1 semana atrás 11

4% das crianças falam de emoções com IA, e Brasil define idade para ChatGPT

Enquanto adultos tentam entender o que muda com a IA, crianças e adolescentes já usam a tecnologia para conversar sobre emoções e até para criar laços românticos. A pesquisa TIC Kids, do Nic.br, mostra que, no Brasil, 65% dos jovens de 9 a 17 anos já usam IA; entre as crianças de 9 a 10 anos, 4% já usam IA para falar de sentimentos.

Existe ou deveria existir uma idade certa para as pessoas, para as crianças e adolescentes começarem a usar ferramentas de inteligência artificial? Essa é uma discussão que está rolando no mundo e acabou de chegar ao Brasil, mas, enquanto as autoridades públicas estão conversando e discutindo o que fazer, as crianças e adolescentes não querem nem saber de regras ou de limites
Helton Simões Gomes

A pesquisa realizada nos EUA mostra ainda que quase 33% dos jovens têm ou já tiveram companheiros virtuais de IA, lembra Diogo. Ele explica que a IA cria relações parassociais. Ou seja, gera a sensação de um amigo ou parceiro, mas sem pessoa real alguma do outro lado.

O risco evidente dessas situações, acrescenta, é as crianças sempre ouvirem "sim" da IA, o que compromete a capacidade delas de lidar com frustrações e relações fora da tela.

Até do ponto de vista de que essas crianças que estão se relacionando agora com essas inteligências artificiais e essas inteligências artificiais, a gente sabe, é isso, a gente já sabe, é um fato dado, que ela não quer te chatear.

Ela [IA] vai fazer de tudo para te agradar, te manter ali dentro da plataforma. Acaba sendo uma interação em que a criança ou adolescente sempre vai ouvir um 'sim', raramente ou quase nunca vai ouvir um 'não'. É uma relação parassocial, então ela acredita que está conversando ali com um amigo ou com uma namorada, mas do outro lado não existe um amigo e uma namorada, é só uma questão probabilística. Existe essa projeção desse relacionamento de uma coisa muito mais amistosa, que não te contradiz e, de certa forma, transposta para a vida real.
Diogo Cortiz

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro