerador precisa trabalhar mais para manter a temperatura ideal, o que aumenta o consumo de energia.

Como a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais gastam eletricidade na casa, é preciso tomar o cuidado de abrir menos a porta. Para isso, planeje o que precisa pegar antes de abrir a porta e certifique-se de fechá-la bem logo depois.

 Reprodução/Freepik Evite abrir a porta da geladeira com frequência para diminuir o consumo elétrico — Foto: Reprodução/Freepik

10. Não abra air fryers muitas vezes durante o cozimento

É comum abrir a bandeja da air fryer para acompanhar o preparo dos alimentos, mas esse costume também pode prejudicar a sua conta de luz. Sempre que o compartimento é aberto, a temperatura interna do aparelho diminui, então a air fryer gasta mais energia para conseguir aquecer novamente. Para acompanhar o cozimento de receitas, confie no timer da air fryer ou opte por um aparelho com visor transparente.

 Divulgação/EOS Air fryer com visor transparente é uma opção se você quer acompanhar o cozimento da receita — Foto: Divulgação/EOS

🎥 Vídeo: Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

 veja o que mais gasta energia e como economizar

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro