
Crédito, Rhiannon Hancock
- Author, Simon King
- Role, Meteorologista da BBC
Há 23 minutos
Meteorologistas dizem que uma grande espiral brilhante visível no céu noturno na segunda-feira (24/3) tenha sido causada pelo lançamento de um foguete da SpaceX nos EUA.
A agência britânica de meteorologia, Met Office, disse que o formato provavelmente foi produzido por uma coluna de combustível congelada do escapamento do foguete, que refletiu a luz do sol e pareceu girar na atmosfera.
O foguete Falcon 9 da empresa espacial de Elon Musk decolou por volta das 13h50, horário local, na Flórida (14h50 no horário de Brasília), em uma missão secreta do governo dos EUA.
O Falcon 9 é um foguete reutilizável. Após o lançamento, a primeira parte do foguete leva a carga útil (como um satélite) para o espaço.
Enquanto esta parte do foguete gira de volta em direção à Terra, uma segunda parte do foguete continua levando o satélite para a órbita correta.
Uma vez liberada, a segunda parte ejeta qualquer combustível restante, que congela instantaneamente devido à altitude e forma um padrão de espiral devido ao movimento do foguete conforme ele cai de volta à Terra.
A luz é então refletida no combustível congelado, tornando-o visível na Terra.
Diversas pessoas no Reino Unido disseram à BBC que viram a espiral no céu.
O astrônomo Allan Trow disse que avistou o fenômeno no País de Gales à noite, por volta das 20h. Ele disse que já tinha visto algo parecido cerca de quatro anos atrás.
"Mas eles são bem raros", ele disse à BBC, e concordou que o foguete era a provável origem.
Sonia, que mora em Stockport, estava observando o céu com seu telescópio quando viu "uma galáxia giratória se movendo pelo céu".
Pessoas que vivem a quase 321 km de distância também avistaram o brilho incomum.
Steven Hall estava tirando suas lixeiras de casa na zona rural de Suffolk quando viu o que parecia ser "uma enorme roda-gigante que parecia ter sua própria atmosfera ao seu redor".
"Passou pela minha cabeça: isso é um objeto voador não identificado?"
A SpaceX disse em uma postagem na rede social X que o lançamento foi realizado em nome da missão da agência National Reconnaissance Office do governo dos EUA. O Kennedy Space Center também disse no X que o lançamento era uma missão sigilosa.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
19





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro