Os filmes de apocalipse são um estilo consagrado na indústria cinematográfica. Várias histórias de fim do mundo cativam o público com tramas intrigantes e catastróficas, ao mesmo tempo que várias delas são aclamadas pela crítica por serem produções grandiosas, com tramas bem construídas e elencos de qualidade. Filhos da Esperança (2006), Expresso do Amanhã (2013) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015) se destacam entre os melhores filmes de apocalipse, que podem ser encontrados pelos catálogos das principais plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max.
O TechTudo, então, preparou uma lista especial reunindo 15 filmes de apocalipse que você não pode deixar de assistir! Confira os melhores enredos catastróficos, elencos recheados de estrelas, repercussões entre a crítica e o público, desempenho nas principais premiações e onde assistir a cada obra.
Filhos da Esperança é um longa distópico e sombrio do cineasta mexicano Alfonso Cuarón — Foto: Reprodução/IMDb Confira agora os melhores filmes de apocalipse
- Extermínio: A Evolução (2025): Terceiro filme da franquia mostra grupo de sobreviventes descobrindo uma ameaça ainda maior do que a epidemia zumbi que devastou o planeta.
- Battleship - A Batalha dos Mares (2012): Filme baseado no jogo de tabuleiro Batalha Naval apresenta guerra marítima contra invasão alienígena.
- Onde Está Segunda? (2017): Noomi Rapace dá vida a sete irmãs gêmeas que vivem escondidas do governo em um futuro onde a política do filho único é lei na Europa, até que uma delas desaparece e ameaça a segurança da família.
- Invasão Zumbi (2016): Terror coreano se passa em um trem com uma epidemia de mortos-vivos se espalhando pelos vagões.
- Mad Max: Estrada da Fúria (2015): Multipremiado no Oscar, quarta produção da famosa franquia segue a união de Max Rockatansky com a Imperatriz Furiosa contra um poderoso líder de um culto.
- Filhos da Esperança (2006): Um dos melhores sci-fi dos anos 2000, filme é ambientado em um futuro onde as mulheres não conseguem mais ter filhos, até que um ex-ativista aceita proteger a ex-namorada milagrosamente grávida, que pode ser a salvação da espécie.
- É O Fim (2013): Seth Rogen dirige e estrela essa comédia de ação que mostra várias celebridades de Hollywood presas na casa do ator James Franco durante o fim do mundo.
- Expresso do Amanhã (2013): Após um experimento para acabar com o aquecimento global falhar, a humanidade sobrevive em meio a uma era glacial dentro de um trem sempre em movimento, cujos vagões são separados por classes sociais.
- Oxigênio (2021): Uma mulher acorda sem memória em uma câmara criogênica e precisa correr contra o tempo para conseguir se livrar do dispositivo antes que o ar acabe.
- O Planeta dos Macacos (1968): No primeiro filme da saga clássica, astronautas vão até um planeta misterioso dominado por macacos superinteligentes que tratam os humanos como escravos.
- Perdido em Marte (2015): Durante uma missão da NASA no Planeta Vermelho, um astronauta se perde da tripulação e é dado como morto. Ele tenta usar seu conhecimento científico para se salvar.
- O Mundo Depois de Nós (2023): Julia Roberts, Mahershala Ali e Ethan Hawke estrelam suspense psicológico sobre uma família de férias em uma casa de luxo, até que acontecimentos estranhos anunciam o apocalipse.
- A Noite Devorou O Mundo (2018): Um homem acorda sem memória e se depara com um apocalipse zumbi em Paris.
- Os 12 Macacos (1995): Um condenado volta no tempo para descobrir a origem do vírus de laboratório que dizimou quase toda a população do planeta e tenta salvar o futuro da humanidade.
- I Am Mother (2019): Uma adolescente criada por um robô é a esperança de repovoar a Terra, destruída por desastres naturais. Contudo, uma mulher faz revelações alarmantes, e tudo pode mudar.
1. Extermínio: A Evolução (2025)
O mais novo capítulo da saga iniciada em 2002 se passa 28 anos após os eventos do longa original. Nesse contexto, um grupo de sobreviventes da epidemia zumbi que dominou o mundo precisa sair da ilha isolada em que estavam abrigados. Na missão, eles se deparam com novas ameaças e descobrem que nem todo o mal do planeta é causado pelos infectados mortos-vivos.
Com direito ao retorno do diretor do primeiro filme, Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?), a sequência de Extermínio 2 (2007) conta com Aaron Taylor-Johnson (Nosferatu), Ralph Fiennes (Harry Potter), Jodie Comer (Killing Eve) e Edvin Ryding (Young Royals) no elenco principal e recebeu 89% de aprovação da crítica e 64% do público no Rotten Tomatoes, além da nota 6,6 no IMDb. A produção está disponível no catálogo da HBO Max e já tem a continuação, intitulada Extermínio: O Templo dos Ossos, com estreia marcada para janeiro de 2026.
- Duração: 1 hora e 56 minutos
- Onde assistir: HBO Max
- Direção: Danny Boyle
- Nota da crítica: 89% de aprovação no RT e 6,6 no IMDb
Extermínio: A Evolução é um dos destaques de terror de 2025 — Foto: Reprodução/IMDb 2. Battleship - A Batalha dos Mares (2012)
Baseado no clássico jogo de tabuleiro Batalha Naval, essa produção disponível na Netflix narra o confronto da Marinha dos Estados Unidos e seus aliados, que estavam em um treinamento naval internacional, contra uma invasão alienígena capaz de destruir a humanidade.
Peter Berg (Hancock) assina a direção da obra, que conta com Taylor Kitsch (Friday Night Lights), Alexander Skarsgård (True Blood), Liam Neeson (A Lista de Schindler) e até Rihanna (Oito Mulheres e Um Segredo) no elenco principal. Battleship - A Batalha dos Mares amargura 33% de aprovação da crítica e 54% do público no Rotten Tomatoes e nota 5,8 no IMDb.
- Duração: 2 horas e 11 minutos
- Onde assistir: Netflix
- Direção: Peter Berg
- Nota da crítica: 33% de aprovação no RT e 5,8 no IMDb
Taylor Kitsch e Rihanna em cena de Battleship - A Batalha dos Mares — Foto: Reprodução/IMDb 3. Onde Está Segunda? (2017)
Esse filme original Netflix é ambientado em um futuro distópico onde a política do filho único é seguida em toda a Europa. Contudo, seis irmãs gêmeas com os nomes dos dias da semana tentam se esconder do governo enquanto procuram a sétima, que desapareceu.
Noomi Rapace (trilogia Millennium) se destaca na produção ao dar vida a todas as gêmeas da história. Além dela, Willem Dafoe (Pobres Criaturas), Glenn Close (Atração Fatal) e Marwan Kenzari (Aladdin) formam o elenco principal da obra, enquanto Tommy Wirkola (Zumbis na Neve) assina a direção. Onde Está Segunda? foi avaliado com 62% e 67% de aprovação da crítica e do público, respectivamente, no Rotten Tomatoes e nota 6,8 no IMDb.
- Duração: 2 horas e 3 minutos
- Onde assistir: Netflix
- Direção: Tommy Wirkola
- Nota da crítica: 62% de aprovação no RT e 6,8 no IMDb
A atriz Noomi Rapace interpreta sete personagens irmãs em Onde Está Segunda? — Foto: Reprodução/The Movie Database Tido como um dos melhores filmes coreanos de terror, esse longa do diretor Yeon Sang-ho (O Rei dos Porcos) mostra os passageiros de um trem na luta pela sobrevivência contra uma epidemia de mortos-vivos que se espalha pelos vagões. A trama é focada em um pai ausente, com conflitos internos, que faz de tudo para salvar a família.
Gong Yoo (Goblin), Choi Woo-shik (Parasita) e Jung Yu-mi (Em Silêncio) estrelam a produção, aclamada com 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 89% do público na mesma plataforma e nota 7,6 no IMDb. Disponível na Netflix, o filme teve a história expandida para uma franquia com os lançamentos da sequência Invasão Zumbi 2: Península (2020) e do prequel animado Estação de Seul (2016).
- Duração: 1 hora e 57 minutos
- Onde assistir: Netflix
- Direção: Yeon Sang-ho
- Nota da crítica: 95% de aprovação no RT e 7,6 no IMDb
Invasão Zumbi mostra passageiros de trem tentando sobreviver a uma epidemia de mortos-vivos — Foto: Reprodução/IMDb 5. Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
A produção mais popular da franquia de ficção científica e ação segue Max Rockatansky, O Guerreiro da Estrada, em uma aliança com a Imperatriz Furiosa na tentativa de sobreviver dentro de um caminhão-tanque contra um líder de um culto. A trama ambientada em um futuro pós-apocalíptico foi aclamada no Oscar ao vencer as categorias de Edição, Direção de Arte, Figurino, Edição de Som, Mixagem de Som, Maquiagem e Penteados.
Com direção de George Miller (Happy Feet), Mad Max: Estrada da Fúria é protagonizado por Tom Hardy (Venom) e Charlize Theron (Monster - Desejo Assassino) e foi agraciado com 97% de aprovação da crítica e 86% do público no Rotten Tomatoes, além da nota 8,1 no IMDb. Esse foi o quarto lançamento da franquia, sendo seguido pelo mais recente Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024).
- Duração: 1 hora e 54 minutos
- Onde assistir: Amazon Prime Video e Netflix
- Direção: George Miller
- Nota da crítica: 97% de aprovação no RT e 8,1 no IMDb
Mad Max: Estrada da Fúria é considerado um clássico contemporâneo dos filmes de ação — Foto: Divulgação/Warner Bros 6. Filhos da Esperança (2006)
Esse longa serviu de inspiração para o jogo The Last of Us e soma três indicações ao Oscar, duas vitórias no BAFTA e o Prêmio Saturno Melhor Filme de Ficção Científica. A trama se passa em 2027, em um futuro onde as mulheres são inférteis. Nesse cenário, um ex-ativista auxilia e protege a ex-esposa, que está grávida milagrosamente e pode ser a salvação da humanidade.
A obra é assinada pelo diretor Alfonso Cuarón (Gravidade) e estrelada por Clive Owen (Closer - Perto Demais), Clare-Hope Ashitey (Doctor Foster), Julianne Moore (Para Sempre Alice) e Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão). Com 92% de aprovação da crítica e 85% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,9 no IMDb, Filhos da Esperança é considerado um clássico, e você pode conferi-lo por aluguel ou compra nas plataformas Amazon Prime Video, Apple TV+ e YouTube.
- Duração: 1 hora e 42 minutos
- Onde assistir: Amazon Prime Video, Apple TV+ e YouTube
- Direção: Alfonso Cuarón
- Nota da crítica: 92% de aprovação no RT e 7,9 no IMDb
Filhos da Esperança é um dos melhores filmes de apocalipse — Foto: Reprodução/IMDb Essa comédia de ação estrelada por Seth Rogen (Superbad: É Hoje) mostra o comediante e outros astros de Hollywood, interpretando a si mesmos, em uma festa na casa do ator James Franco (127 Horas), onde acabam ficando presos quando um terremoto anuncia o apocalipse. A direção é do próprio Rogen com Evan Goldberg (A Entrevista).
A divertida trama conta com participações de diversas celebridades, como Jay Baruchel (Ela É Demais para Mim), Jonah Hill (Superbad: É Hoje), Emma Watson (Harry Potter), Channing Tatum (Magic Mike), Kevin Hart (Jumanji: Bem-Vindo à Selva) e muito mais. Avaliado com 82% de aprovação da crítica e 71% do público no Rotten Tomatoes e nota 6,6 no IMDb, É O Fim pode ser visto na Netflix e na Amazon Prime Video para assinantes Sony One.
- Duração: 1 hora e 46 minutos
- Onde assistir: Netflix e Sony One (via Amazon Prime Video)
- Direção: Evan Goldberg e Seth Rogen
- Nota da crítica: 82% de aprovação no RT e 6,6 no IMDb
É o Fim reúne estrelas de Hollywood em uma trama apocalíptica — Foto: Reprodução/IMDb 8. Expresso do Amanhã (2013)
Baseado na graphic novel francesa Le Transperceneige, de Jacques Lob e Jean-Marc Rochette, esse filme tem como cenário um futuro pós-apocalíptico em que os últimos sobreviventes de um experimento para dar fim ao aquecimento global, que falhou e levou à Terra a uma era glacial, resistem em um trem que está sempre em movimento. Os vagões são separados por classes sociais, o que gera uma tentativa de revolução da classe mais baixa para tomar o poder da elite.
Disponível gratuitamente no Mercado Play, o longa conta com direção de Bong Joon-ho (Parasita) e elenco formado por Chris Evans (Capitão América), Tilda Swinton (Doutor Estranho) e Jamie Bell (Billy Eliot). No Rotten Tomatoes, Expresso do Amanhã foi aclamado com 94% de aprovação da crítica e 72% do público. No IMDb, recebeu nota 7,1. Em 2020, foi lançada uma série, disponível na Netflix, que expande os eventos do filme.
- Duração: 2 horas e 5 minutos
- Onde assistir: Mercado Play
- Direção: Bong Joon-ho
- Nota da crítica: 94% de aprovação no RT e 7,1 no IMDb
Expresso do Amanhã tem direção assinada por Bong Joon-ho, o mesmo cineasta de Parasita — Foto: Reprodução/IMDb Esse thriller de ficção científica original Netflix gira em torno de uma mulher que acorda misteriosamente sem memória dentro de uma cápsula de criogenia. Ela, então, corre contra o tempo para tentar lembrar da própria vida e conseguir sair da câmara antes que fique sem ar.
Mélanie Laurent (Bastardos Inglórios) e Mathieu Amalric (O Escafandro e a Borboleta) protagonizam o filme, que conta com direção de Alexandre Aja (Alta Tensão) e foi avaliado com 90% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 74% do público na mesma plataforma e nota 6,5 no IMDb.
- Duração: 1 hora e 41 minutos
- Onde assistir: Netflix
- Direção: Alexandre Aja
- Nota da crítica: 90% de aprovação no RT e 6,5 no IMDb
Mélanie Laurent em cena do suspense sci-fi Oxigênio — Foto: Divulgação/Netflix 10. O Planeta dos Macacos (1968)
Agora, um dos filmes de viagem no tempo que viraram lendas! No primeiro longa dessa franquia clássica, disponível completa no catálogo do Disney+, uma equipe de astronautas de 1972 vai parar em um planeta misterioso no ano de 3978. Lá, o líder da tripulação é raptado por macacos humanoides, que comandam o planeta e tratam os seres humanos como escravos.
Com duas indicações ao Oscar e uma estatueta honorária de Melhor Maquiagem, O Planeta dos Macacos foi aclamado com 86% e 88% de aprovação da crítica e do público, respectivamente, no Rotten Tomatoes e nota 8 no IMDb. O filme se baseia no romance homônimo do escritor francês Pierre Boulle e é estrelado por Charlton Heston (Ben-Hur), Maurice Evans (A Feiticeira), Kim Hunter (Um Bonde Chamado Desejo) e Roddy McDowall (Como Era Verde o Meu Vale). Franklin J. Schaffner (Patton) é quem assina a direção.
- Duração: 1 hora e 53 minutos
- Onde assistir: Disney+
- Direção: Franklin J. Schaffner
- Nota da crítica: 86% de aprovação no RT e 8 no IMDb
Cena de O Planeta dos Macacos, de 1968, clássico absoluto da ficção científica — Foto: Reprodução/IMDb 11. Perdido em Marte (2015)
O aclamado cineasta Ridley Scott (Blade Runner) é o responsável por contar a história de um astronauta que se separa da equipe após uma tempestade de areia arruinar uma missão no planeta vizinho. Dado como morto, ele tenta usar seu conhecimento científico para enviar um sinal à Terra, enquanto a NASA prepara um plano arriscado para resgatá-lo.
Matt Damon (Gênio Indomável) estrela a produção, que conta também com Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye), Kristen Wiig (Missão Madrinha de Casamento), Jeff Daniels (Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros), Michael Peña (Homem-Formiga), Kate Mara (House of Cards) e Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão) e outros nomes de peso no elenco. Com 91% tanto da crítica quanto do público no Rotten Tomatoes e nota 8 no IMDb, Perdido em Marte está disponível no Disney+ e gratuitamente no Mercado Play.
- Duração: 2 horas e 23 minutos
- Onde assistir: Disney+ e Mercado Play
- Direção: Ridley Scott
- Nota da crítica: 91% de aprovação no RT e 8 no IMDb
Perdido em Marte (2015) é um aclamado filme de ficção científica baseado no livro The Martian, escrito por Andy Weir — Foto: Reprodução/IMDb 12. O Mundo Depois de Nós (2023)
Adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Rumaan Alam, esse thriller psicológico original Netflix mostra uma família que resolve passar as férias isolada e tranquila em uma casa luxuosa em Long Island. No entanto, tudo muda quando dois estranhos batem à porta de madrugada, alegando serem os proprietários da residência. Além disso, ocorre um apagão em toda a Costa Leste e todos os celulares são hackeados.
Estrelado por Julia Roberts (Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento), Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar) e Ethan Hawke (Telefone Preto), o longa conta com direção de Sam Esmail (Mr. Robot) e foi avaliado com 73% de aprovação da crítica, mas apenas 36% do público no Rotten Tomatoes, além da nota 6,4 no IMDb.
- Duração: 2 horas e 21 minutos
- Onde assistir: Netflix
- Direção: Sam Esmail
- Nota da crítica: 73% de aprovação no RT e 6,4 no IMDb
Em O Mundo Depois de Nós, um fim de semana calmo se transforma em um evento inesperado — Foto: Divulgação/Netflix 13. A Noite Devorou O Mundo (2018)
Outro filme de apocalipse zumbi é essa produção francesa baseada no romance homônimo escrito por Pit Agarmen (pseudônimo de Martin Page). A trama gira em torno de um homem que acorda confuso e de ressaca no apartamento da ex-namorada e se depara com a cidade de Paris sendo atacada por mortos-vivos. Ele, então, luta pela própria sobrevivência tentando bloquear todos os acessos ao seu prédio.
Dirigido por Dominique Rocher (La Corde), A Noite Devorou O Mundo conta com atuações de Anders Danielsen Lie (A Pior Pessoa do Mundo), Golshifteh Farahani (Paterson) e Denis Lavant (Holy Motors). Disponível no catálogo do Amazon Prime Video, a produção conquistou 87% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, enquanto teve um desempenho médio entre o público, com 52%, e no IMDb, com nota 6.
- Duração: 1 hora e 33 minutos
- Onde assistir: Amazon Prime Video
- Direção: Dominique Rocher
- Nota da crítica: 87% de aprovação no RT e 6 no IMDb
A Noite Devorou o Mundo segue uma proposta diferenciada de horror zumbi — Foto: Reprodução/The Movie Database Considerado um dos melhores filmes de viagem no tempo, esse clássico se passa em um futuro distópico, onde o que restou da humanidade lida com as consequências de uma epidemia global que dizimou a maior parte da espécie sobrevivendo em abrigos subterrâneos. Ao ser enviado ao passado para descobrir a origem do vírus de laboratório que devastou a Terra, um condenado acaba preso em um manicômio por ninguém acreditar na história dele. Resta ao viajante temporal conseguir escapar para salvar o futuro.
Bruce Willis (Duro de Matar), Madeleine Stowe (Revenge) e Brad Pitt (Clube da Luta) estrelam a obra, enquanto Terry Gilliam (O Pescador de Ilusões) assina a direção. Aclamado com 88% tanto da crítica quando do público no Rotten Tomatoes e nota 8 no IMDb, Os 12 Macacos está disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video e no Apple TV+.
- Duração: 2 horas e 7 minutos
- Onde assistir: Amazon Prime Video e Apple TV+
- Direção: Terry Gilliam
- Nota da crítica: 88% de aprovação no RT e 8 no IMDb
Bruce Willis e Brad Pitt estrelam Os 12 Macacos — Foto: Reprodução/IMDb Por fim, um daqueles filmes bizarros sobre IA que são ficção, mas poderiam ser reais. A produção original Netflix é um thriller sci-fi ambientado em um cenário onde grandes desastres naturais praticamente extinguiram a humanidade. Nesse contexto, uma adolescente criada de forma isolada por um robô, chamado de "Mãe", é a esperança de repovoar o planeta. No entanto, quando uma mulher ferida invade o bunker da garota, revelações alarmantes vêm à tona, o que afeta a relação da menina com seu criador.
Hilary Swank (Menina de Ouro) e Clara Rugaard (Espírito Jovem) protagonizam a trama, que marcou a estreia na direção de Grant Sputore (Godzilla x Kong 3). No Rotten Tomatoes, I Am Mother chegou a 89% de aprovação da crítica e 75% do público. Já no IMDb, o filme foi avaliado com nota 6,7.
- Duração: 1 hora e 53 minutos
- Onde assistir: Netflix
- Direção: Grant Sputore
- Nota da crítica: 89% de aprovação no RT e 6,7 no IMDb
"Filha" (Clara Rugaard) e "Mãe" em cena de I Am Mother — Foto: Reprodução/IMDb 📽️Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!
Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
13 horas atrás
5
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/V/U8Daj7RYSertSCYZGMWw/251130-montagem-criancas-casadas-desktop.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/8/H/O0rlGvQgmUsHXCD2RsQw/tecnologi-air.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/I/v/LShxKsSiaZD3F2IJ1hfQ/captura-de-tela-2024-05-01-163804.png)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro