10 meses atrás 10

12 filmes de faroeste românticos que fazem até os 'durões' se emocionarem

Os filmes de faroeste são muito conhecidos pelos tiroteios, brigas de bar, caubóis rudes, xerifes linha-dura e criminosos impiedosos. Mas nem todo western é criado em cima desses clichês. Produções como O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Espírito Selvagem (2000) e Lendas da Paixão (1994) mostram que disputas familiares, amores avassaladores e amizades verdadeiras também são elementos dignos de qualquer boa história que se passe no velho oeste. Por sorte, esses e outros filmes podem ser facilmente encontradas em plataformas como Amazon Prime Video, Netflix, Apple TV+ e Looke.

Pensando em quem gosta de assistir filmes de "bangue-bangue", mas está em busca de uma abordagem mais romântica, o TechTudo criou uma lista com12 produções dramáticas que mostram que os brutos do velho oeste também são capazes de amar. Em cada uma das dicas, é possível ver o enredo, elenco e ainda as notas do IMDb e Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Um Sonho Distante apresenta um romance entre um casal de imigrantes irlandeses que lutam para conquistar o sonho americano — Foto: Reprodução/The Movie Database

Prepare os lencinhos se não quer ser pego desprevenido assistindo os filmes a seguir.

  1. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
  2. Os Abutres têm Medo (1970)
  3. Lendas da Paixão (1994)
  4. Herança de um Valente (1982)
  5. Um Sonho Distante (1992)
  6. Uma Longa Jornada (2015)
  7. Ardida Como Pimenta (1953)
  8. Spirit: o Corcel Indomável (2002)
  9. Espírito Selvagem (2000)
  10. Encontrando o Amor em Nebraska (2016)
  11. Contratado Para Matar (1990)
  12. Sete Noivas Para Sete Irmãos (1954)

1. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Muito antes de Ataque dos Cães, o diretor Ang Lee (O Tigre e o Dragão) já havia retratado um romance gay no oeste estadunidense em O Segredo de Brokeback Mountain. Baseado no romance homônimo da autora Annie Proulx, o longa estrelado por Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Jake Gyllenhaal (Os Suspeitos) narra a descoberta da paixão entre dois caubóis nos anos 1960. Contudo, por conta da homofobia, eles precisam reprimir esse sentimento ao longo das décadas, o que aumenta a infelicidade em suas vidas.

A obra está presente no Disney+. Outros nomes importantes do elenco são Linda Cardellini (Um Pequeno Favor), Anna Faris (Todo Mundo em Pânico), Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada), Michelle Williams (Os Fabelmans) e Randy Quaid (Independence Day). Bem avaliado entre público e crítica, o longa conquistou nota 7,7 no IMDb e aprovação de 88% no Rotten Tomatoes. Outra importante vitória aconteceu no Oscar de 2006, quando o drama recebeu três estatuetas, incluindo Melhor Roteiro Adaptado e a indicação ao prêmio de Melhor Filme.

 Reprodução/IMDb O Segredo de Brokeback Mountain ganhou o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza — Foto: Reprodução/IMDb

2. Os Abutres Têm Fome (1970)

O astro eterno do western, Clint Eastwood, protagonizou dezenas de filmes do gênero entre as décadas de 1950 e 1990. No meio de grandes produções, como Três Homens em Conflito (1966), ele dedicou espaço à obras de romance, como é o caso de Os Abutres Têm Fome. Junto com a atriz Shirley MacLaine (Laços de Ternura), Eastwood conduz a história no papel de Hogan, um pistoleiro rude contratado para proteger a freira Sara (MacLaine) em plena Revolução Mexicana. Mas a mulher, na verdade, é uma prostituta sagaz que pode ajudar o pistoleiro em um roubo ousado.

A produção integra os catálogos do Looke, NetMovies e Pluto.tv, estes últimos gratuitos com anúncios. As outras atrações do elenco são Manolo Fábregas (A Casa de Tróia), Alberto Morin (O Besouro Verde), Armando Silvestre (A Impostora), Ada Carrasco (O Livro de Pedra) e mais. Mesmo não sendo uma das obras mais lembradas de Eastwood nos anos 1970, o título conquistou boa recepção entre a crítica e público, conforme é visto nas avaliações de 71% no Rotten Tomatoes 7 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Shirley MacLaine e Clint Eastwood estrelam western Os Abutres Têm Fome — Foto: Reprodução/The Movie Database

3. Lendas da Paixão (1994)

O drama romântico Lendas da Paixão ficou marcado pela história épica e também serviu para alavancar a carreira do então emergente Brad Pitt (Babilônia). O ator protagoniza a adaptação do romance de Jim Harrison junto com Anthony Hopkins (Meu Pai), Aidan Quinn (A Filha da Noiva), Henry Thomas (A Queda da Casa Usher), Karina Lombard (Os 4400), Julia Ormond (The Walking Dead: Um Novo Universo), Tantoo Cardinal (Eco), além de ter a direção de Edward Zwick (Coragem Sob Fogo).

Disponível no Amazon Prime Video, o título é centrado nos Ludlow, uma família americana do começo do século XX cujo patriarca, o coronel William Ludlow (Hopkins), vive em uma fazenda idílica ao lado dos três filhos Alfred (Quinn), Samuel (Thomas) e Tristan (Pitt). Samuel morre após ingressar na Primeira Guerra Mundial, o que movimenta uma disputa acirrada entre Tristan e Alfred pelo coração de Susannah (Ormond), viúva do irmão morto. Vencedor do Oscar de Melhor Fotografia, Lendas da Paixão obteve entre o público nota de 7,5 no IMDb. Já entre a crítica, a aprovação ficou em 60%.

 Reprodução/The Movie Database Em Lendas da Paixão, uma intensa rivalidade entre irmãos pode arruinar uma família — Foto: Reprodução/The Movie Database

4. Herança de um Valente (1982)

Obra de estreia do diretor australiano George T. Miller (não confundir com o também australiano George Miller, criador de Mad Max), Herança de um Valente é um western baseado no poema "The Man from Snowy River", escrito pelo autor Banjo Peterson. Disponível no Looke, NetMovies e Prime Video, o longa é estrelado por Kirk Douglas (Spartacus), Tom Burlinson (Conquista Sangrenta), Jack Thompson (Terras Perigosas) e Sigrid Thornton (Fúria Indomável).

Após a morte trágica de seu pai, Jim Craig (Burlinson) precisa trabalhar duro para tomar as rédeas da própria vida. Ele consegue um emprego como vaqueiro no rancho de Harrison (Kirk Douglas). Mas ao chegar lá, Jim descobre seu primeiro amor ao se apaixonar por Jessica (Thornton), a filha de seu patrão. O romance sofre um obstáculo quando Jim é acusado de perder um cavalo de alto valor. Sua busca por mostrar sua inocência é também uma forma de mostrar que é digno da mão de Jessica. O longa recebeu avaliações são de 7,2 no IMDb e aprovação de 85% no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/The Guardian Herança de um Valente mostra o romance entre um cuidador de cavalos e a filha de seu patrão — Foto: Divulgação/The Guardian

5. Um Sonho Distante (1992)

Nicole Kidman (Expatriadas) e Tom Cruise (Entrevista com um Vampiro) já foram um dos casais mais icônicos de Hollywood. Enquanto estiveram juntos eles protagonizaram sucessos nas telonas, como Um Sonho Distante. Dirigido por Ron Howard (Uma Mente Brilhante), o filme acompanha a migração do casal irlandês Joseph Donnelly (Cruise) e Shannon Christie (Kidman) da Irlanda para os Estados Unidos, em 1892, em busca de terras. Mas quando eles não conseguem o que desejam, precisam se virar como podem para continuarem unidos.

Ao lado de Cruise e Kidman estão no elenco Thomas Gibson (Criminal Minds), Robert Prosky (Milagre na Rua 34), Cyril Cusack (Coração Indômito), Barbara Babcock (Chumbo Grosso), Eileen Pollock (Bread), entre outros. O drama está no catálogo das locadoras do Prime Video, Apple TV+, Claro TV+ e YouTube. Apesar de receber apenas 50% no Rotten, o longa tem nota 6,6 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Um Sonho Distante foi estrelado por Nicole Kidman e Tom Cruise, que eram casados na época do longa — Foto: Reprodução/The Movie Database

6. Uma Longa Jornada (2015)

Entre as dezenas de adaptações de livros do autor estadunidense Nicholas Sparks está o romance western Uma Longa Jornada. Estrelado por Scott Eastwood (Esquadrão Suicida) e Britt Robertson (No Ritmo do Natal), a trama é centrada no relacionamento entre o peão Luke (Eastwood) e a estudante universitária de Artes Sophia (Robertson). Mesmo estando apaixonados, seus interesses conflitantes podem colocar um fim na relação. A salvação dos dois pode estar no exemplo de Ira Levinson, um homem que nunca esqueceu do amor que sente pela esposa já falecida.

Uma Longa Jornada integra o catálogo do Disney+. Outros nome presentes no elenco são Jack Huston (Eclipse), Oona Chaplin (Game of Thrones), Alan Alda (História de um Casamento), Melissa Benoist (Supergirl) e Lolita Davidovich (Divisão de Homicídios). Adorado pelo público, mas nem tanto pela crítica, Uma Longa Jornada recebeu nota 7 no IMDb e 31% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/20th Century Fox Uma Longa Jornada: a vida do casal é atravessada por desafios e conselhos de um homem mais velho — Foto: Reprodução/20th Century Fox

7. Ardida Como Pimenta (1953)

Personagens emblemáticos do velho oeste dos Estados Unidos, os pistoleiros Calamity Jane (1852 – 1903) e Wild Bill Hickok (1837 – 1876) tiveram seu suposto matrimônio adaptado de forma livre (e cômica) no musical Ardida Como Pimenta. Doris Day (O Homem que Sabia Demais) e Howard Keel (Sete Noivas para Sete Irmãos) encarnam a dupla. Jane é uma pistoleira rude e de poucos modos. Porém, ela precisa ser mais afável se quiser se casar com Wild Bill Hickok, que é tão durão quanto ela.

Dirigido por David Butler (Pequena Rebelde), o longa está no catálogo das locadoras da Apple TV+ e Amazon Prime Video. Ainda estão no elenco Allyn Ann McLerie (A Tia de Carlitos), Philip Carey (Irmãos Inimigos), Dick Wesson (De Arma em Punho), Paul Harvey (Paris em Abril), Chubby Johnson (Com a Lei e a Ordem) e Gale Robbins (Refém do Passado). Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original por "Secret Love", Ardida Como Pimenta possui nota 7,2 no IMDb e aprovação de 73% no RT.

 Reprodução/The Movie Database Doris Day e Howard Keel interpretam Calamity Jane e Wild Bill Hickok, figuras reais do imaginário do velho oeste estadunidense — Foto: Reprodução/The Movie Database

8. Spirit: O Corcel Indomável (2002)

Uma das últimas animações em 2D lançadas pela DreamWorks, Spirit: O Corcel Indomável conseguiu se tornar um clássico cult apesar de seu baixo desempenho nos cinemas. Tanto que a obra, dirigida por Kelly Asbury (Shrek 2), rendeu, anos depois de seu lançamento, uma coletânea de séries exclusivas na Netflix, que também oferece o filme original. A dublagem contou com a participação de Matt Damon (Oppenheimer), James Cromwell (American Horror Story), Daniel Studi (Coração Guerreiro), Zahn McClarnon (Eco), além de canções originais de Bryan Adams e Paulo Ricardo (versão brasileira).

O protagonista que dá nome ao filme é um garanhão mustang que nasceu livre no meio selvagem. Porém, ele é capturado pela cavalaria dos Estados Unidos para servir ao exército. Seu comportamento indomável faz com que Spirit entre em uma jornada em busca de liberdade ao lado de Pequeno Rio (Studi) e a égua Chuva, por quem é apaixonado. Indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2003, Spirit recebeu aprovação de 69% no Rotten Tomatoes e nota 7,2 no IMDb.

 Divulgação/IMDb Spirit: O Corcel Indomável rendeu uma coletânea de séries na Netflix — Foto: Divulgação/IMDb

9. Espírito Selvagem (2000)

Muito antes dos famosos Onde os Fracos Não Tem Vez (2007), A Estrada (2009) e The Sunset Limited (2011), o autor Cormac McCarthy teve seu primeiro livro adaptado nas telonas em 2000, com Espírito Selvagem. O drama western baseado no romance Todos os Belos Cavalos tem direção de Billy Bob Thornton (Papai Noel às Avessas) e o elenco de Matt Damon (Uma Mente Brilhante), Penélope Cruz (Mães Paralelas), Henry Thomas (Lendas da Paixão), Robert Patrick (Pacificador), Jesse Plemons (Black Mirror) e Sam Shepard (Diário de uma Paixão).

No ano de 1949, o caubói texano John Grady Cole (Damon) parte numa viagem para o México junto com seu amigo Lacey Rawlins (Thomas). Eles ficam empregados na casa do aristocrata Don Hector de la Rocha y Villarreal (Rubén Blades). Mas Cole acaba se apaixonando por Alejandra Villarreal (Cruz), filha de seu patrão. O romance pode arruinar os planos dos americanos em conseguirem uma nova vida no México. O longa está disponível no Claro TV+, Apple TV+ e Prime Video para aluguel. As notas são de 5,8 no IMDb e aprovação de 32% no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Matt Damon e Penélope Cruz protagonizam adaptação de livro do autor Cormac McCarthy — Foto: Reprodução/The Movie Database

10. Encontrando o Amor em Nebraska (2016)

Com Michaela McManus (One Tree Hill) e o ator português Diogo Morgado (O Filho de Deus) no elenco principal, Encontrando o Amor em Nebraska é um romance protagonizado por Kennedy Blaine, uma garota da Califórnia que herda um rancho no interior após a morte do pai. Ela, então, viaja para conhecer a propriedade antes de vendê-la. Com isso, a mulher acaba entrando em conflito com Derek Sterling (Morgado), um vaqueiro profundamente conectado ao rancho que se recusa a aceitar a transação.

Com Bryar Freed (Milagre de Natal) na direção e Lindsay Wagner (Mulher Biônica) e Ed Asner (Up: Altas Aventuras) no elenco, Encontrando o Amor em Nebraska pode ser visto no Prime Video, NetMovies, Looke, Pluto.tv e Runtime. O título possui nota 6,6 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Uma jovem descobre mais sobre sua família ao recebeu um rancho de herança — Foto: Reprodução/The Movie Database

11. Contratado Para Matar (1990)

Famoso na TV mundial graças à série Magnum P.I., o astro Tom Selleck estrelou em 1990 o longa Contratado Para Matar. Selleck interpreta Matthew Quigley, um caçador americano que viaja até a Australia sem grandes posses. Ele é contratado pelo fazendeiro Elliott Marston para exterminar aborígenes que moram próximo de sua propriedade. Quigley, por outro lado, recusa a oferta. O ato inverte o jogo e faz Quigley se tornar a caça em um ambiente novo para ele.

Laura San Giacomo (Uma Linda Mulher), Alan Rickman (franquia Harry Potter), Chris Haywood (O Corte da Navalha) e Tony Bonner (Entrega Mortal) são outros nomes importantes do elenco. O título está disponível para aluguel no Prime Video e Apple TV+. As médias são de 52% de aprovação no Rotten e nota 6,9 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Um pistoleito se recusa a matar aborígenes e é marcado por seus empregadores — Foto: Reprodução/The Movie Database

12. Sete Noivas Para Sete Irmãos (1954)

Sete Noivas Para Sete Irmãos é mais um musical de faroeste estrelado por Howard Keel (O Barco das Ilusões) junto de Jane Powell (O Príncipe Encantado). Keel interpreta Adam, um trabalhador do campo que anseia por um casamento. Ele encontra tudo o que deseja em Milly (Powell), uma mulher simples e trabalhadora como ele. A moça aceita viver com Adam, mas se arrepende da ideia quando descobre que seus seis cunhados, todos solteirões, fazem dela uma empregada. Com medo de perder a amada, o protagonista decide ajudar os irmãos a arrumem uma noiva.

O filme pode ser visto no Looke e NetMovies. Com direção de Stanley Donen (Cantando na Chuva), Sete Noivas ainda conta com Jeff Richards (Sangue Aventureiro), Russ Tamblyn (Amor, Sublime Amor) e Tommy Rall (Jejum de Amor) no elenco. O longa conseguiu vencer o Oscar de Melhor Canção Original e hoje está preservado na Biblioteca do Congresso Americano. Nas avaliações do IMDb e Rotten, Sete Noivas recebeu nota 7,3 e aprovação de 89%.

 Reprodução/The Movie Database Um caipira casado convence seus irmãos solteirões a arranjarem noivas pela cidade — Foto: Reprodução/The Movie Database

Com informações de IMDb (1, 2) e Rotten Tomatoes (1, 2)

🎥Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

 veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro