Filmes famosos que tiveram altos números de bilheteria, se tornando muito popularidade com o público, nem sempre conseguem agradar a crítica especializada. O que a história da sétima arte tem a mostrar é que, em muitas situações, produções populares entre a audiência recebem notas baixas de especialistas. Exemplo disso é O Código Da Vinci (2006), a comédia Gente Grande (2011) e o picante Cinquenta Tons de Cinza (2015), obras que não fizeram feio perante os fãs, mas mereceram (segundo os críticos) tomates podres no Rotten Tomatoes.
Por outro lado, é importante mencionar que a visão da crítica pode ser totalmente dispensável para grande parte da audiência. Por isso, o TechTudo colcoa aqui 12 produções populares entre muitos cinéfilos hoje, mas que foram denonados pelos especialistas da imprensa. Aqui você confere informações como enredo, elenco, notas e onde assistir a cada dica.
O filme A Freira é um dos títulos que integram o famoso "invocaverso", nome dado à franquia de Invocação do Mal — Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures Não está nem aí com a opinião da crítica? Então confira essa lista de 12 filmes mal recebidos entre a imprensa, mas bem populares entre a audiência.
- Os Smurfs (2011)
- Velozes e Furiosos 4 (2009)
- Quarteto Fantástico (2005)
- Cinquenta Tons de Cinza (2015)
- O Código Da Vinci (2006)
- Motoqueiro Fantasma (2007)
- A Freira (2018)
- A Creche do Papai (2003)
- Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023)
- Velocidade Máxima 2 (1997)
- O Último Mestre do Ar (2010)
- Gente Grande (2010)
As criaturinhas azuis que foram sucesso na TV mundial durante os anos 1980 finalmente ganharam um longa, lançado em julho de 2011pela Sony Pictures. Para preparar esse evento nas telonas, foram convocados para o elenco Jonathan Winters (Mork & Mindy), Anton Yelchin (Desastrado), Alan Cumming (X-Men 2), Fred Armisen (Wandinha), Hank Azaria (Os Simpsons) e a cantora Kate Perry para dar voz aos personagens Papai Smurf, Desastrado, Arrojado, Gênio, Gargamel e Smurfette, respectivamente. A direção ficou por conta de Raja Gosnell (Esqueceram de Mim 3).
Hoje disponível na Netflix, o longa acompanha a viagem dos Smurfs pelo nosso mundo. Depois que o vilão Gargamel (Azaria) expulsa os gnomos azuis para fora de sua vila, eles vão parar no Central Park, em Nova Iorque, tentando encontrar um jeito de voltar. Então, pedem ajuda ao humano Patrick Winslow, que abriga os Smurfs em sua casa antes que eles sejam capturados pelo Gargamel. Apesar do grande sucesso nas telonas durante seu lançamento, Os Smurfs ficaram verdes no Rotten Tomatoes, obtendo aprovação de 21% entre os críticos.
Os Smurfs chegaram às telonas após décadas de sucesso nos quadrinhos e televisão — Foto: Reprodução/The Movie Database 2. Velozes e Furiosos 4 (2009)
A franquia automobilística capitaneada por Vin Diesel (O Resgate do Soldado Ryan) nunca obteve grandes considerações entre os críticos mais exigentes. No entanto, o quarto título da saga recebeu apenas 29% de aprovação, sendo esta é a menor nota entre todos os títulos. Mesmo assim, o título saiu em disparada em bilheteria, muito por conta do elenco formado por Michelle Rodriguez (Avatar), Jordana Brewster (Prova Final), Gal Gadot (Mulher-Maravilha) e o saudoso Paul Walker (Mergulho Radical), além de Justin Lin (Better Luck Tomorrow) na direção.
Presente no Disney+, Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay, Velozes 4 marca o retorno do personagem Dominic Toretto (Diesel) à saga. Ele descobre que sua namorada Letty Ortiz (Rodriguez) foi assassinada por um traficante de drogas. Já Brian O'Conner, ainda ativo no FBI, está na caçada do traficante e líder de cartel Arturo Braga (John Ortiz). Mesmo em lados opostos, Toretto e Brian se unem quando descobrem que Arturo está envolvido na morte de Letty.
Velozes e Furiosos 4 se passa na República Dominicana, com Vin Diesel e Paul Walker como protagonistas — Foto: Divulgação/Amazon Prime Video 3. Quarteto Fantástico (2005)
A família de super-heróis da Marvel recebeu uma adaptação live-action em 2005, em meio a uma grande leva de filmes de personagens de quadrinhos. Hoje disponível no Disney+ , o longa do diretor Tim Story (Táxi) conseguiu ótimos feitos em bilheteria e mídia doméstica, tanto que rendeu uma continuação. Mas os esforços de Tim e dos atores Ioan Gruffudd (Bad Boys: Até o Fim), Jessica Alba (Sin City), Chris Evans (Capitão América), Michael Chiklis (The Shield) e Julian McMahon (Estética) não fizeram o longa alavancar notas altas entre os críticos.
Com 27% de aprovação no RT, Quarteto Fantástico mostra como os personagens Dr. Reed (Gruffudd) e Sue Richards (Alba), Johnny Storm (Evans) e Ben Grimm (Chiklis) ganharam seus superpoderes. Durante uma missão espacial, o grupo foi atingido por uma tempestade espacial radioativa. Além de tentarem se adequar a essa nova realidade, eles precisam impedir os planos maléficos de Victor Von Doom (McMahon), que também foi atingido pela tempestade.
Primeiro filme do Quarteto Fantástico foi um sucesso nas telonas, mas não entre os críticos — Foto: Reprodução/The Movie Database 4. Cinquenta Tons de Cinza (2015)
O romance best-seller de E. L. James conseguiu o feito de tornar o BDSM (sigla para Bondage, Disciplina, Sadismo, Masoquismo) popular para as massas. Isso não passou despercebido pelos produtores de cinema que, em fevereiro de 2015, levaram a história para as telonas arrecadando mais de US$ 500 milhões em bilheteria mundial. O livro, cuja proposta inicial era servir de fanfic para a saga Crepúsculo, teve seus personagens principais interpretados por Jamie Dornan (O Turista) e Dakota Johnson (Madame Teia), além da direção de Sam Taylor-Johnson (O Garoto de Liverpool).
No enredo, que pode ser visto no Globoplay, conhecemos a universitária Anastasia Steele (Johnson), uma jovem tímida e com pouquíssimas interações com homens. À pedido de uma amiga, ela vai entrevistar o bilionário Christian Grey, um herdeiro de carreira promissora. Rapidamente Christian se interessa por Anastasia, mas esse desejo esconde um jogo um tanto perverso de controle e submissão que ele quer impor na garota. Apesar de popular, Cinquenta Tons de Cinza não conseguiu excitar a crítica, o que rendeu a aprovação de 25% no RT.
Cinquenta Tons de Cinza é uma das fanfics de Crepúsculo mais famosas da web — Foto: Reprodução/IMDb 5. O Código Da Vinci (2006)
O fenômeno literário escrito por Dan Brown, em 2003, rendeu um filme igualmente popular em 2006, estrelado por Tom Hanks (Elvis), Audrey Tautou (O Fabuloso Destino de Amelie Poulan), Ian McKellen (franquia Senhor dos Anéis), Alfred Molina (Frida) e Jean Reno (O Profissional). A polêmica trama acompanha a investigação do professor Robert Langdon (Hanks) e da detetive Sophie Neveu (Tautou) a uma série de crimes que estão ligados às obras de Leonardo Da Vinci. Quanto mais fundo chegam, mais a dupla descobre segredos que podem arruinar a reputação da Igreja Católica.
Com direção de Ron Howard (Uma Mente Brilhante) e presente na Max (antiga HBO Max), O Código Da Vinci conseguiu mais de US$ 700 milhões nas bilheterias mundiais, além de ter rendido outras duas sequências baseadas nas obras de Dan Brown. Mas haviam dois lados insatisfeitos com o filme: a Igreja Católica, que não curtiu as liberdades criativas um tanto hereges presentes na história, e a crítica, que considerou o filme "maçante e bobo" o suficiente para receber 25% de aprovação.
Apesar da alta bilheteria, O Código Da Vinci repercutiu mal entre os críticos e a Igreja Católica — Foto: Reprodução/The Movie Database 6. Motoqueiro Fantasma (2007)
O anti-herói demoníaco da Marvel também foi outro personagem a ganhar um filme só seu nos anos 2000, numa fase pré-MCU. Nicolas Cage (Longlegs: Vínculo Mortal) ficou encarregado de dar vida ao motoqueiro Johnny Blaze, um homem que, durante a juventude, vendeu a alma a Mephisto em troca da retirada do câncer de seu pai. Mais de duas décadas depois, Blaze se tornou um piloto famoso pelas acrobacias arriscadas. Mas Mephisto usa do contrato para forçar Blaze a derrotar um antigo desafeto.
O longa está no catálogo da Netflix. Junto com Cage estão no elenco Eva Mendes (Hitch - Conselheiro amoroso), Wes Bentley (Yellowstone), Sam Elliott (Nasce uma Estrela), Peter Fonda (Sem Destino) e Mark Steven Johnson (Temporada de Caça) na direção. Motoqueiro Fantasma teve um desempenho razoável entre o público, mas não entre a crítica, que foi mais infernal que o personagem e lhe deu aprovação de 28% no RT.
Herói demoníaco da Marvel foi levado às telas por Nicolas Cage — Foto: Reprodução/The Movie Database O "invocaverso" é, assim como Velozes e Furiosos, uma longa franquia que apresenta títulos ora apreciados pela crítica, ora desprezados. A Freira, spin-off e pré-sequência de Inovação do Mal (2013), pertence a essa segunda categoria, ainda que tenha uma base de fãs. Presente na Max, o título tem direção de Corin Hardy (A Maldição da Floresta) e o elenco de Taissa Farmiga (American Horror Story), Bonnie Aarons (Arrasta-me Para o Inferno), Jonas Bloquet (Herói de Sangue) e Demián Bichir (Uma Vida Melhor).
Em 1952, o Vaticano manda à Romênia uma dupla de investigadores católicos depois que um monastério é atacado por uma força maligna. Padre Burke (Bichir) e a noviça Irmã Irene (Farmiga) descobrem que os ataques sobrenaturais são ordenados por Valak (Aarons), uma entidade demoníaca que assumiu a forma de uma freira para atacar a igreja. Mal avaliado entre a crítica, o longa tem aprovação de 28% no Rotten Tomatoes.
A Freira é um dos spin-offs da franquia Invocação do Mal — Foto: Reprodução/The Movie Database 8. A Creche do Papai (2003)
Quando não estava fazendo a voz do Burro no Shrek, Eddie Murphy (Um Tira da Pesada) estrelou alguns filmes nos anos 2000 que obtiveram um sucesso dúbio, pois eram elogiados pelo público, mas detonados pela imprensa. Entre esses filmes está A Creche do Papai, comédia onde ela atua ao lado de Regina King (Miss Simpatia 2), Jeff Garlin (Curb Your Enthusiasm), Steve Zahn (Sahara) e Anjelica Huston (A Família Addams). Com direção de Steve Carr (Dr. Dolittle 2), o filme está no Amazon Prime Video.
Charlie Hinton (Murphy) e seu melhor amigo Phil (Garlin) foram despedidos da empresa onde trabalhavam e passam a cuidar dos filhos pequenos. Isso abre uma ideia para Charlie abrir uma creche na própria casa mantida por ele, Phil e o nerd Marvin (Zahn). Mesmo com a desconfiança de outras mães da vizinhança, o trio consegue se dar bem no novo empreendimento. Mas essa popularidade irrita Gwyneth Harridan (Houston), a dona de uma creche rígida que quer acabar com a creche do trio. A Creche do Papai obteve 27% no RT.
Eddie Murphy interpreta um pai desempregado que monta uma creche para cuidar dos filhos dos vizinhos — Foto: Reprodução/The Movie Database 9. Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023)
Com os direitos autorais de Ursinho Pooh livres para domínio público, o diretor independente Rhys Frake-Waterfield teve a inusitada ideia de transformar a história criada por A.A. Milne, que por muito tempo pertenceu à Disney, em um terror slasher bastante amador. Ursinho Pooh: Sangue e Mel mostra que os personagens Pooh e Leitão viraram criaturas antropomórficas obcecadas em assassinato e vingança. Para quem quiser conferir como essa história termina, basta ver no Prime Video.
Não é de surpreender que o longa teve péssima aceitação entre a crítica, que pontuou o roteiro mal desenvolvido, atores inexperientes no elenco, história sem pé nem cabeça e o amadorismo do próprio diretor como pontos fracos da obra. No entanto, ainda que tenha rendido somente 3% no RT, Sangue e Mel viralizou na Internet a ponto de conseguir mais uma sequência, cujo lançamento foi em março desse ano.
O terror slasher se aproveitou da entrada de Ursinho Pooh como obra de domínio público nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/IMDb 10. Velocidade Máxima 2 (1997)
O primeiro filme de Velocidade Máxima já era um sucesso incontrolável nos cinemas mundiais. Por isso, não demorou muito para que uma nova produção fosse feita. Contudo, sem Keanu Reeves (John Wick) no elenco. Disponível no Disney+, Velocidade Máxima 2 aproveita o mesmo conceito do anterior, porém com a ação sendo conduzida em um navio descontrolado. Annie Porter, heroína do primeiro filme, interpretada por Sandra Bullock (Um Sonho Possível), tenta parar a embarcação junto com seu namorado Alex Shaw (Jason Patric).
Com direção de Jan de Bont (Twister), Velocidade Máxima 2 ficou mais famoso por conta do meme envolvendo uma cena do ator Willem Dafoe (Pobres Criaturas), que interpreta o vilão da trama. O filme foi tão mal recebido entre a crítica que só conseguiu 4% de aprovação no Rotten Tomatoes, sendo considerada uma das piores sequências já feitas na história do cinema.
Velocidade Máxima 2 ficou famoso graças ao meme envolvendo o astro Willem Dafoe — Foto: Reprodução/The Movie Database 11. O Último Mestre do Ar (2010)
Muito antes da série da Netflix, a série animada Avatar: A Lenda de Aang já havia sido adaptada em live-action nos cinemas. Sob direção de M. Night Shyamalan (Armadilha), O Último Mestre do Ar narra os primeiros episódios da animação. O monge Aang nasce sob a responsabilidade de ser o novo Avatar, o único líder espiritual capaz de controlar simultaneamente os elementos do ar, terra, fogo e água. Mas seu despertar heroico acontece em meio a uma guerra travada pela Nação do Fogo contra outras comunidades independentes.
Noah Ringer (Cowboys vs. Aliens), Jackson Rathbone (Crepúsculo), Nicola Peltz (Lola), Dev Patel (Fúria Primitiva) e Cliff Curtis (Megatubarão) estão no elenco principal. O filme obteve um ótimo rendimento em bilheteria numa época em que a série ainda estava no auge da popularidade. Mas a aprovação de 5% da crítica se somou à insatisfação do público que, posteriormente, relegou O Último Mestre do Ar ao esquecimento. Quem quiser vê-lo mesmo assim pode alugá-lo no Prime Video.
A versão de M. Night Shyamalan para Avatar: A Lenda de Aang não conquistou a atenção da crítica e do público — Foto: Reprodução/The Movie Database Adam Sandler é um ator amado e odiado por público e crítica desde o começo de sua carreira cinematográfica, nos anos 1990. Se por um lado ele é elogiado em filmes como Joias Raras (2019) e Embriagado de Amor (2002). Mas em produções como Gente Grande, seu humor pastelão e um tanto escatológico vira alvo dos críticos em resenhas furiosas. Kevin James (Segurança do Shopping), David Spade (A Missy Errada), Chris Rock (Todo Mundo Odeia o Chris) e Salma Hayek (Black Mirror) são alguns dos nomes do elenco.
Disponível na Max, o longa narra o reencontro de um grupo de amigos separados desde a adolescência. Eles se reúnem depois que o treinador deles do tempo de escola morreu. Já casados, com filhos e diversos problemas de vida adulta, eles descobrem que a idade mental de cada um não evoluiu nada desde então. Não tão grande quanto o título foi a porcentagem no Rotten Tomatoes, que atingiu apenas 10% entre a imprensa.
Gente Grande mostra a reunião de um grupo de amigos adultos, porém infantilizados — Foto: Reprodução/The Movie Database 🎥Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
27
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/K/j/l6wgNIQz6AL5U4DW1cBA/anime-fighters-5.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/i/rlc4CSQgSmB7AaSqRTGw/tv-ar-sam-house.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/8/DsSRIvTb6NYB4fOemE5Q/knjkjn.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/5/V/3HQhLsSkyVbic5L6Dcgw/design-sem-nome-2025-11-28t153902.390.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro