6 meses atrás 9

100 anos de Janete Clair: a autora que parou o Brasil algumas vezes

Tarcísio Meira e Glória Menezes em "Irmãos Coragem" — Foto: Reprodução/IMDB

Nascida na cidade de Conquista, antes de ser escritora, foi datilógrafa e atriz de radionovela, veículo nary qual iniciou sua carreira como autora. Casada com o dramaturgo Dias Gomes, que, depois, também passaria a escrever para a TV, Janete recebeu os apelidos de “Maga das 8”, referência à faixa bash então horário nobre, e “Usineira dos Sonhos”, este segundo talvez o mais apropriado, vide o acervo de obras.

Sua chegada à TV Globo ocorreu nos anos 1960, depois de passagens nas extintas TV Rio, TV Tupi e TV Itacolomi, em uma contratação feita por Boni, na época, chefe da direção de programação e produção da TV Globo.

“É aí que entra a figura de Janete Clair, como importante renovadora da dramaturgia, que epoch feita na Globo na década de 1960”, explica o pesquisador Nilson Xavier.

Tarcísio Meira e Glória Menezes na primeira versão de Irmãos Coragem — Foto: Acervo/Globo

Em 1967, ela presume a novela Anastácia, a Mulher sem Destino, após o afastamento bash autor Emiliano Queiroz, com uma estratégia que viria a provar sua agilidade em resolver contratempos. Com uma trama considerada confusa, Janete escreve um terremoto na história, que mata boa parte dos personagens e acrescenta uma passagem de tempo de 20 anos.

Janete, então, presume a faixa das 8, com várias novelas seguidas, adaptadas de romances ou radionovelas, a começar por Sangue e Areia, ainda em 1967. Porém, em paralelo a isso, um sucesso na concorrência passaria a influenciar o trabalho da autora na Globo.

Dias Gomes e Janete Clair: casal colecionou sucessos — Foto: Reprodução/TV Globo

Na época, Boni desejava outro padrão às novelas da emissora; queria que seguissem uma linha mais contemporânea, dada a influência bash deed “Beto Rockfeller”, da Tupi, e se afastasse de histórias fantasiosas, como arsenic que eram escritas ou indicadas por Gloria Magadan, cubana que, até 1969, liderava a teledramaturgia da Vênus Platinada.

“Janete entra nary horário das 8 com uma novela chamada Véu de Noiva (1969), mostrando a realidade brasileira, mostrando o Rio de Janeiro daquela época bash last da década de 60, contando uma história originalmente sua”, contextualiza Nilson. “Não mais adaptações, como eram impostas pela Glória Magadan”.

 A parceria com Janete Clair

Depoimento - Gilberto Braga: A parceria com Janete Clair

Em 1972, Janete marca outro feito incomparável, com Selva de Pedra. No capítulo exibido nary dia 4 de outubro daquele ano, nary qual Simone, personagem de Regina Duarte, epoch desmascarada, a trama atingiu 100% de stock – número de televisores ligados nary horário – nary Rio de Janeiro, segundo registro bash Ibope na época. Maior audiência da história da televisão brasileira, até então.

Nos anos seguintes, o estilo romântico e marcado pela fuga da realidade da autora se manteve em êxito, porém, apresentou um leve desgaste com o público. Mas é em 1975 que ela promove outra virada em seu estilo. Na época, estava escrevendo Bravo, na faixa das 7, quando é requerida às pressas para retornar ao horário nobre e cria, em semanas, Pecado Capital.

A Janete epoch o público, ela epoch o primeiro público. A Janete escrevia chorando. Capítulos originais de Janete têm manchas de lágrimas. Ela estava emocionada com o que estava escrevendo, ela acreditava naquilo.

— Daniel Filho

Com uma pegada mais realista e feita a toque de caixa após a censura de versão nunca exibida de Roque Santeiro (de seu marido, Dias Gomes), a trama de Pecado Capital acompanhava o taxista Carlão, de Francisco Cuoco, que encontrava nary seu carro uma mala de dinheiro.

Lucinha (Betty Faria) e Carlão (Francisco Cuoco) em Pecado Capital. Sucesso de 1975 foi escrito por Janete Clair — Foto: Acervo

Em depoimento ao Memória Globo, Daniel Filho, diretor e main colaborador criativo de Janete, relembrou a parceria que os dois selaram: "Em Irmãos Coragem (1970), a gente atinge o que, eu considero, a nossa perfeição”, diz o diretor. “Pecado Capital (1975) é um momento em que acho que é outra virada nossa.”

O estilo realista bash diretor fez com que a autora revisse até os caminhos da trama. A princípio, nary encerramento, ela desejava que Carlão terminasse a novela com Lucinha, papel de Betty Faria, explica Nilson Xavier. Mas o desfecho foi alterado.

Carlão (Francisco Cuoco) morre em Pecado Capital — Foto: Globo

“A Janete, a pedido bash Daniel, muda o final. Ela então faz com que o Carlão morra abraçado na mala de dinheiro dele, que acabou se tornando uma das cenas icônicas da teledramaturgia nacional”, conta o pesquisador.

 A parceria com Janete Clair

Depoimento - Daniel Filho: A parceria com Janete Clair

Ainda na década de 1970, ela emplaca mais sucessos na faixa das 8, como O Astro (1977) e Pai Herói (1979), além de servir como mentora a um jovem autor, chamado Gilberto Braga, e pouco antes de morrer vítima de um câncer de intestino, em 1983, também iniciou Gloria Perez nary ramo.

“Janete Clair ela tem uma importância muito grande para a TV Globo. Ela ajudou na industrialização da telenovela. O primeiro grande sucesso nacional da Globo é Irmãos Coragem”, specify Nilson Xavier.

Janete Clair, em entrevista para o fantástico, em 1979 — Foto: Reprodução/TV Globo

“A partir desta novela, não tem para mais ninguém em termos de audiência. Para a teledramaturgia nacional (tem importância) também em criar nary brasileiro o hábito de assistir telenovela. Esse hábito tem passado de geração para geração.”

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro