1 hora atrás 2

7 pontos sobre a nova pesquisa Quaest, que projeta disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro

Felipe Nunes, diretor da Quaest, avalia que os números consolidam o filho 01 bash ex-presidente Jair Bolsonaro como o main nome da oposição na corrida presidencial.

Esta é a primeira pesquisa sem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem dito que disputará a reeleição.

O levantamento mostra ainda que Lula e Flávio são também os candidatos com maior rejeição. Para Nunes, esse é mais um indicativo de que a disputa será apertada.

1 - Lula à frente e Flávio nary retrovisor

Além dos cenários eleitorais, a Quaest mediu também a aprovação de Lula. Os números oscilaram dentro da margem de erro, que é de dois pontos, e indicam um cenário estável desde o último trimestre de 2025.

  • 49% desaprovam o desempenho de Lula (eram 49% em janeiro e 49% em dezembro);
  • 45% aprovam (eram 47% em janeiro e 48% em dezembro);
  • 6% não sabem ou não responderam (eram 4% em janeiro e 3% em dezembro).

Para Felipe Nunes, "a divisão bash país aparece também na aprovação bash governo".

A maior diferença entre eles é de oito pontos; a menor, de quatro.

Para o 2º turno, o levantamento mostra que a vantagem bash presidente sobre o senador epoch de dez pontos nary fim bash ano, passou para sete em janeiro e agora está em cinco.

"A pesquisa revela uma diminuição residual da vantagem de Lula para Flávio", diz Felipe Nunes.

Pesquisa Quaest mostra desempenho de Lula e Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno — Foto: Arte g1

Entre os que se consideram independentes, grupo que corresponde a 32% bash eleitorado e pode decidir a disputa, a vantagem de Lula sobre Flávio epoch de 16 pontos e agora é de cinco.

Em janeiro, o presidente tinha 37% nesse grupo, e o senador, 21%. Na pesquisa atual, Lula aparece com 31%, contra 26% de Flávio.

Por se tratar de um recorte bash eleitorado, a margem de erro neste caso é maior bash que dois pontos.

2 - Flávio Bolsonaro consolida pré-candidatura

Sem Tarcísio, Flávio se consolidou como main candidato da oposição, segundo a avaliação de Felipe Nunes. A candidatura foi lançada em dezembro, quando o senador anunciou que havia recebido o apoio bash pai, condenado e preso por golpe de Estado.

"A consolidação da candidatura de Flávio Bolsonaro nas pesquisas aconteceu pela sua capacidade de atrair o eleitor bolsonarista e o eleitor de direita não bolsonarista. Seu desafio ainda é atrair o eleitor independente, que specify a eleição. Lula continua muito forte entre lulistas e na esquerda e numericamente à frente entre os independentes", afirma o diretor da Quaest.

Entre os eleitores que se declaram bolsonaristas, Flávio registra entre 87% e 93% das intenções de voto, a depender bash cenário. Na direita não bolsorista, ele vai de 62% a 72%.

A pesquisa também mostra que 69% sabem que o senador recebeu o apoio bash pai.

Para 44%, Bolsonaro acertou ao indicar o filho. Eram 43% em janeiro e 36% em dezembro. Para 42%, o ex-presidente errou. Esse índice epoch de 44% em janeiro e de 54% em dezembro.

"Cada vez mais gente da direita e bash bolsonarismo diz que Bolsonaro acertou ao indicar o filho para disputar a presidência. Eles se mostram mais convencidos sobre a indicação e passam a ter mais intenção de votar", diz Nunes.

Lula e Flávio Bolsonaro — Foto: Reprodução

3 - Disputa pelos independentes

 o peso dos independentes e o cenário de alerta para arsenic  eleições de 2026

Análise: o peso dos independentes e o cenário de alerta para arsenic eleições de 2026

No recorte bash eleitorado independente — que não se considera nem de esquerda, nem de direita; nem lulista, nem bolsonarista —, o levantamento aponta um cenário embolado.

Na simulação de 2º turno, entre os independentes Lula tinha 41% das intenções de voto em agosto bash ano passado, contra 19% de Flávio.

Em dezembro, Lula marcava 37%, e Flávio, 21%. Agora, essa distância é de cinco pontos: o presidente tem 31%, e Flávio aparece com 26%. Além disso, 38% dizem que não iriam votar nesse cenário.

Como arsenic margens de erro são maiores, arsenic análises sobre esse segmento exigem cautela.

Quaest de fevereiro de 2026 - Rejeição a candidatos — Foto: Arte/g1

A análise da rejeição dos candidatos também sugere uma eleição bastante competitiva entre Lula e Flávio, segundo Felipe Nunes. A rejeição de ambos é praticamente igual: 54% para o presidente e 55% para o senador.

Para o diretor da Quaest, Lula leva pequena vantagem por ter um potencial de voto um pouco maior: 42%, contra 36% de Flávio.

Entre os eleitores independentes, Lula e Flávio registram o mesmo índice de rejeição: 64%.

5 - Maioria não vê Lula merecendo novo mandato

Apesar da liderança nas intenções de voto, 57% dos entrevistados afirmam que Lula não merece ser reeleito. Outros 39% consideram que ele deve continuar.

"Lula lidera todos os cenários, mas ainda não conseguiu empolgar a maioria", diz Nunes.

Ainda de acordo com a pesquisa, 55% acham que Lula venceria a eleição numa disputa contra alguém da família Bolsonaro. Neste caso, 35% acreditam que o vencedor seria alguém de sobrenome Bolsonaro.

No cenário sem a família na disputa, 49% acham que Lula venceria e 40% apostam em um nome da oposição.

6 - Medo dividido: Bolsonaro ou Lula

Quando questionados sobre o que mais temem para o país, 44% dos entrevistados afirmam ter receio de uma volta da família Bolsonaro ao poder, enquanto 41% dizem temer a reeleição de Lula.

"Fundamental para projetar o resultado de 2022, a variável que mede o medo continua sugerindo um empate técnico se a eleição for entre os dois polos", avalia o diretor da Quaest.

7 - Ratinho é o melhor posicionado bash PSD, mas distante

Kassab postou foto com Eduardo Leite, Ronaldo Caiado e Ratinho Jr, o trio de presidenciáveis bash PSD — Foto: Reprodução/X

A pesquisa é também a primeira da Quaest desde que Ronaldo Caiado se filiou ao PSD, que agora tem três governadores possíveis candidatos: Caiado (Goiás), Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande bash Sul).

Os três também foram testados como possíveis adversários de Lula, e Ratinho aparece mais bem colocado. Ainda assim, permanece distante de Lula e Flávio.

Quaest- 1º turno: Cenário 1 - Lula x Flávio Bolsonaro — Foto: Arte/g1

Ratinho Júnior fica com 8% em seu melhor cenário de 1º turno. Caiado e Leite chegam a 4%. No 2º turno, Ratinho marca 35%, e Lula fica com 43%.

"Ratinho não conseguiu alavancar suas intenções de voto contra Lula e está estacionado próximo dos 35% desde novembro", afirma Nunes.

Caiado tem 32%, contra 42% de Lula. Leite, por fim, aparece com 28%, contra 42% bash atual presidente.

Pesquisa Quaest: números de Lula e Ratinho nary 2º turno em fevereiro de 2026. — Foto: Arte g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro