10 meses atrás 94

8 milhões de brasileiros usam internet mas não sabem, diz pesquisa

ANUNCIE AQUI!

A maioria está concentrada na área urbana: 24 milhões. Esse é o mesmo número dos desconectados que estudaram até o ensino médio. Pretos e pardos são 17 milhões e brancos são 9 milhões daqueles sem acesso. A maioria faz parte das classes D e E.

As regiões com maiores números absolutos de desconectados são Nordeste e Sudeste, com 10 milhões de pessoas sem acesso à internet em cada uma delas.

Acesso em casa e atividades online

A pesquisa estima que 84 milhões de domicílios brasileiros estejam conectados à rede. Das casas da classe A, 98% têm internet, contra 67% dos lares das classes D e E. Ainda assim, os mais pobres registraram um aumento considerável com relação à mesma pesquisa feita em 2022: até ano passado, eram 60% a fatia de domicílios dessas classes com acesso à internet.

A expansão da adoção dos smartphones faz com os números de casas conectadas sejam altos mesmo sem a presença de computadores nos lares: apenas 41% dos domicílios brasileiros têm um equipamento como esse. Aqui também há uma diferença notável entre as classes: 99% das casas mais ricas possuem computador, enquanto 11% das mais pobres possuem um.

Mas o que fazem os brasileiros na internet? Atividades financeiras, como consultas ou pagamentos, são feitas por 54% dos internautas brasileiros. Há também os que fazem compras (50%) e acessam serviços governamentais (73%). Esses serviços envolvem a saúde pública (33%), como agendamento de consultas, a busca por direitos do trabalhador ou informações sobre previdência (33%), assim como pesquisas de dados sobre documentos pessoais (32%) e pagamento de impostos (32%).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro