5 horas atrás 1

11 truques para fazer a bateria do seu Android durar muito em 2026

Apesar de todos os esforços do Android em otimizar o consumo de bateria, a autonomia do componente ainda é uma preocupação para muitos usuários. Aplicativos rodando em segundo plano, brilho alto e recursos ativados sem necessidade podem fazer a carga acabar mais rápido do que o esperado. A boa notícia é que o próprio sistema operacional oferece ajustes simples e recursos nativos que ajudam a economizar energia, como o modo Adaptive Battery. Confira onze truques para fazer a bateria do seu celular Android durar muito mais em 2026.

 Mariana Saguias/TechTudo 11 truques para fazer a bateria do seu Android durar muito em 2026 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Truques que melhoram a duração da bateria do seu Android

No índice abaixo, confira os truques que serão abordados nesta matéria do TechTudo.

  1. Ative o modo de economia de energia
  2. Ative o modo Adaptive Battery
  3. Escolha uma imagem escura para a tela inicial
  4. Diminua o timer para bloquear a tela
  5. Restrinja a atividade em segundo plano de apps
  6. Desabilite a detecção por voz do “Ei, Google
  7. Desabilite a função Always On Display
  8. Desabilite a localização de apps
  9. Não exponha o aparelho a altas temperaturas
  10. Baixe músicas e arquivos para uso off-line
  11. Limite notificações desnecessárias

1. Ative o modo de economia de energia

O modo de economia de energia continua sendo uma das formas mais simples e eficientes de prolongar a carga do celular. Ao ser ativado, o recurso reduz o desempenho do processador, limita vibrações, animações, sincronizações em segundo plano e alguns efeitos visuais. Em versões mais recentes do Android, o sistema também adapta o funcionamento de apps menos usados, priorizando apenas funções importantes enquanto a bateria estiver baixa.

 Willian Rodrigues/TechTudo Ative o modo economia de energia para diminuir o consumo de bateria — Foto: Willian Rodrigues/TechTudo

2. Ative o modo Adaptive Battery

O Adaptive Battery usa inteligência artificial para aprender como você utiliza o celular ao longo do tempo. Com base nesse padrão, o Android limita o consumo de energia de aplicativos que você raramente abre, impedindo que eles executem processos desnecessários em segundo plano. O resultado é um uso mais inteligente da bateria, sem interferir na experiência com os apps mais importantes do dia a dia.

 Reprodução/Motorola Recurso utiliza IA para entender hábitos e otimizar carga — Foto: Reprodução/Motorola

3. Escolha uma imagem escura para a tela inicial

Celulares com tela OLED ou AMOLED consomem menos energia ao exibir pixels escuros. Por isso, usar papéis de parede escuros — ou até totalmente pretos — ajuda a reduzir o gasto de bateria, principalmente na tela inicial, que é exibida com frequência. A dica vale também para widgets e temas do sistema, que podem ser configurados em modo escuro para otimizar ainda mais o consumo.

 Rubens Achilles/TechTudo Dê preferência para imagens escuras na tela inicial — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

4. Diminua o timer para bloquear a tela

Manter a tela ligada por muito tempo sem uso é um desperdício silencioso de bateria. Reduzir o tempo para o bloqueio automático — para 30 segundos ou 1 minuto, por exemplo — garante que o display seja desligado rapidamente sempre que o aparelho não estiver sendo usado. Essa pequena mudança faz diferença ao longo do dia, principalmente para quem desbloqueia o celular com frequência.

 Brigida Nogueira/TechTudo Reduza o tempo para o bloqueio de tela — Foto: Brigida Nogueira/TechTudo

5. Restrinja a atividade em segundo plano de apps

Muitos aplicativos continuam ativos mesmo quando não estão sendo utilizados, consumindo dados, processamento e bateria. O Android permite restringir manualmente a atividade em segundo plano de apps menos importantes, impedindo que eles rodem sem necessidade. Essa configuração é válida para redes sociais, jogos e aplicativos de compras online que não precisam funcionar o tempo todo.

 Mariana Saguias/TechTudo Restrinja a atividade de apps em segundo plano — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

6. Desabilite a detecção por voz do “Ei, Google”

O comando de voz “Ei, Google” mantém o microfone do celular em constante estado de escuta, o que gera um consumo contínuo de energia. Se você não usa esse recurso com frequência, desativá-lo pode ajudar a economizar bateria. O Google Assistente continuará funcionando normalmente quando acionado manualmente, sem nenhum tipo de problema.

 Katarina Bandeira/TechTudo Desative o comando de voz para acionar o assistente virtual — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo

7. Desabilite a função Always On Display

O Always On Display exibe informações como hora, data e notificações mesmo com a tela bloqueada. Apesar de drenar pouca energia, o recurso reduzir a autonomia do componente ao longo do dia, principalmente em modelos mais antigos ou com bateria já desgastada. Desativar essa função é uma boa alternativa para quem prioriza duração máxima da carga.

 Carolina Torres/TechTudo Se quiser economizar bateria, desative o recurso Always On Display — Foto: Carolina Torres/TechTudo

8. Desabilite a localização de apps

Serviços de localização são grandes vilões da bateria, principalmente quando vários apps acessam o GPS em segundo plano. Uma boa saída é permitir a localização apenas “durante o uso” para a maioria dos aplicativos, deixando o acesso permanente ativo somente para serviços realmente precisam, como mapas ou apps de transporte. Também vale desativar a localização completamente quando não houver necessidade.

 Rubens Achilles/TechTudo Desabilite a localização de apps — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

9. Não exponha o aparelho a altas temperaturas

O calor excessivo afeta diretamente a saúde da bateria e acelera seu desgaste ao longo do tempo. Evite deixar o celular exposto ao sol, dentro do carro ou próximo a fontes de calor. Além de preservar a autonomia diária, esse cuidado básico ajuda a manter a capacidade da bateria por mais tempo, reduzindo a perda de desempenho com o passar dos meses.

 Ana Letícia Loubak/TechTudo Não exposta o Android a temperaturas altas — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

10. Baixe músicas e arquivos para uso off-line

Streaming constante de músicas, vídeos e podcasts exige conexão ativa, processamento contínuo e maior uso da bateria. Sempre que possível, baixe conteúdos para uso off-line, ainda mais se for viajar ou passar longos períodos fora de casa. Além de economizar energia, a prática reduz o consumo de dados móveis.

 Mariana Saguias/TechTudo Baixe conteúdo para consumir off-line — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

11. Limite notificações desnecessárias

Cada notificação recebida ativa a tela, o processador e, em alguns casos, vibração ou sons. Limitar notificações de apps pouco importantes reduz esse consumo constante e ainda melhora o foco no dia a dia. O Android permite gerenciar notificações de forma detalhada, silenciando alertas irrelevantes sem precisar desinstalar aplicativos.

 Katarina Bandeira/TechTudo Limite o excesso de notificações — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo

🎥Veja também: 4 truques INFALÍVEIS para economizar bateria do celular!

4 truques INFALÍVEIS para economizar bateria do celular!

4 truques INFALÍVEIS para economizar bateria do celular!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro