2 horas atrás 1

A marcha de Nikolas e a profecia de Haddad: eleição não será sobre economia

O ato de Nikolas dá pistas de que a receita eleitoral dos grupos de direita — principalmente de suas vertentes extremistas — não deve centrar fogo no debate econômico, ainda que o governo tenha telhados de vidro.

A delicada situação fiscal, o crescimento da dívida pública e a exorbitante taxa básica de juros (atualmente em 15%) até poderiam sangrar a reputação do terceiro mandato de Lula. Mas esses são debates técnicos e áridos demais para a maioria da população.

Além do mais, o governo federal coleciona uma série de boas notícias na área econômica. O desemprego encontra-se no nível mais baixo da história (5,2%). Ao contrário do que previam figurões do mercado financeiro, o dólar passa longe dos R$ 7, e a Bolsa vem batendo recordes atrás de recordes neste começo de ano. De quebra, o investimento de estrangeiros no país é o maior desde 2024.

Lula 3 também emplacou medidas de inegável importância histórica, como a reforma tributária e a taxação dos super-ricos. Se a primeira torna mais eficiente a arrecadação de impostos sobre o consumo, a segunda ajuda a corrigir a regressividade do sistema, que pesa proporcionalmente mais sobre o andar de baixo do que sobre o andar de cima.

Tudo isso deve ficar em segundo plano nas eleições. Primeiro porque o PIB, embora cresça no maior ritmo desde o fim do segundo mandato de Lula, não chega ao patamar do já longínquo 2014. Ou seja, a recessão provocada pelo governo Dilma Rousseff ainda deixa marcas profundas, e a economia, apesar do bom momento, não voa em céu de brigadeiro capaz de eleger novamente Lula sem turbulências.

Em segundo lugar, porque o xis da questão parece ser de ordem comunicacional mesmo. Assim como acontece no mundo inteiro, está em curso no Brasil um contínuo esvaziamento da chamada "esfera pública" — a arena que sediava os debates sobre os rumos do país a partir de jornais, universidades, partidos políticos e outras instituições típicas da democracia liberal.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro