Os filmes de comédia com humor mais inteligente são um verdadeiro achado para quem busca um humor mais refinado e menos escrachado. Ao contrário do que pensa parte dos fãs de comédia, que consideram essa ala do gênero como algo "chato" e "arrogante", esses filmes não se rendem ao riso fácil e padronizado e apostam em enredos críticos, sarcásticos, excêntricos ou que revelem críticas à temas contemporâneos, como relacionamentos e a própria existência humana.
Essa proposta pode ser encontrada em produções que são sucesso de crítica e público, como Fargo (1996), Feitiço do Tempo (1993), Lady Bird: A Hora de Voar (2017) e O Show de Truman (1999), que podem ser encontrados em plataformas como Amazon Prime Video, Apple TV+, Netflix, Disney+ e YouTube. Se você busca rir de situações mais inteligentes e fora do comum, se deleite com essa lista do TechTudo com 15 produções que estão entre os melhores exemplos de humor bem construído.
Protagonizado por Jim Carrey, O Show de Truman é um filme aclamado pela crítica — Foto: IMDB Quer rir de forma inteligente? Então confira as dicas a seguir.
- Feitiço do Tempo (1993)
- Fargo (1996)
- Um Peixe Chamado Wanda (1988)
- Obrigado por Fumar (2005)
- Entre Facas e Segredos (2019)
- Pequena Miss Sunshine (2006)
- Sideways: Entre Umas e Outras (2004)
- O Grande Hotel Budapeste (2014)
- Os Intocáveis (2011)
- Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
- O Show de Truman (1998)
- Macunaíma (1969)
- Dr. Fantástico (1964)
- Quero Ser John Malkovich (1999)
- BÔNUS: filmes do Monty Python (Em Busca do Cálice Sagrado / A Vida de Brian / O Sentido da Vida)
1. Feitiço do Tempo (1993)
Loops temporais, piadas sardônicas e referências filosóficas fazem de Feitiço do tempo uma obra única por ter conseguido um grande apelo popular sem baixar o nível de sua história. No longa estrelado por Bill Murray (Os Caça-Fantasmas) e Andie MacDowell (Maid), acompanhamos a saga de Phil Connors (Murray), um repórter televisivo extremamente cínico que é alocado para cobrir uma festividade interiorana chamada de "O Dia da Marmota". O trabalho, que é realizado contra sua vontade, se torna ainda mais torturante quando ele acorda todo dia no mesmo local, realizando a mesma função e vivendo as mesmas situações absurdas.
- Direção: Harold Ramis (Recruta da Pesada)
- Notas: 8 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, drama
- Onde assistir: Amazon Prime Video
Feitiço do Tempo é um dos 12 filmes de comédia dos anos 90 para assistir agora mesmo no streaming — Foto: Divulgação/Columbia Pictures Os irmãos Joel e Ethan Coen já são conhecidos em Hollywood há décadas por conta do humor que oscila entre o ácido e o excêntrico, como é o caso de títulos como O Grande Lebowski (1998) e Arizona Nunca Mais (1997). Em Fargo, vemos um enredo onde uma situação mirabolante sucede outra. Numa cidade enevoada, um vendedor de carros arma o sequestro da própria esposa só para ficar com a grana do resgate.
O plano tinha tudo para dar certo, não fosse as trapalhadas dos criminosos contratados, além de uma policial grávida obstinada em querer resolver o crime. Estão no elenco Frances McDormand (A Tragédia de Macbeth), Steve Buscemi (Cães de Aluguel), William H. Macy (Shameless) e Peter Stormare (Constantine).
- Direção: Joel Cohen
- Notas: 8,1 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, ação
- Onde assistir: Amazon Prime Video e MUBI
Fargo é estrelado pela atriz americana Frances McDormand — Foto: Divulgação/Gramercy Pictures 3. Um Peixe Chamado Wanda (1988)
Os comediantes britânicos John Cleese e Michael Palin, ambos do grupo Monty Python, se juntaram com os americanos Jamie Lee Curtis (Halloween) e Kevin Kline (Silverado) na comédia policial cult Um Peixe Chamado Wanda. Um roubo de diamantes protagonizado por dois criminosos ingleses e dois americanos dá errado na fase de partilha dos itens. Após o imbróglio, a sensual ladra estadunidense Wanda (Curtis) tenta seduzir o advogado Archie Leach (Cleese) para saber onde estão guardados os diamantes roubados. Por outro lado, Otto, parceiro de Wanda, tenta extrair informações de Ken Pile, um criminoso com gagueira cujo animal de estimação é um peixe chamado Wanda.
- Direção: Charles Crichton (Na Solidão da Noite)
- Notas: 7,5 no IMDb e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, romance
- Onde assistir: Amazon Prime Video e MUBI
Além de Jamie Lee Curtis, comédia é estrelada por Michael Palin e John Cleese, membros do Monty Python — Foto: Reprodução/The Movie Database 4. Obrigado por Fumar (2005)
Além de fazer rir, Obrigado por Fumar joga luz (e não fumaça) sobre os limites éticos na venda de tabaco nos Estados Unidos. Protagonizado por Aaron Eckhart (Batman: O Cavaleiro das Trevas), o filme acompanha o trabalho de Nick Naylor, um lobista que atua nos bastidores da política para favorecer a venda indiscriminada de cigarros nos EUA. Mesmo adotando uma postura cínica e egocêntrica em boa parte das vezes, Nick faz de tudo para que seu filho único, um garoto pré-adolescente, não imite sua postura.
- Direção: Jason Reitman (Juno)
- Notas: 7,5 no IMDb e 86% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, drama
- Onde assistir: Disney+
Obrigado Por Fumar faz uma crítica ácida ao lobby do tabaco nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/The Movie Database 5. Entre Facas e Segredos (2019)
Apesar de ser tratado como um suspense criminal bastante inspirado na literatura de Agatha Christie, a franquia Knives Out nunca deixou de lado o potencial cômico dos casos investigados pelo detetive Benoit Blanc. No primeiro longa da saga criada por Rian Johnson, vemos o peculiar Blanc, estrelado por Daniel Craig (franquia 007), tentando solucionar o assassinato misterioso do escritor Harlan Thrombey, morto durante um encontro familiar. Aos poucos, Blanc descobre que cada um de seus parentes é um suspeito em potencial, devido ao histórico de problemas envolvendo o patriarca.
Outros nomes presentes na trama são Chris Evans (Amores Materialistas), Ana de Armas (Bailarina), Jamie Lee Curtis, Michael Shannon (Boardwalk Empire), Toni Collette (O Sexto Sentido), LaKeith Stanfield (Atlanta), Katherine Langford (13 Reasosn to Why) e Christopher Plummer (A Noviça Rebelde).
- Direção: Rian Johnson
- Notas: 7,9 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, suspense
- Onde assistir: Amazon Prime Video e Netflix
Entre Facas e Segredos une comédia com suspense de detetive — Foto: Reprodução/IMDb 6. Pequena Miss Sunshine (2006)
Uma das grandes surpresas do cinema independente dos anos 2000, a obra Pequena Miss Sunshine reinventou o subgênero de filmes road movie em família ao ser protagonizado por personagens cativantes, mas não menos multifacetados. A história tragicômica começa quando Olive, uma criança ingênua e otimista, é escolhida para participar de um concurso de beleza infantil. A partir de então, todos os adultos da casa se mobilizam para realizar o sonho da garota, que demonstra ser a única pessoa mentalmente funcional da família.
O longa é protagonizado por Greg Kinnear (Melhor É Impossível), Steve Carell (The Office), Toni Collette, Paul Dano (The Batman), Abigail Breslin (Zumbilândia) e Alan Arkin (O Que é Isso, Companheiro?).
- Direção: Jonathan Dayton e Valerie Faris (A Guerra dos Sexos)
- Notas: 7,8 no IMDb e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, drama
- Onde assistir: Disney+
Pequena Miss Sunshine é um filme aclamado pelo público e a crítica — Foto: Divulgação/Fox Searchlight Pictures 7. Sideways: Entre Umas e Outras (2004)
Entre umas e outras, a comédia Sideways provoca alguns pensamentos sobre relacionamentos e fracassos da vida cotidiana que só uma mente inebriada por álcool poderia produzir. Paul Giamatti (Os Rejeitados) e Thomas Haden Church (Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out) interpretam os amigos Miles e Jack. Enquanto Miles é um professor e escritor depressivo e recém-divorciado, Jack é um ator que está prestes a se casar. Os dois fazem uma viagem para uma vinícola para comemorar o casório, mas também para sanar as frustrações de Miles com a vida pessoal, profissional e amorosa.
- Direção: Alexander Payne (Os Rejeitados)
- Notas: 7,5 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, drama
- Onde assistir: Disney+
Sideways mostra a rotina de bebedeira entre dois amigos em um vinhedo — Foto: Reprodução/IMDb 8. O Grande Hotel Budapeste (2014)
O diretor Wes Anderson é conhecido pelas comédias dramáticas que fogem de padrões convencionais de narrativa, a exemplo de A Vida Marinha com Steve Zissou (2004) e Viagem a Darjeeling (2007). No mundo extravagante e idiossincrásico de Anderson, O Grande Hotel Budapeste é sua obra magna. O enredo se passa na década de 1930, período em que o gerente de um hotel de luxo, ao lado de um funcionário órfão que se torna seu melhor amigo, presencia um roubo de diamantes em seu empreendimento que acaba revelando as transformações sociais ocorridas na Europa no começo do século 20.
Ralph Fiennes (Conclave), Bill Murray, F. Murray Abraham (Amadeus), Tony Revolori (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Adrien Brody (O Brutalista), Edward Norton (O Incrível Hulk), Owen Wilson (Marley & Eu), Tilda Swinton (Dr. Estranho), Harvey Keitel (Táxi Driver), Willem Dafoe (Pobres Criaturas), Jeff Goldblum (Jurassic Park) e Jason Schwartzman (Asteroid City).
- Direção: Wes Anderson
- Notas: 8,1 no IMDb e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, drama
- Onde assistir: Disney+ e Mercado Play
Lançado em 2014, O Grande Hotel Budapeste é um dos filmes mais marcantes da carreira de Wes Anderson — Foto: Reprodução/Fox Searchlight A comédia dramática francesa Intocáveis sensibilizou diferentes pessoas ao redor do mundo com sua história de amizade, baseada em um fato real, além da forma perspicaz de abordar temas como amizade masculina, depressão e choques culturais. Philippe, um magnata tetraplégico, contrata o imigrante Bakary "Driss" Bassari para ser seu ajudante em tarefas diárias. A relação dos dois é um tanto tumultuada inicialmente, tendo em vista as personalidades conflitantes de cada um. Entretanto, não demora para que uma profunda amizade seja construída. François Cluzet (Doce Veneno) e Omar Sy (Lupin) integram o elenco principal.
Intocáveis conta uma história real e emocionante sobre amizade — Foto: Divulgação/IMDb 10. Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
Antes de alcançar o sucesso comercial em Barbie, a diretora Greta Gerwig alcançou o amplo sucesso da crítica com a comédia dramática Lady Bird: A Hora de Voar. A trama é centrada na adolescente Christine McPherson, que se autointitula "Sra. Pássaro". Extremamente livre e inteligente, mas também geniosa, a jovem quer fazer faculdade longe da casa da mãe, uma enfermeira que descarta completamente a ideia. Aos poucos, Lady Bird se mostra cada vez mais parecida com sua mãe, apesar dela renegar a ideia. Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres), Laurie Metcalf (Roseanne) e Timothée Chalamet (Duna) integram o elenco.
- Direção: Greta Gerwig
- Notas: 7,4 no IMDb e 99% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, drama
- Onde assistir: aluguel no Amazon Prime Video, Apple TV+ e YouTube
Lady Bird: A Hora de Voar foi indicado em cinco categorias do Oscar 2018, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Saoirse Ronan — Foto: Reprodução/A24 11. O Show de Truman (1998)
Antes do boom dos reality shows nos anos 2000, o astro Jim Carrey (Sonic - O Filme) já dava uma ideia de como era ter sua vida vigiada 24 por dia no longa O Show de Truman. Carrey interpreta o personagem-título, um homem que vive em uma região suburbana convencional. Truman nem desconfia, mas ele é a estrela de um programa televisivo cujo propósito é filmar cada detalhe de sua vida, desde à infância e passando pela vida adulta.
O espetáculo é gerenciado por Christof, um produtor de TV que controla cada passo dado por Truman e faz de tudo para que ele não abandone o show – ideia esta que está cada vez mais próxima, uma vez que Truman passa a desconfiar da armação. Laura Linney (Ozark), Ed Harris (A Rocha) e Natascha McElhone (Californication) são outros nomes do elenco.
- Direção: Peter Weir (Sociedade dos Poetas Mortos)
- Notas: 8,2 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Gênero: comédia, ficção científica
- Onde assistir: Amazon Prime Video, Mercado Play e Paramount+
O Show de Truman pode ser lido como uma sátira à sociedade de consumo moderna — Foto: Reprodução/Paramount Pictures Chegando no cinema nacional, é hora de reverenciar um clássico não só da sétima arte, mas também da literatura brasileira. Macunaíma é um homem que nasceu negro em uma aldeia indígena, mas que se tornou branco ao chegar à vida adulta. Nessa nova fase, ele se torna um herói preguiçoso e sem caráter, que convive na selva de concreto ao lado de pessoas marginalizadas que nem ele.
O elenco é composto por Dina Sfat (Selva de Pedra), Grande Otelo (Rio, Zona Norte), Jardel Filho (Sol de Verão), Joana Fomm (Tieta), Milton Gonçalves (Carandiru: O Filme) e Paulo José (O Palhaço).
- Direção: Joaquim Pedro de Andrade (Cinema Novo)
- Notas: 6,8 no IMDb
- Gênero: comédia, fantasia
- Onde assistir: indisponível
Macunaíma fala de anti-herói e é baseado em obra de Mário de Andrade — Foto: Reprodução/IMDb 13. Dr. Fantástico (1964)
Baseado no romance Red Alert, de Peter Bryant, Dr. Fantástico é uma alegoria antibélica que retrata o medo de um conflito nuclear entre os blocos comunistas e capitalistas da Guerra Fria. No enredo, um avião do exército americano parte em direção à União Soviética para bombardeá-la com um míssil nuclear. A ação foi dada por um militar norte-americano fanaticamente anticomunista sem o aval de outros membros do governo, que agora tentam paralisar a operação.
Peter Sellers (A Pantera Cor-de-Rosa), George C. Scott (Um Conto de Natal), Sterling Hayden (Johnny Guitar) e James Earl Jones (franquia Star Wars) integram o elenco principal.
- Direção: Stanley Kubrick (Laranja Mecânica)
- Notas: 8,3 no IMDb e 98% de aprovação no Rotten Tomatoes
- Gênero: comédia, drama militar
- Onde assistir: Amazon Prime Video e Telecine
Dr. Fantástico ilustra uma possível guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética — Foto: Divulgação/IMDb 14. Quero Ser John Malkovich (1999)
Um filme que se passa dentro da cabeça do astro de cinema John Malkovich (Bird Box). Por mais que o enredo seja um completo absurdo, Quero Ser John Malkovich se tornou uma das grandes obras da comédia no final do século passado. O longa é narrado por Craig Schwartz, um arquivista que descobre uma passagem secreta até a mente do ator John Malkovich. Ele então aproveita a oportunidade para enxergar o mundo sob sua ótica. Mas Craig compartilha a informação para outras pessoas, que agora querem ter a mesma experiência.
Além do próprio John Malkovich, fazem parte do elenco John Cusack (1408), Cameron Diaz (As Panteras) e Catherine Keener (Corra!).
- Direção: Spike Jonze (Ela)
- Notas: 7,7 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes
- Gênero: comédia, drama
- Onde assistir: aluguel no Amazon Prime Video e Apple TV+
O insólito Quero Ser John Malkovich foi indicado para três Oscars em 2000, incluindo Melhor Atriz Coadjuvante (com Catherine Keener) e Melhor Roteiro Original — Foto: Reprodução/USA Films 15. BÔNUS: filmes do Monty Python (Em Busca do Cálice Sagrado / A Vida de Brian / O Sentido da Vida)
Após o término da série televisiva Monty Python's Flying Circus, em 1974, o grupo britânico Monty Python levou seu humor nonsense e cheio de referências intelectuais para o cinema. O grupo formado por Graham Chapman (O Pirata da Barba Amarela), John Cleese, Eric Idle (Shrek 3), Terry Jones (Absolutamente Impossível), Michael Palin e Terry Gilliam (12 Macacos) estrelaram três grandes longas: Em Busca do Cálice Sagrado (1975), onde a trupe reconta a mitologia do Rei Arthur com diversas esquetes bizarras; A Vida de Brian (1979), uma paródia da vida de Jesus Cristo a partir de um cidadão medíocre chamado Brian; e O Sentido da Vida (1983), um compilado de esquetes que fazem piada dos absurdos da existência.
- Direção: Terry Jones
- Notas: Em Busca do Cálice Sagrado (8,2 no IMDb e 92% no RT), A Vida de Brian (8 no IMDb e 92% no RT) e O Sentido da Vida (7,5 no IMDb e 86% no RT)
- Gênero: comédia
- Onde assistir: disponíveis no Looke (A Vida de Brian) e para aluguel no Amazon Prime Video e YouTube (Em Busca do Cálice Sagrado e O Sentido da Vida)
Monty Python realizaram três filmes após o término do show, em 1974 — Foto: Reprodução/The Movie Database 🎥 NETFLIX compra a WARNER! O que muda com a fusão?
NETFLIX compra a WARNER! O que muda com a fusão?

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/H/U/T20npMQd6QitkA287m7w/0001.jpg)
/https://s04.video.glbimg.com/x720/992055.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/v/S/7bSKpBRsABy8FyAa2G0g/imagem-de-abertura.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro