14 horas atrás 2

7 sites de jogos que todo mundo acessou no começo da Internet

Quem cresceu nos anos 2000 certamente lembra da emoção de abrir o navegador e mergulhar em um universos de jogos na Internet. Entre minigames do Friv, aventuras no Click Jogos, festas temáticas no Club Penguin ou quartos personalizados no Habbo, os sites passaram a fazer parte da rotina de uma geração. Além destes, havia espaço também para moda no Stardoll, histórias interativas da Barbie e batalhas animadas no site da Cartoon Network. Nas próximas linhas, confira sete sites de jogos que todo mundo acessou no começo da Internet.

 Divulgação/Xtreme Games Lan House Click Jogos, Friv e Habbo foram jogos populares no começo dos anos 2000 — Foto: Divulgação/Xtreme Games Lan House

7 sites de jogos que todo mundo acessou no começo da Internet

No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.

  1. Friv
  2. Click Jogos
  3. Club Penguin
  4. Haboo
  5. Stardoll
  6. Barbie
  7. Cartoon Network
 Reprodução/Friv Friv continua ativo em HTML5 — Foto: Reprodução/Friv

O Friv é um portal de jogos online criado em 2008. Sinônimo de minigames gratuitos no navegador, o site reúne centenas de títulos causais, que rodam sem necessidade de instalação. A popularidade do site foi tão grande na época que o termo “Friv” passou a ser usado para se referir a qualquer portal de jogos online.

Os jogadores de Friv sentem falta de abrir a plataforma e jogar Fireboy and Watergirl com um amigo, ou buscar estratégias para derrotar os inimigos em Bad Ice Cream. Mesmo após o fim do Flash Player em 2020, a plataforma migrou para HTML5 e continua ativa para quem deseja matar a saudades.

 Reprodução/Click Jogos Click Jogos fez sucesso entre crianças e adolescentes — Foto: Reprodução/Click Jogos

Lançado em 2004, o Click Jogos é uma plataforma brasileira de jogos online para crianças e adolescentes. Totalmente gratuito, o site reunia no seu catálogo títulos famosos como Fireboy and Watergirl, Subway Surfers e diversos jogos da Barbie, Mario, Homem-Aranha e Bob Esponja. Embora não tão popular quanto antigamente, o Click Jogos segue ativo e ainda pode ser aberto no navegador.

Assim com o Friv, o Click Jogos tinha esse fator interessante de ser uma plataforma com uma alta diversidade de jogos, o que fazia às vezes ser até difícil de escolher qual seria o melhor para usar. Os sites reuniam títulos populares de jogos de navegador semelhantes que marcaram a infância de muitos brasileiros.

 Reprodução/Club Penguin Club Penguin foi um fenômeno da internet — Foto: Reprodução/Club Penguin

Lançado em 2005, o Club Penguin foi um dos maiores fenômenos da internet. No game, os jogadores assumiam o papel de pinguins em uma ilha virtual e podiam conversar, participar de festas temáticas e jogar minigames. Você podia levar o seu pinguim para fazer manobras em um carrinho na mina para ganhar moedas, pegar peixes no oceano em cima de um cubo de gelo ou montar pizzas em um restaurante na vila. Mesmo após o encerramento oficial dos servidores em 2017, o jogo segue lembrado como uma referência de comunidade online e ainda é lembrado por sua proposta de convivência digital voltada para jovens.

 Reprodução/Habbo Hotel Habbo apostava na interação entre jogadores — Foto: Reprodução/Habbo Hotel

O Habbo, criado em 2002, é um game de mundo virtual que simula um hotel e voltado para convivência e interação. Nele, os jogadores podem criar avatares, decorar quartos, socializar em áreas comuns e participar de eventos. Famoso pela ambientação de “hotel”, o Habbo se expandiu para diversos países e até hoje mantém uma base ativa de usuários registrados.

Era um jogo popular por permitir que o usuário crie uma vida dentro da plataforma, com empregos e funções a serem exercidas pelo jogador que recompensavam com dinheiro para construir uma casa à sua maneira, personalizar o seu personagem com cabelos e roupas diferentes, e investir no cuidado de mascotes como cachorros, gatos, ursos e dragões.

 Reprodução/Stardoll Stardoll era uma mistura de jogo com rede social — Foto: Reprodução/Stardoll

O Stardoll era uma plataforma que misturava jogo e rede social com foco em moda e também foi lançado em 2004. Os jogadores criavam bonecas virtuais, montavam looks e participavam de competições de estilo. O sucesso com o público alvo foi tanto que, além dos mais de 400 milhões de usuários registrados, o game ganhou, em 2011, uma linha oficial de bonecas em parceria com a Mattel.

Apresenta características de imersão semelhantes ao Habbo e ao Club Penguin, permitindo que o usuário se vista de maneira personalizada, socialize com outros jogadores e decore o ambiente com base no dinheiro que vai adquirindo no jogo. No entanto, Stardoll é realmente mais direcionado para o universo da moda, o que o torna diferente dos outros games mais generalistas.

 Reprodução/Mattel Jogo da Barbie ampliou a presença da boneca no universo digital — Foto: Reprodução/Mattel

Nos anos 2000, a Mattel lançou uma plataforma digital da Barbie com diversos jogos baseados em suas animações cinematográficas. No jogo, os jogadores podiam reviver aventuras dos filmes em formato interativo, o que fortalecia a presença da personagem no universo digital e ampliava o alcance entre fãs da marca.

A Barbie é uma personagem mundialmente conhecida e isso ajudou a fazer com que o jogo da Mattel se popularizasse. A plataforma reunia games que permitiam que o jogador fizesse atividades como se vestir, maquiar, cuidar de bebês, personalizar a casa e explorar a cidade temática. Infelizmente, o site foi desativado após o fim da era do Flash.

 Reprodução/Cartoon Network Site do Cartoon Network reúne jogos nos desenhos da TV — Foto: Reprodução/Cartoon Network

O site oficial do Cartoon Network foi outro grande sucesso entre os jogadores no começo da internet. A plataforma reúne dezenas de jogos inspirados em séries como As Meninas Superpoderosas, Ben 10, Apenas um Show e Hora de Aventura. Os minigames eram rápidos, competitivos e davam continuidade às histórias vistas na TV.

Para quem era fã do Cartoon Network, passar o dia jogando games da plataforma era divertido porque permitia com que a gente tivesse maior contato com os personagens das telas. A variedade de jogos dentro do mesmo desenho também ajudava o usuário a não ficar entediado e ter a melhor experiência de jogatina.

Veja também: Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro