Últimas Notícias
Fed: Barr defende regulação mais forte para bancos e outros agentes do setor financeiro dos EUA
Publicado 14.11.2023 16:41 Atualizado 14.11.2023 17:40
© Reuters Advogado diz a Lula que equiparar Israel ao Hamas é “injusto”
O advogado Roberto Podval enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizendo que o chefe do Executivo tem “todo o direito” de expressar sua indignação pelas mortes na Palestina, mas que equiparar as “atitudes” de Israel com as do grupo extremista Hamas é “injusto”, “desproporcional” e “ofende a alma” dos judeus.
A carta foi obtida pelo Poder360. No documento, o advogado, que já defendeu José Dirceu e integrantes da família de Lula, chama o chefe do Executivo de “querido presidente” e afirma que o Hamas tem “como regra matar judeus” e Israel é uma “democracia liberal“.
- Estatuto do Hamas defende a extinção do Estado de Israel
- Leia a íntegra do estatuto do Hamas
Eis a íntegra da carta enviada por Roberto Podval a Lula:
“Carta aberta ao Presidente Lula
“Meu querido presidente, como advogado que acompanhou de perto toda a injustiça pela qual passou, como ser humano que compartilhou sua dor naquele cárcere ilegal, como um entusiasta das suas ideias na busca por uma sociedade mais igualitária e justa, menos preconceituosa e onde as pessoas tenham o mínimo de dignidade, ouvi suas palavras criticando Israel e, mais que isso, equiparando-o ao Hamas.
“Meu querido presidente, claro que tem todo direito de expressar sua indignação pelas centenas de mortes de palestinos inocentes, e para lhe dizer a verdade, ousaria afirmar que a imensa maioria dos judeus – seja de Israel, seja do mundo afora – compartilha dos mesmos sentimentos. Mas, meu presidente, equiparar as atitudes de Israel às do Hamas é injusto, desproporcional e ofende a alma de nós, judeus. Machuca fundo.
“Não sei se sabe, querido presidente, mas o Hamas tem como regra matar judeus. Já Israel é uma democracia liberal. Veja, presidente, não estou dizendo que não lastimamos a vida dos palestinos inocentes, tampouco estou dando razão a Netanyahu. Mas equiparar a ação de um Estado democrático à de um grupo terrorista é desmedido e machuca todos nós judeus, inclusive os que discordam da ação.
“Enfim, querido Presidente, me desculpe o atrevimento, mas até pelos profundos respeito e admiração que tenho pelo senhor e por reconhecer tudo que representa para nós brasileiros, não poderia deixar de expressar meus sentimentos e convicções.
“Desejo-lhe muita saúde e ainda mais sucesso na administração do nosso Brasil, grande abraço.
“Roberto Podval
“São Paulo, 13 de novembro de 2023”.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro