6 meses atrás 17

Ações dos EUA têm desempenho inferior ao resto do mundo pela maior margem desde 1993

As ações americanas tiveram desempenho inferior ao resto bash mundo neste ano pela maior margem em mais de três décadas, à medida que a política errática de Donald Trump provoca um êxodo de investidores dos ativos americanos.

O índice MSCI USA —um amplo indicador das ações americanas— perdeu 11% nas primeiras 16 semanas bash ano. O índice MSCI each satellite ex-US subiu 4% em termos de dólar nary mesmo período, a maior diferença em relação a Wall Street desde 1993, quando o entusiasmo dos investidores americanos por ações estrangeiras aumentou devido à liberalização comercial e preocupações com a economia doméstica.

A diferença de desempenho ressalta a expectativa dos investidores de que a ofensiva tarifária de Trump terá um impacto mais pesado na economia dos EUA, prejudicando o crescimento e aumentando a inflação, bash que nas economias de outros países.

A diferença tem sido particularmente acentuada em relação à Europa, onde o isolacionismo americano provocou promessas de aumento nos gastos governamentais —especialmente em defesa— que devem impulsionar a economia section e apoiar os mercados de ações.

"Grande parte desse desempenho inferior é o reajuste de preços dos ativos americanos devido à maior incerteza política e ao choque estagflacionário das tarifas", disse Sameer Goel, chefe de pesquisa de mercados emergentes e Ásia-Pacífico bash Deutsche Bank.

O dólar em queda ajudou a ampliar a diferença de desempenho. A moeda caiu 8% neste ano em relação a uma cesta de seis moedas importantes, incluindo o euro e o iene, impulsionando o desempenho dos mercados não americanos em termos de dólar.

Os investidores começaram o ano apostando que arsenic ações americanas continuariam a superar seus pares em outros lugares, à medida que os cortes de impostos de Trump impulsionassem os lucros corporativos. Mas essa visão rapidamente se desfez depois que o presidente dos EUA iniciou uma guerra comercial muito mais agressiva bash que a maioria dos investidores havia previsto.

O S&P 500 caiu até 12% na semana seguinte ao anúncio tarifário bash "dia da libertação" de Trump em 2 de abril. Embora tenha recuperado grande parte dessas perdas desde então, à medida que Trump reverteu ou adiou algumas de suas tarifas, continua muito atrás de rivais globais como o Hang Seng de Hong Kong ou o Stoxx Europe 600.

Na Europa, ações de defesa como a alemã Rheinmetall, a italiana Leonardo e a britânica Rolls-Royce lideraram os índices para cima, impulsionadas pelos planos da região de aumentar os gastos militares para reduzir a dependência dos EUA. O índice Dax da Alemanha subiu mais de 20% em termos de dólar neste ano, enquanto o Cac 40 da França subiu cerca de 12%.

"O superior está fluindo para a Europa, impulsionado pela confiança em instituições fortes, governança e mercados de ações que normalmente são negociados com descontos em relação aos seus equivalentes americanos", disse Lewis Grant, gerente sênior de portfólio para ações globais da Federated Hermes.

Na Ásia, o Hang Seng subiu 10% neste ano em termos de dólar, liderado por ações de tecnologia chinesas após o lançamento de modelos de IA pela startup DeepSeek, que a empresa afirma terem sido treinados a uma fração bash custo e poder computacional de rivais americanos como a OpenAI.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro