Os filmes de drama LGBTQ+ ganharam força no cinema internacional na última década, contando profundas histórias de amor que conquistaram não apenas o público, mas os principais prêmios do mundo. De produções independentes a grandes vencedoras do Oscar, como Moonlight (2016) e Carol (2015), essas obras se destacam por abordar experiências queer com sensibilidade e longe de estereótipos que estamos cansados de ver. Essas e outras obras estão disponíveis em streamings como Amazon Prime Video, HBO Max e Netflix.
Esses dramas compartilham a capacidade de emocionar e refletir ao mesmo tempo, ao retratar histórias intensas e os desafios de viver em uma sociedades preconceituosas. O TechTudo reuniu uma lista com 12 filmes marcantes sobre o tema, além de informações sobre a repercussão na crítica e as notas nos principais agregadores. Veja, a seguir.
Carol (2015) tem Cate Blanchett e Rooney Mara como um casal sáfico — Foto: Divulgação/IMDB Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar:
- Tempestade na Estrada (2011)
- O Amor é Estranho (2014)
- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
- Carol (2015)
- Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
- Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
- Nós Duas (2019)
- Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)
- Supernova (2020)
- Close (2022)
- 20.000 Espécies de Abelhas (2023)
- Todos Nós Desconhecidos (2023)
1. Tempestade na Estrada (2011)
Tempestade na Estrada é uma comédia dramática canadense-americana que traz as veteranas Olympia Dukakis (Olha Quem Está Falando) e Brenda Fricker (Esqueceram De Mim 2) interpretando Stella e Dot, um casal de lésbicas que decide fugir de um asilo para se casar no Canadá. Depois de 31 anos juntas, as duas senhoras embarcam numa road trip e pegam carona com Prentice, um dançarino gay que está voltando para casa. O filme equilibra humor e momentos tocantes sobre o envelhecimento.
Dirigido por Thom Fitzgerald, a produção conquistou mais de 36 prêmios em festivais ao redor do mundo, incluindo o prêmio de Melhor Longa-Metragem no Festival de Cinema LGBT de Palm Springs e melhor atriz para Olympia Dukakis em vários festivais. No Rotten Tomatoes, o filme tem aprovação de 100% da crítica e nota 7,2 no IMDb, além de estar disponível para aluguel no Prime Vídeo.
Olympia Dukakis e Brenda Fricker interpretam casal que foge do asilo para se casar. — Foto: Divulgação/IMDb 2. O Amor é Estranho (2014)
Após 39 anos juntos, Ben e George finalmente se casam em Nova York, mas a felicidade dura pouco quando George perde o emprego e o casal não consegue mais pagar o apartamento. Ben vai morar com o sobrinho Elliot, enquanto George fica com dois policiais gays festeiros e bem mais jovens. A separação física depois de quase quatro décadas vivendo juntos testa emocionalmente ambos os personagens e também afeta as dinâmicas familiares de quem os acolhe.
Dirigido por Ira Sachs e estrelado por John Lithgow (Dexter) e Alfred Molina (Frida) em performances hiper magnéticas, O Amor É Estranho estreou no Festival de Sundance em 2014 e rapidamente se tornou um dos filmes mais aclamados do ano. No Rotten Tomatoes, conquistou impressionantes 93% de aprovação da crítica, e nota média de 7,7 no IMDb. O filme está disponível no Looke.
John Lithgow e Alfred Molina entregam performances tocantes como casal forçado a viver separado. — Foto: Dibulgação/ Jeong Park 3. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Leonardo é um adolescente cego e superprotegido, sonha em fazer intercâmbio para conquistar sua autonomia. Sua melhor amiga é Giovana, que o acompanha para todo lado e funciona como seus olhos no dia a dia escolar. Quando um novo aluno chega na escola e se aproxima dos dois, a dinâmica muda completamente. Leonardo começa a se questionar sobre seus sentimentos e gostos, algo que nunca havia experimentado. A trama acompanha o despertar do primeiro amor e uma jornada de aceitação típicas da adolescência.
Dirigido pelo brasileiro Daniel Ribeiro e baseado em seu curta-metragem de 2010 Eu Não Quero Voltar Sozinho, o longa conquistou dois prêmios importantes no Festival de Berlim em 2014. O filme foi a escolha do Brasil para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015. No Rotten Tomatoes, tem 93% de aprovação da crítica, e no IMDb alcança nota 7,9. O elenco conta com Ghilherme Lobo (Ligações Perigosas) e Fábio Audi (Vou Nadar Até Você) nos papeis principais. O filme está disponível na Netflix.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um filme brasileiro dirigido por Daniel Ribeiro — Foto: Reprodução/IMDb Na Nova York de 1950, Therese Belivet trabalha como vendedora em uma loja e sonha em ser fotógrafa. Sua vida muda quando conhece Carol Aird, uma mulher elegante e sofisticada que está comprando uma boneca de Natal para a filha. O encontro entre as duas é elétrico, mesmo sem grandes diálogos, e rapidamente evolui para uma amizade intensa que se transforma em paixão.
Dirigido por Todd Haynes e baseado no romance The Price of Salt de Patricia Highsmith, Carol estreou em Cannes em 2015 com ovação de pé de 10 minutos e conquistou status de obra-prima instantânea. Cate Blanchett (Disclaimer) e Rooney Mara (Ela) entregam performances absolutas e premiadas. O filme ganhou seis indicações ao Oscar incluindo Melhor Atriz para Blanchett, Melhor Atriz Coadjuvante para Mara, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Cinematografia. A obra possui 94% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,2 no IMDb, está disponível para aluguel no Amazon Prime Video e na Apple TV.
Cate Blanchett como a elegante Carol Aird em Carol (2015) — Foto: Divulgação/IMDb 5. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
Moonlight acompanha três momentos importantes na vida de Chiron, um jovem negro que cresce em Miami, durante a era da Guerra às Drogas. No primeiro ato, ele é conhecido como Little, um menino tímido e quieto que sofre bullying na escola e é acolhido por Juan, um traficante local que se torna sua figura paterna. Juan ensina ao garoto sobre orgulho negro e sobre abraçar quem ele realmente é. Chiron cresce lidando com o vício de sua mãe e as agressões constantes, solo para uma grande reviravolta.
O filme é baseado na vida dos produtores e fez história ao vencer o Oscar de Melhor Filme em 2017, tornando-se o primeiro filme com elenco inteiramente negro a ganhar o prêmio máximo. Mahershala Ali (Green Book) ganhou Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Juan, e Jenkins e McCraney dividiram o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O filme conquistou 98% no Rotten Tomatoes e 7,4 no IMDb e está disponível para aluguel no Prime Vídeo e HBO Max.
O aclamado filme Moonlight está disponível no HBO Max e Prime Video — Foto: Divulgação/A24 6. Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
No verão de 1983, Elio Perlman, um talentoso adolescente de 17 anos, passa as férias com a família na Itália. A rotina tranquila é interrompida quando o descolado Oliver, um doutorando americano, chega para trabalhar como assistente do pai de Elio. Inicialmente, o fascínio e a irritação pela confiança despreocupada de Oliver atinge Elio em cheio, mas os dois logo desenvolvem uma amizade que se intensifica conforme passam mais tempo juntos.
O filme baseado no romance de André Aciman de 2007, estreou no Festival de Sundance em 2017 com ovação de pé e repetiu o feito no Festival de Nova York. Me Chame Pelo Seu Nome conquistou 95% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota média de 8,8 no IMDb. A obra recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro (o qual foi ganhador) e Melhor Ator para Timothée Chalamet (Duna). Está disponível no Prime Vídeo e na AppleTV.
Me Chame Pelo Seu Nome foi um Romance LGBTQIA+ aclamado em seu ano de estreia. Chalamet e Hammer protagonizam o longa premiado — Foto: Divulgação/Warner Bros Nina e Madeleine são aposentadas que escondem um relacionamento amoroso há décadas, mantendo a fachada de vizinhas do mesmo andar. A rotina do casal consiste em Nina atravessar discretamente o corredor todas as noites para o apartamento de Madeleine, onde vivem momentos de intimidade longe de todos. Juntas planejam assumir a relação e se mudar para a Itália agora que estão livres, mas um acidente repentino complica todo o plano.
Nós Duas concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2019, conquistou 98% de aprovação no Rotten Tomatoes e a nota de 7,8 no IMDb. Conta com um elenco veternano, como Martine Chevallier (O Baile Das Loucas) no papel Madeleine e Barbara Sukowa (Hannah Arendt) no papel de Nina. O filme está disponível via aluguel no Amazon Prime Video.
Barbara Sukowa e Martine Chevallier em história comovente sobre amor secreto na terceira idade. — Foto: Divulgação/ Paprika Filmes 8. Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)
Na França do final do século XVIII, a pintora Marianne é contratada para viajar até uma ilha isolada na Bretanha e pintar um retrato de casamento de Héloïse. O problema é que Héloïse não quer se casar e vê a pintura como símbolo de sua prisão. Para contornar a situação, a mãe da noiva instrui Marianne a se passar por dama de companhia para conseguir pintar o quadro clandestinamente. Durante os dias de trabalho, as duas mulheres desenvolvem uma intimidade crescente que se transforma em uma paixão arrebatadora.
Escrito e dirigido por Céline Sciamma, Retrato de uma Jovem em Chamas ganhou o Queer Palm em 2019 e conquistou 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, nota de 9 no IMDb e foi muitíssimo bem elogiado pela crítica. Noémie Merlant (Emanuelle) e Adèle Haenel (A Garota Desconhecida) entregam performances hipnotizantes cheias de silêncio e significado. Em 2022, foi eleito o 30º melhor filme de todos os tempos na pesquisa da Sight & Sound e está disponível no Telecine, MUBI e para aluguel no Prime Vídeo.
Retrato de uma Jovem em Chamas está presente no Mubi, Telecine e Amazon Prime Video — Foto: Reprodução/The Movie Database Sam e Tusker, parceiros românticos há 20 anos, embarcam numa viagem de carro pela Inglaterra, visitando amigos e lugares especiais de seu passado. A viagem parece uma celebração do amor compartilhado, mas carrega um peso doloroso: Tusker foi diagnosticado com demência de início precoce, e sua condição está progredindo. Sam quer cuidar de Tusker pelo tempo que for necessário, mas Tusker tem planos secretos que testarão o amor deles de maneiras inimagináveis.
Supernova teve sua estreia mundial no Festival de San Sebastián em setembro de 2020, competindo pela Concha de Ouro. O filme conquistou 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, e 6,9 no IMDb e conta com grande elenco, como Colin Firth (O Discurso Do Rei) e Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada) nos papeis principais. A obra está disponível no Prime Vídeo e para aluguel no Youtube.
Colin Firth e Stanley Tucci exploram amor maduro diante da doença degenerativa. — Foto: Divulgação/ MUBI Léo e Rémi são melhores amigos inseparáveis. Quando começam o ensino médio, no entanto, um grupo de garotas na cafeteria pergunta se eles são namorados, insinuando que há algo romântico entre eles. A partir desse momento, Léo começa a não procurar mais Rémi, evitando demonstrações públicas de afeto. Esse distanciamento machuca profundamente os até então amigos, levando a uma tragédia que mudará a vida de todos para sempre.
Close teve sua estreia mundial no Festival de Cannes em 2022, onde competiu pela Palma de Ouro e ganhou o Grand Prix. Conquistou 91% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota média de 8,4 no IMDb. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional representando a Bélgica e está disponível no Prime Vídeo, Netflix, MUBI e para aluguel no YouTube.
Close foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro — Foto: Reprodução/MUBI 11. 20.000 Espécies de Abelhas (2023)
Cocó é uma criança queer de oito anos, biologicamente nascida como Aitor. Ela sente profundo desconforto sempre que é tratada por esse nome e a família tem dificuldade para entender por que a garota é tão infeliz. Porém, todos veem uma luz no fim do túnel quando ela encontra refúgio na fazenda de apicultura da tia-avó Lourdes, uma mulher pragmática e acolhedora que parece intuir o que a criança está passando.
20.000 Espécies de Abelhas teve sua estreia mundial no Festival de Berlim em 2023, competindo pelo Urso de Ouro. A estreante Sofía Otero (Quatro Paredes), com apenas 9 anos, ganhou o Urso de Prata de Melhor Performance Principal, tornando-se a segunda atriz mais jovem a ganhar o prêmio. O filme conquistou 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, nota 7,5 no IMDb e está disponível no Globoplay e para aluguel no Prime Vídeo.
Sofía Otero ganhou Urso de Prata em Berlim por performance sobre infância trans. — Foto: Divulgação/ LesboCine 12. Todos Nós Desconhecidos (2023)
Adam é um escritor solitário de 40 anos que vive num prédio quase vazio em Londres. Uma noite, ele recebe a visita inesperada de Harry, um vizinho misterioso que aparece bêbado em seu apartamento. O encontro se desenvolve numa relação íntima e cheia de reflexão sobre identidade, passado e orgulho.
Baseado vagamente no romance Strangers de Taichi Yamada de 198, o filme começou com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota média de 8,8 no IMDb e ganhou seis indicações ao BAFTA. Andrew Scott (Fleabag) apresenta um Adam arrebatador e enlutado que está disposto a voltar a viver. O elenco ainda conta com Paul Mescal (Aftersun), Claire Foy (The Crown) e Jamie Bell (Quarteto Fantástico) nos papeis principais. Está Disponível no Disney+.
Todos Nós Desconhecidos traz Andrew Scott e Paul Mescal no elenco principal — Foto: Divulgação/Searchlight Pictures Com informações de IMDb, Rotten Tomatoes e Variety.
🎥 NETFLIX compra a WARNER! O que muda com a fusão?
NETFLIX compra a WARNER! O que muda com a fusão?
Saiba Mais

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/6/c/3evB1sTmGUHWIkoRNTxQ/after-2019-3.avif)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/j/G/vYamhZS7mhxHesvSyGhQ/o-jogo-e-gratuito-e-esta-disponivel-para-celulares-android-e-iphone-ios-alem-do-meta-quest-oculos-de-realidade-virtual-da-empresa-dona-do-whatsapp-instagram-e-facebook.-no-entanto-ainda-nao.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/A/A/MbAGNNRT6rO9QnClDHBA/captura-de-tela-2024-09-27-174524.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/V/O/PHWsqgSpefOr5IS2gZOA/screenshot-161.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro