11 meses atrás 21

5 coisas que o ChatGPT faz bem e você deveria testar

O ChatGPT, da OpenAI, é uma das ferramentas mais populares de inteligência artificial (IA) generativa. A plataforma, que acaba de completar dois anos de existência, revolucionou o mercado no setor e se popularizou rapidamente, tornando-se parte da rotina de usuários que recorrem à tecnologia para fazer pesquisas, automatizar tarefas e criar conteúdos. Entre as funcionalidades do chatbot estão a capacidade de adaptação a diferentes linguagens, estilos e públicos, além da memória das interações, que permite retomar conversas exatamente de onde pararam, mesmo após sair da plataforma. A plataforma também pode ser utilizada para simplificar temas complexos e acessar informações atualizadas, graças à conexão com a internet para buscas em tempo real. A seguir, conheça cinco recursos do ChatGPT que você precisa testar.

 Reprodução/Freepik/frimufilms Use ferramentas externas para ter resultados melhores com o ChatGPT — Foto: Reprodução/Freepik/frimufilms

1. Cria conteúdo personalizado

 Reprodução/Júlia Silveira ChatGPT permite criar conteúdo personalizado conforme as necessidades do usuário — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

O ChatGPT não é útil apenas para responder perguntas ou realizar pesquisas. A ferramenta também pode ser usada para criar conteúdos personalizados, adaptados a diferentes contextos e necessidades. Seja para fins profissionais ou pessoais, o bot consegue gerar esboços de projetos, roteiros, textos para redes sociais, mensagens e e-mails do dia a dia, entre outros.

Para testar essa funcionalidade, pedimos ao ChatGPT que criasse um conteúdo para o Instagram. Indicamos o tema, a faixa etária do público-alvo e o estilo de linguagem desejado. O resultado foi um texto com conteúdo e forma ajustados às especificações fornecidas no prompt. Vale destacar que, quanto mais detalhes e orientações o usuário der à plataforma, melhores e mais precisas serão as respostas geradas.

2. Mantém o contexto em conversas longas

 Reprodução/Júlia Silveira Bot da OpenAI mantém a memória de diálogos anteriores em um mesmo chat — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Outra vantagem do ChatGPT é sua capacidade de memória, permitindo manter o fio da conversa por longos períodos, mesmo que o usuário saia da plataforma e retorne depois. O bot pode recuperar informações de chats anteriores e dar continuidade às interações, conectando ideias de maneira fluida.

Neste exemplo, acessamos uma conversa antiga registrada na plataforma e pedimos que a ferramenta resumisse o que havia sido abordado em uma única frase. Em poucos segundos, o ChatGPT gerou uma síntese precisa do conteúdo anterior. Esta funcionalidade, que já está disponível na versão gratuita do serviço, é especialmente útil para quem utiliza a IA regularmente para estudar, desenvolver projetos ou trabalhar. Assim, o usuário não precisa repetir informações ou contextualizar o diálogo novamente, economizando tempo e otimizando o uso da plataforma.

3. Personaliza o estilo e o tom das respostas

 Reprodução/Júlia Silveira É possível adaptar o tom das respostas do ChatGPT — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

O assistente virtual da OpenAI também consegue adaptar o tom e o estilo das respostas de acordo com diferentes necessidades. É possível definir a linguagem com base no público-alvo ou no objetivo desejado, seja adotando um tom mais formal, informal, técnico ou criativo.

Em um teste, pedimos ao ChatGPT que explicasse um assunto oferecendo três respostas distintas, cada uma ajustada a um estilo e propósito específicos. O bot conseguiu adaptar o conteúdo em poucos segundos, seguindo as orientações fornecidas. Para utilizar esta funcionalidade, basta informar o tema e o formato desejado. Caso necessário, o usuário ainda pode solicitar ajustes ou modificações para tornar o conteúdo mais adequado aos seus objetivos.

4. Explica de forma didática

 Reprodução/Júlia Silveira Bot da OpenAI consegue resumir e explicar temas complexos de forma simples — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

A plataforma de IA também pode ser uma aliada para explicar temas e assuntos complexos de forma mais simples e acessível. O usuário pode apresentar o assunto sobre o qual deseja saber mais e pedir que o ChatGPT organize as informações em passos, exemplos práticos ou metáforas e exemplos que facilitem a compreensão. O recurso pode ser utilizado até mesmo para auxiliar crianças e adolescentes nos estudos.

Pedimos ao bot que nos explicasse o que é inteligência artificial generativa considerando um interlocutor que nunca tivesse ouvido falar do assunto. A plataforma utilizou a metáfora de um pintor para falar sobre a criação de novos conteúdos a partir de um aprendizado prévio. A estratégia pode ser adaptada a diferentes faixas etárias, contextos e profissões.

5. Atualiza em tempo real

 Reprodução/Júlia Silveira Versão mais avançada do ChatGPT faz pesquisas online em tempo real — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

As versões atuais do ChatGPT utilizam ferramentas conectadas à internet, como mecanismos de busca, para acessar informações em tempo real e fornecer respostas mais precisas e atualizadas. Esta funcionalidade é útil para checar dados, verificar notícias, acompanhar tendências e explorar informações recentes sobre qualquer tema. Além disso, a conexão reduz erros e imprecisões comuns em ferramentas que se baseiam apenas em bancos de dados fixos e desatualizados.

Em um teste, pedimos ao bot que listasse algumas das principais inovações na área de IA. A plataforma apresentou exemplos atuais e forneceu links para as fontes utilizadas, tornando o resultado mais confiável.

Veja também: ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro