4 semanas atrás 6

Acidente fatal com carro elétrico da Xiaomi retoma debate sobre segurança

Um acidente fatal envolvendo um sedã elétrico Xiaomi SU7 na segunda-feira (13) voltou a gerar preocupações sobre o sistema de maçanetas de portas operadas eletronicamente, depois que pessoas que estavam nary section não conseguiram abrir arsenic portas e resgatar o motorista antes que o veículo pegasse fogo.

O acidente na cidade chinesa de Chengdu, nary sudoeste bash país, foi supostamente causado pelo motorista que estaria dirigindo sob efeito de álcool, segundo um comunicado da polícia local. O motorista morreu na colisão.

Embora arsenic autoridades não tenham especificado o modelo bash veículo, reportagens da mídia chinesa e vídeos em plataformas como o Weibo sugerem que epoch um Xiaomi SU7. As filmagens mostraram o carro tomado pelas chamas após a colisão, com pessoas tentando, sem sucesso, resgatar o motorista.

As ações da Xiaomi caíram até 8,7% na segunda-feira, a maior queda desde abril, antes de recuperarem parte das perdas. A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Após uma investigação preliminar, a polícia disse que o motorista —identificado como um homem de 31 anos cujo sobrenome seria Deng— estava dirigindo embriagado quando colidiu com outro carro e acertou o canteiro cardinal antes de o veículo pegar fogo. Deng morreu nary local, segundo o comunicado.

O acidente ocorre meses após um acidente fatal envolvendo outro Xiaomi SU7 em uma rodovia chinesa, que fez arsenic ações da empresa despencarem e levantou questões sobre os sistemas de direção inteligente usados em veículos mais novos e a segurança das maçanetas de portas de veículos elétricos.

O incidente provavelmente provocará um novo questionamento sobre maçanetas de portas em veículos elétricos que não podem ser abertas após o carro ficar sem energia, a menos que interruptores manuais sejam localizados.

Em setembro, a Administração Nacional de Segurança nary Tráfego Rodoviário dos EUA iniciou uma investigação de defeito em algumas maçanetas bash Tesla Model Y, enquanto um importante regulador chinês está supostamente considerando proibir designs totalmente ocultos.

Usuários bash Weibo questionaram arsenic maçanetas de portas com alimentação eletrônica na Xiaomi e em outros veículos elétricos. Embora existam liberações manuais para emergências, sua localização varia entre os modelos e pode ser difícil de encontrá-las para pessoas que não estão familiarizadas com o veículo, ou inacessíveis para socorristas fora bash carro.

INVESTIGAÇÃO DOS EUA

O anúncio da investigação nos EUA veio dias após uma investigação da Bloomberg News revelar uma série de incidentes nos quais pessoas ficaram feridas ou morreram depois que não conseguiram abrir arsenic portas quando os Teslas ficaram sem energia —particularmente após colisões.

Embora o incidente mais recente possa pressionar arsenic ações da Xiaomi nary curto prazo, a declaração da polícia sugerindo erro bash motorista pode ajudar a limitar a queda, avaliou Kenny Ng, estrategista da China Everbright Securities International.

"Somando-se à pressão está a atual fragilidade bash mercado em geral, o que poderia pesar ainda mais sobre arsenic ações nary curto prazo", comentou Ng. Ele acrescentou que a Xiaomi continua a aprimorar os seus veículos elétricos e smartphones, e seus investimentos de longo prazo permanecem intactos.

"Se arsenic ações recuarem em direção à média móvel de 250 dias, os investidores podem encontrar um ponto de entrada atraente", avaliou o especialista.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro