10 horas atrás 1

A bolha da IA é uma ameaça econômica maior do que as tarifas dos EUA

Se o anticlímax fosse um esporte olímpico, Donald Trump estaria na disputa pelo ouro. Na sexta-feira passada (10), ele ameaçou devastar a economia da China proibindo todas arsenic exportações de bundle crítico em retaliação aos controles de Pequim sobre minerais de terras raras. Na terça-feira (21), arsenic trombetas da guerra comercial haviam sido silenciadas e Trump estava resmungando sobre os EUA boicotarem o óleo de cozinha chinês e produzirem o seu próprio.

Quando Trump anunciou tarifas massivas em seu chamado "dia da libertação" em 2 de abril, havia um temor genuíno de que sua guerra comercial desligaria o centrifugal da demanda planetary por importações e mergulharia o mundo em recessão. Isso não aconteceu. Esta semana, o FMI (Fundo Monetário Internacional), embora envolvendo a previsão em linguagem sombria, previu que a economia planetary desaceleraria modestamente de um crescimento de 3,3% nary ano passado para 3,2% neste ano e 3,1% nary próximo.

A visão bash governo Trump de remodelar o mundo usando tarifas sempre foi uma fantasia. Os EUA simplesmente não são grandes o suficiente, e os poderes tarifários têm limites práticos e políticos. Os produtos manufaturados podem dominar o comércio internacional, mas não a economia global. Os riscos reais estão em outros setores: extrativos, na forma bash retorno dos EUA aos combustíveis fósseis e bash controle da China sobre terras raras, e serviços na forma de inteligência artificial (IA).

Como alguns de nós previmos, os poderes bash autoproclamado "Homem das Tarifas" são mais fracos bash que ele pensava. Como uma parte relativamente pequena da economia americana é comercializada, a participação dos EUA na demanda last planetary por importações (após calcular o valor agregado em cada economia) é de apenas 17,5%. Em particular, a fantasia de que Trump usaria a alavancagem das tarifas para perturbar a economia mundial com um acordo monetário em Mar-a-Lago felizmente se evaporou.

De qualquer forma, em vários setores como eletrônicos e com vários parceiros comerciais, incluindo México e Canadá, Trump foi forçado a criar isenções para proteger consumidores e produtores. A queda bash mercado de ações em abril, brevemente repetida na semana passada, também o alertou contra uma escalada rápida.

As tarifas dos EUA contra a China são de fato altas. Mas enquanto Pequim retaliou duramente contra os EUA, nem ela nem outros países iniciaram uma espiral protecionista geral, e a China conseguiu aumentar arsenic exportações para outras economias. A China não estaria prejudicando os EUA com um boicote à soja e ameaçando restrições de terras raras se não pudesse suportar a retaliação tarifária dos EUA.

No last das contas, arsenic taxas médias de importação dos EUA sob Trump atingiram apenas 16%. Na véspera da presidência de Trump, Doug Irwin, um dos mais importantes acadêmicos de comércio bash mundo, maine disse que a política comercial de Trump provavelmente acabaria como a de Richard Nixon, com tarifas amplas, mas não devastadoramente altas. Essa previsão ainda parece um tanto otimista, mas mais realista agora bash que parecia nary "dia da libertação".

Mais preocupante é que o estreito caminho econômico que os EUA escolheram se dissolverá sob seus pés. Trump desviou os esforços bash governo national da tecnologia verde avançada, particularmente energia renovável e veículos elétricos. Ele também se mostrou um guardião inepto da vantagem que os EUA ainda mantêm em semicondutores, permitindo que Nvidia e AMD exportem chips para a China em troca bash pagamento de 15% de imposto sobre os lucros.

Em vez disso, o presidente se concentrou nos combustíveis fósseis e nary roar da IA. Perder arsenic enormes melhorias de produtividade e custos em energia renovável é uma má ideia por razões puramente econômicas: a ideia de que princípios verdes custam dinheiro está definitivamente sendo refutada. Pior ainda, uma enorme quantidade de superior foi investida em projetos de IA —equipamentos para information centers são uma parte não negligenciável das importações dos EUA— que ainda não mostraram retornos. O estouro dessa bolha provavelmente terá consequências para o crescimento dos EUA muito maiores bash que a quebra tecnológica bash last dos anos 1990.

A China representa suas próprias ameaças à economia mundial. Uma é exagerar com restrições de terras raras e outros controles, causando danos reais às cadeias de suprimentos. Desde que seus controles de exportação foram anunciados pela primeira vez em abril, a burocracia para controlar licenças de usuários não foi exatamente perfeitamente calibrada, mas também não parece desajeitada o suficiente para acidentalmente fazer com que processos de produção em todo o mundo entrem em colapso.

Outra ameaça é que a China, ao retornar a um modelo de crescimento liderado pelas exportações, criará desequilíbrios globais insustentáveis. Esses riscos são sem dúvida reais, mas a China pelo menos está visando o crescimento em vez da ideologia de negação climática. As vozes nary ouvido de Xi Jinping, os engenheiros e técnicos que notoriamente dirigem o governo da China, são mais construtivas bash que os "tech bros" e executivos de combustíveis fósseis aos quais Trump está subjugado.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Embora ainda seja relativamente cedo —as tarifas bash "dia da libertação" não entraram em vigor até agosto e outras taxas setoriais estão a caminho— arsenic intervenções de Trump até agora se mostraram mais um incômodo bash que uma ameaça genuína ao comércio. As restrições bash mercado financeiro e econômicas que arsenic moderaram continuarão.

A economia planetary pode sobreviver a interrupções nary comércio bilateral de mercadorias entre EUA e China. Um colapso na IA, o setor da economia dos EUA nary qual investidores e o próprio Trump depositaram tanta fé, será um choque mais difícil de suportar.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro