11 meses atrás 24

13 filmes espíritas brasileiros ranqueados do pior ao melhor, segundo o IMDb

Os filmes espíritas brasileiros conquistaram uma legião de fãs com enredos sobre fé, reencarnação e contando histórias sobre figuras importantes da doutrina. Sucessos como Nosso Lar (2010), Deixe-me Viver (2016), Kardec (2019) e As Mães de Chico Xavier (2011) mostram que esses longas têm um público fiel, mas também exigente com a qualidade das produções. Por sorte, boas opções no estilo estão disponíveis em streamings como Amazon Prime Video, Apple TV+ e Disney+.

O IMDb agrega notas contabilizadas de acordo com a votação dos usuários, que dão notas de 1 a 10 aos filmes. Para descobrir qual o melhor filme espírita de acordo com o público da plataforma, o TechTudo criou uma lista com os 12 filmes espíritas mais votados pelo público, elencados do pior ao melhor. Em cada dica, você confere informações como elenco, enredo, notas e onde assistir a cada atração.

 Reprodução/The Movie Database A cinebiografia de Allan Kardec, pioneiro do espiritismo em todo o mundo, é um dos filmes do gênero mais bem avaliados no IMDb — Foto: Reprodução/The Movie Database

Se você acompanha filmes espíritas no streaming, não deixe de conferir os títulos mais bem posicionados no IMDb.

  • 13. Bônus: Causa e Efeito (2013)
  • 12. Bônus: E a Vida Continua... (2010)
  • 11. Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito (2008)
  • 10. Amor Assombrado (2019)
  • 9. Nosso Lar 2 (2024)
  • 8. Kardec (2019)
  • 7. As Mães de Chico Xavier (2011)
  • 6. Nosso Lar (2010)
  • 5. O Caminho das Nuvens (2003)
  • 4. Deixe-me Viver (2016)
  • 3. Chico Xavier (2010)
  • 2. Data Limite, Segundo Chico Xavier (2014)
  • 1. Quando Me Lembro de Chico (2018)

13. Bônus: Causa e Efeito (2014)

Causa e Efeito é um drama dirigido por André Marouço (Nos Passos do Mestre) sobre a vida de Paulo, um policial que perde a esposa e filho vítimas de um atropelamento causado por um motorista alcoolizado. Revoltado com a falta de punição dada ao responsável, o homem se torna um assassino de aluguel. Quando é dado ao rapaz a missão de exterminar uma garota de programa, Paulo conhece três idosos religiosos (um padre, um pastor e um kardecista) que irão mudar sua forma de ver o mundo.

A produção carrega seu nome de uma lei espírita codificada por Allan Kardec, onde cada individuo é responsável pela sua liberdade, mas também pelos seus atos na Terra. No elenco, estão presentes Matheus Prestes (Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos), Rosi Campos (Hilda Furacão), Luiz Serra (A Vida da Gente) e Henri Pagnoncelli (Mulheres de Areia). No momento, o longa não está disponível para streaming e apresenta nota 5,4 no IMDb.

 Reprodução/JustWatch Um policial passa a virar assassino depois que o responsável pela morte de sua esposa não foi preso — Foto: Reprodução/JustWatch

12. Bônus: E a Vida Continua... (2010)

E a Vida Continua... tem seu enredo baseado em um livro homônimo de Chico Xavier, psicografado sob influência do Espírito André Luiz. No enredo, Ernesto e Evelina nunca se viram antes, mas desconfiam que já se conhecem quando se hospedam em um hotel. Não demora muito para que uma amizade surja entre ambos, mas essa relação pode ser o início de um plano espiritual muito maior.

Com direção de Paulo Figueiredo (A História de Ester), E a Vida Continua... é estrelado por Amanda Acosta (Poliana Moça), Luís Bacceli (O Rei do Gado), Ana Rosa (A Lei do Amor), Ana Lúcia Torre (Fuzuê), Rui Resende (Um Lugar ao Sol) e Lima Duarte (Aruanas) nos papéis principais. O longa tem nota 5,4 no IMDb e, infelizmente, não está disponível em streaming.

 Divulgação/Paris Filmes Ernesto e Evelina se conhecem em um hotel, mas descobrem que possuem uma forte conexão de vidas passadas — Foto: Divulgação/Paris Filmes

11. Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito (2008)

Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito narra a trajetória do escritor e político cearense considerado um dos maiores expoentes do espiritismo no Brasil. Carlos Vereza (O Cravo e a Rosa) interpreta o personagem principal em uma trama ambientada no século XIX. Ainda na juventude, Bezerra entrou no curso de Medicina, o primeiro passo para que o futuro médico se tornasse um conhecedor de diversas áreas. No entanto, sua maior contribuição foi na divulgação do espiritismo, até então pouco difundido em terras brasileiras.

A dupla Glauber Filho (Bate Coração) e Joe Pimentel (Retrato Pintado) ficou responsável pela direção do longa, que está disponível gratuitamente no canal da produtora Estação Luz Filmes no YouTube. Carlos Vereza (O Cravo e a Rosa), Larissa Vereza (Maverick: Caçada no Brasil) e Ana Rosa (E a Vida Continua...) são alguns dos nomes envolvidos. No IMDb, a nota é de 5,4.

 Reprodução/Estação Luz Filmes Pioneiro na divulgação do Espiritismo no Brasil, Bezerra de Menezes foi interpretado por Carlos Vereza nos cinemas — Foto: Reprodução/Estação Luz Filmes

10. Amor Assombrado (2019)

Baseado no romance Pente De Vênus e Novas Histórias do Amor Assombrado, da escritora Heloísa Seixas, Amor Assombrado é um longa de drama e suspense psicológico com forte influência espírita. Vanessa Gerbelli (O Cravo e a Rosa) interpreta Ana Clara, uma romancista famosa que desde a infância sofra com esquizofrenia. Em seus delírios, a personagem enxerga pessoas que já morreram. Mas ao chegar à vida adulta, a mulher vivencia uma situação surreal onde os personagens de seus livros ganham vida.

Junto com Vanessa estão no elenco Carmo Dalla Vechia (Amor Perfeito), Giovanna Gold (Mulheres de Areia), Kíria Malheiros (Cinderela Pop), entre outros. O título está no catálogo do Apple TV+. A média do filme é de 6 no IMDb.

 Reprodução/Google Play Filmes Uma escritora é atormentada com a presença dos personagens de seus livros na sua vida — Foto: Reprodução/Google Play Filmes

O enredo se passa no Nosso Lar, uma comunidade habitada, em parte, por guias espirituais que auxiliam no caminho das pessoas na Terra. Entre eles está Ancieto (Celulari), que lidera uma equipe cuja missão principal é acompanhar a vida de três protegidos com uma forte conexão espiritual. Nosso Lar 2 possui nota 6 no IMDb.

Um dos maiores sucessos do cinema nacional nesse ano foi Nosso Lar 2, sequência dirigida por Wagner de Assis (Ninguém é de Ninguém) e estrelada por Edson Celulari (América), Renato Prieto (A Menina Indigo), Othon Bastos (Paraíso Tropical) e Vanessa Gerbelli. Lançado em janeiro, Nosso Lar 2 levou só no dia de estreia 163 mil pessoas às salas de cinema em todo o país. Hoje, o longa está no catálogo do Disney+ junto com o primeiro filme.

 Reprodução/The Movie Database Estreia de Nosso Lar 2: Os Mensageiros levou 163 mil pessoas nas salas de cinema de todo o Brasil — Foto: Reprodução/The Movie Database

8. Kardec: A História Por Trás do Nome (2019)

A vida do educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido mundialmente pelo pseudônimo de Allan Kardec (1804 - 1869), é narrado na cinebiografia Kardec: A História Por Trás do Nome. Disponível na Netflix, o longa acompanha o começo da trajetória pedagógica de Hippolyte Rivail no século 19, quando o protagonista está insatisfeito com o autoritarismo dos dogmas católicos nas escolas francesas. Ao lado da esposa Amélie-Gabrielle Boude, o rapaz conhece o espiritismo e aprende a decodificar seus preceitos.

 Divulgação/Netflix Biografia de Allan Kardec está disponível no catálogo da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

7. As Mães de Chico Xavier (2011)

Com direção de Glauber Filho e Halder Gomes (Bem-vinda a Quixeramobim), As Mães de Chico Xavier é um drama baseado no livro Por Trás do Véu de Isis, escrito por Marcel Souto Maior. O filme acompanha a dor de três mulheres que tem em Chico Xavier, líder espírita brasileira, um guia para os momentos difíceis. Ruth é uma mãe que luta contra o vício em drogas do filho. Elisa é deixada de lado pelo esposo, e Lara é uma professora que enfrenta uma gravidez indesejada.

No momento, o longa não está indisponível no streaming. Fazem parte do elenco Nelson Xavier (Senhora do Destino), Vanessa Gerbelli, Via Negromonte, Neusa Borges (Mussum: O Filmis), Caio Blat (Andando nas Nuvens), Tainá Müller (Bom Dia, Verônica), Herson Capri (Minha Mãe é uma Peça), e mais. A média no IMDb é de 6,3.

 Reprodução/Prime Video As Mães de Chico Xavier também conta a história da dor de uma mãe pelo filho — Foto: Reprodução/Prime Video

Nosso Lar está entre os filmes espíritas mais vistos do Brasil. Disponível no Disney+, o longa é baseado no livro homônimo escrito por Chico Xavier. O enredo é centrado no médico André Luiz, que, após sua morte, vai parar no Umbral, uma região espiritual lúgubre onde o homem sente novamente as dores físicas do mundo material. Após um longo período nesse local, o protagonista parte para a colônia Nosso Lar, onde se reconecta com seu propósito espiritual.

Com direção e roteiro de Wagner de Assis, o filme é estrelado por Othon Bastos (Bicho de Sete Cabeças), Renato Prieto (A Menina Índigo), Fernando Alves Pinto (Terra Estrangeira) e Rosanne Mulholland (Falsa Loira). No IMDb, o longa conquistou nota 6,4.

 Reprodução/Mubi Nosso Lar é um dos maiores sucessos de temática espírita nos cinemas — Foto: Reprodução/Mubi

5. O Caminho das Nuvens (2003)

Disponível no Amazon Prime Video, o filme conta a história de Romão (Moura), um paraibano cansado da miséria que está em busca de um trabalho com um salário de mil reais por mês. Junto com a esposa Rose (Abreu) e seus seis filhos, o personagem parte em uma viagem para o Rio de Janeiro usando bicicletas. A jornada rende encontros inesperados, mas também conflitos com seu filho mais velho Antônio (Lacerda), que acha a viagem uma perda de tempo. No IMDb, a nota do filme é de 6,5.

Estrelado por Cláudia Abreu (Desalma) e o internacional Wagner Moura (Guerra Civil), O Caminho das Nuvens é um road movie brasileiro inspirado na história real de Cícero Ferreira Dias, um caminhoneiro desempregado que viajou da Paraíba para o Rio de Janeiro de bicicleta junto com sua família. Outros atores que integram o elenco são Ravi Ramos Lacerda (Abril Despedaçado), Carol Castro (Ninguém é de Ninguém), Fábio Lago, Cláudio Jaborandy (O Rebu) e o cantor Sidney Magal (Da Cor do Pecado).

 Reprodução/The Movie Database Wagner Moura e Cláudia Abreu interpretam um casal que sai do interior do nordeste para conseguir uma melhor condição de vida — Foto: Reprodução/The Movie Database

Considerado um best-seller da literatura espiritualista, Deixe-me Viver recebeu uma adaptação nos cinemas em 2016. Escrito por Irene Pacheco, a obra destaca o trabalho do espírito Luiz Sergio (autor espiritual do livro) no resgate de almas perdidas no Umbral. No longa, Luiz é interpretado por Bernardo Dugin (M-8: Quando a Morte Socorre a Vida). Conhecemos a vida do protagonista antes e depois do acidente que o vitimou aos 23 anos, durante a década de 1970.

Outros nomes do elenco são Rocco Pitanga (Impuros), Sabrina Petraglia (Haja Coração), Fernando Peron, Renata Sayuri (Malhação), e mais. Deixe-me Viver está no catálogo do Prime Video e Mercado Play. Possui nota 6,8 no IMDb.

 Divulgação/Prime Video Após morrer em um acidente, Luiz Sérgio é convocado para escrever livros com temática espírita — Foto: Divulgação/Prime Video

A biografia do líder espírita Chico Xavier é contada no filme que leva o seu nome dirigido por Daniel Filho (Se Eu Fosse Você), disponível no Prime Video. Nelson Xavier retorna ao papel de Chico, enquanto Matheus Costa (Derrapada) e Ângelo Antônio (Entre Irmãs) completam o elenco abordando a infância e juventude do líder espiritual. Outros nomes importantes da teledramaturgia brasileira, como Tony Ramos (Paraíso Tropical), Christiane Torloni (América) e Letícia Sabatella (O Clone), fazem parte do elenco. Possui nota 7,1 no IMDb.

 Reprodução/IMDb Filme sobre a vida de Chico Xavier foi lançado em 2010 e está disponível no Amazon Prime — Foto: Reprodução/IMDb

2. Data Limite, Segundo Chico Xavier (2014)

Entrando no território dos documentários, Data Limite, Segundo Chico Xavier é uma obra dirigida pelos cineastas Rebeca Casagrande (Ressignificar), Fabio Medeiros (Quando Lembro de Chico) e Juliano Pozati. O termo que dá nome à obra refere-se à profecia estabelecida por Xavier de um período de paz e conciliação conhecida como "data limite", uma era possível após a chegada da primeira missão humana na Lua, em 1969. Disponível no Prime Video, o filme possui nota de 7,4 no IMDb.

 Divulgação/Prime Video Para Chico Xavier, a chegada do homem à Lua é resultado de uma grande união cósmica cuja finalidade é a prosperidade da Terra — Foto: Divulgação/Prime Video

1. Quando Lembro de Chico (2018)

Outro documentário celebrado no meio espírita sobre Chico Xavier é Quando Lembro de Chico. Com direção de Fabio Medeiros, o longa aborda a vida pessoal e íntima do médium brasileiro. Em especial, sua relação com amigos, personalidades e outros nomes do espitirismo brasileiro. Quando Lembro de Chico mistura cenas encenadas com imagens de arquivo e outros conteúdos pessoais do médium. O filme está no catálogo do Prime Video e possui nota 7,5.

 Reprodução/Amazon Prime Quando Lembro de Chico é um documentário com imagens de arquivos sobre o maior espírita brasileiro — Foto: Reprodução/Amazon Prime

Com informações de Estação Luz Filmes e IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12)

🎥Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro