11 meses atrás 27

12 novelas da Globo antigas para maratonar hoje mesmo e se divertir

que que enNovelas antigas da Globo trazem uma nostalgia sem igual. A emissora se destaca por suas produções originais, com diversos sucessos ao longo dos anos, com tramas que fazem o público gargalhar e também se emocionar, como é o caso de clássicos como Guerra dos Sexos (1983) e A Indomada (1997), além das também divertidas Ti Ti Ti (2010) e O Cravo e a Rosa (2000). Por sorte, o serviço de streaming da emissora Globoplay, traz essas e outras novelas antigas para você maratonar.

Pensando nos noveleiros de plantão, o TechTudo preparou uma lista com 12 novelas antigas produzidas pela Globo e para você assistir agora mesmo e se divertir. Veja, a seguir, o elenco, o enredo e a repercussão de cada uma das novelas.

 Promoção/TV Globo O macaco Xicó é um dos destaques em Caras e Bocas — Foto: Promoção/TV Globo

Veja a lista das melhores novelas da Globo disponíveis para você assistir hoje mesmo.

  1. Guerra dos Sexos (1983)
  2. Vamp (1991)
  3. Sassaricando (1987)
  4. Ti Ti Ti (2010)
  5. Caras & Bocas (2009)
  6. Kubanacan (2003)
  7. Quatro por Quatro (1994)
  8. Cobras & Lagartos (2006)
  9. O Cravo e a Rosa (2000)
  10. Uga Uga (2000)
  11. O Beijo do Vampiro (2002)
  12. A Indomada (1997)

1. Guerra dos Sexos (1983)

Sucesso nos 80, a novela mostra um verdadeiro conflito entre homens e mulheres que surge quando morre o tio milionário de Charlô e Otávio, primos que cresceram juntos e até tiveram um romance adolescente. A dupla disputa a herança e faze um combinado em que, ao fim de 100 dias, um terá toda a fortuna enquanto o outro ficará sem nada. A novela mostra o conflito dos primos, junto de outros homens e mulheres que entram nessa disputa.

A clássica comédia dos anos 80 é estrelada por Fernanda Montenegro (Central do Brasil), no papel de Charlô e Paulo Autran (Terra em Transe) como Otávio. Além de contar com Dominguinhos, primo português dos irmãos, vivido por Tony Ramos (Caminho das Índias). A novela tem nota 8,0 no IMDb.

 Arquivo/Globo Guerra dos Sexos foi escrita por Sílvio de Abreu, com colaboração de Carlos Lombardi — Foto: Arquivo/Globo

Na pacata cidade fictícia Armação dos Anjos, a chegada da cantora Natasha movimenta o local. O detalhe que muitos não sabem sobre seu sucesso é que ela o conquistou após ter vendido sua alma para o vampiro Vladimir. Arrependida da situação, Natasha descobre que o capitão Jonas pode ser a chave para seu objetivo: a busca pela Cruz de São Sebastião, o único artefato capaz de destruir o vampiro Vlad, enquanto lida com o passado de sua família.

Natasha é interpretada por Cláudia Ohana (Vai na Fé), enquanto o antagonista, Vlad, é vivido por Ney Latorraca (Novo Mundo). O capitão Jonas é Reginaldo Faria (Vale Tudo). Vamp tem nota 8,1 no IMDb.

 Divulgação/IMDb Vamp conta uma disputa travada entre humanos e vampiros — Foto: Divulgação/IMDb

Aparício Varella é um homem pobre que deixou seu grande amor, Rebeca, para ficar com Teodora Abdalla, a fim de ficar com sua herança, já que ela é uma das três herdeiras da Tecelagens Abdalla. A trama acompanha a contratação de Rebeca, que perdeu tudo que tinha após anos na Europa como estilista e passa a ser funcionária da empresa e reencontra Aparício.

O protagonista, Aparício, é interpretado por Paulo Autran (Guerra dos Sexos), enquanto Tônia Carrero (Água Viva) vive Rebeca, já Jandira Martini (O Clone) interpreta a herdeira Teodora. Há também Tancinha, uma feirante que vive um triângulo amoroso central na trama, vivida por Cláudia Raia (Roque Santeiro). A novela tem nota 7,5 no IMDb.

 Divulgação/Globoplay Cláudia Raia na novela Sassaricando, um dos trabalhos mais famosos da atriz na década de 1980 — Foto: Divulgação/Globoplay

A comédia romântica é uma nova versão da novela homônima de 1980. A trama mostra uma disputa no mercado da moda entre Ariclenes Martins, um esperançoso estilista fracassado, sob o alter ego do misterioso Victor Valentim, e seu rival, André Spina, também chamado de Jacques Leclair, um popular estilista luxuoso. Com estilos de moda opostos, a novela mostra as intrigas e romances ao redor dessa disputa.

Na trama de Cassiano Gabus (que também escreveu a versão original), Murilo Benício (Avenida Brasil) interpreta Ariclenes, enquanto Alexandre Borges (Laços de Família) dá vida a André. O elenco possui outros nomes de peso, como Cláudia Raia (Rainha da Sucata) como Jaqueline, Ísis Valverde (Amores Roubados) no papel de Marcela e Caio Castro (Fina Estampa) como Edgar. A novela tem nota 7,5 no IMDb.

 Promoção/TV Globo Murilo Benício e Alexandre Borges vivem Victor Valentim e Jacques Leclair em Ti Ti Ti — Foto: Promoção/TV Globo

A novela fala sobre o romance adolescente de Dafne, uma jovem rica, e Gabriel, um pintor suburbano talentoso. Eles se conhecem em um curso de artes e, apesar de estarem apaixonados, o avô de Dafne acredita que o jovem quer a fortuna da família. O casal se separa por armações e Gabriel se muda para Londres, onde se torna um pintor de sucesso. Enquanto isso, Dafne descobre estar grávida e não consegue contar para o amado. A trama acompanha Bianca, a filha do casal, que se reencontra inesperadamente com o pai.

Dafne é interpretada por Flávia Alessandra (Alma Gêmea), enquanto seu par romântico, Gabriel, é interpretado por Malvino Salvador (Fina Estampa). Além deles, um macaco vive o personagem Xico na novela, um destaque da trama. Caras & Bocas tem nota 6,8 no IMDb.

 Promoção/Globoplay O casal composto por Dafne e Gabriel em Caras & Bocas — Foto: Promoção/Globoplay

A novela se passa no país fictício da América Latina, Kubanacan, em que Esteban surge misteriosamente do mar. Sem memória, ele passa a viver uma nova vida e se relaciona cotidiano do local, se envolvendo em conflitos políticos e acumulando paixões. Enquanto isso, ele tenta desvendar os segredos de seu passado e quem era antes de sua chegada misteriosa.

Marcos Pasquim (Uga Uga) é quem protagoniza a novela no papel de Esteban. Além dele, o elenco conta com Adriana Esteves (Avenida Brasil), como Lola, e Danielle Winits (Amor à Vida), como Marisol, importantes personagens na trama. A novela tem nota 6,8 no IMDb.

 Promoção/TV Globo Esteban, o protagonista misterioso em Kubanacan — Foto: Promoção/TV Globo

7. Quatro por Quatro (1994)

A comédia romântica mostra quatro mulheres que se unem para se vingar após terem sido humilhadas e traídas. A trama acompanha Abigail, Auxiliadora, Tatiana e Babalu, as mulheres que tramam um plano de vingança para seus desafios pessoais, todos em busca de uma coisa em comum: justiça pelo que sofreram.

A série é estrelada por Betty Lago (O Clone), Elizabeth Savalla (Amor à Vida), Cristiana Oliveira (Pantanal), e Letícia Spiller (Senhora do Destino) no papel das protagonistas vingativas na novela dos anos 90, que tem nota 7,8 no IMDb.

 Promoção/TV Globo As protagonitas em Quatro por Quatro — Foto: Promoção/TV Globo

8. Cobras & Lagartos (2006)

O dono da loja de departamento Luxus, Omar Pasquim, morre. Ele havia descoberto uma doença meses antes e decidiu se disfarçar para conhecer melhor seus familiares. A partir disso, a trama de Cobras & Lagartos acompanha Bel, sua sobrinha, e Duda, namorado da sobrinha, para quem Omar deixou sua herança. Porém, por ter o mesmo nome de Duda, o Foguinho acaba recebendo a herança por engano e é convencido a mantê-la.

Osmar é interpretado por Francisco Cuoco (O Cafona), enquanto Bel é vivida por Mariana Ximenes (Chocolate com Pimenta), seu namorado Duda é Daniel de Oliveira (Cazuza: O Tempo Não Para). Já o antagonista e estrela da novela, o malandro Foguinho, é interpretado por Lázaro Ramos (O Homem que Copiava). A novela tem nota 6,8 no IMDb.

 Promoção/TV Globo O casal central de Cobras & Lagartos, Duda e Bel — Foto: Promoção/TV Globo

9. O Cravo e a Rosa (2000)

Baseada em “A Megera Domada”, obra de William Shakespeare, a novela se passa em 1920 e acompanha Catarina Batista, que despreza a ideia do casamento e foge de seus pretendentes. Porém, seu pai planeja um casamento dela com o fazendeiro Julião, para ganhar status social em meio à elite. Paralelamente, a novela mostra as situações divertidas da irmão de Catarina, Bianca, mais jovem e que vive seus dilemas amorosos.

A moderna Bianca é interpretada por Adriana Esteves (Avenida Brasil), enquanto Julião é vivido por Eduardo Moscovis (Alma Gêmea). A irmã é Leandra Leal (Justiça), e Batista é vivido por Luís Melo (O Outro Lado do Paraíso). A nota no IMDb é 8,2.

 Promoção/TV Globo O Cravo e a Rosa está disponível no Globoplay — Foto: Promoção/TV Globo

Após um acidente de avião, o jovem Adriano, filho de um rico empresário, passa a ser criado por uma tribo indígena e é renomeado como Tatuapu. Quando sua identidade é descoberta, ele é resgatado e precisa aprender a viver na cidade grande, com um choque cultural pela rotina e intrigas da rotina urbana moderna.

Tatuapu, ou Adriano, protagonista da trama, é interpretado por Cláudio Heinrich (Os Mutantes), já Humberto Martins (Totalmente Demais) dá vida a Baldochi, um investigador que é o anti-herói da trama. Além deles, Lima Duarte (Roque Santeiro) interpreta Nikos, avô de Adriano. A nota no IMDb é de 6,2.

 Promoção/Globo Cláudio Heinrich é o protagonista em Uga Uga, disponível no Globoplay — Foto: Promoção/Globo

11. O Beijo do Vampiro (2002)

Duque Bóris, um vampiro, decide buscar seu filho, Zeca, para que o jovem possa dar continuidade ao seu legado. Quando vai atrás dele, descobre que o rapaz foi criado por Lívia, por quem se apaixona. A novela se ambienta em meio a uma luta entre vampiros e humanos, paixões e traições.

Na novela do início da década de 2000, o vampiro e figura central da trama, Duque Bóris, é interpretado por Tarcísio Meira (Orgulho e Paixão), enquanto sua paixão, Lívia, é interpretada por Flávia Alessandra (Salve-se Quem Puder). A esposa de Bóris, Mina D'Montmatre, é vivida por Cláudia Raia (Verão 90). A novela tem nota 6,6 np IMDb.

 Promoção/TV Globo Tarcísio Meira, Kayky Brito, Claudia Raia e Deborah Secco em Beijo do Vampiro, disponível no Globoplay — Foto: Promoção/TV Globo

A novela repleta de mistérios mostra Helena, que retorna da Europa para Greenville, uma pequena cidade fictícia no Nordeste, para reivindicar a herança da família Mendonça e Albuquerque. Porém, sua tia Maria Altiva busca impedir sua tentativa. Paralelamente, a história mostra os romances e discórdias na família.

A protagonista Helena é interpretada por Adriana Esteves (Avenida Brasil), enquanto José Mayer (A Favorita) interpreta Teobaldo Faruk, que é quem detém a família da fortuna após uma aposta, conquista após vencer uma aposta para o tio da família Pedro Afonso, vivido por Cláudio Marzo (Roque Santeiro). A novela tem nota 7,5 no IMDb.

 Reprodução/TV Globo Eva Wilma interpretou a vilã Maria Altiva na novela A Indomada — Foto: Reprodução/TV Globo

🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

 veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro