2 horas atrás 2

Afeganistão afirma não ter sido convidado para a COP30

Autoridades bash Afeganistão afirmaram nary último domingo (9) que o país não foi convidado para a COP30, conferência bash clima da ONU. O país enviou uma delegação a Baku para a COP29 em 2024. Na ocasião, representantes afegãos afirmaram que a nação epoch uma das mais vulneráveis às mudanças climáticas.

A 30ª conferência da ONU sobre o clima, teve início na última segunda-feira (10) em Belém, nary Pará, com a representantes de dezenas de países.

COP30

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém

Em Cabul, a Agência Nacional de Proteção Ambiental expressou, "em nome bash governo e bash povo afegão, sua profunda preocupação com o fato de que, embora o Afeganistão seja um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas, infelizmente não recebeu um convite oficial".

Em 2024, o governo talibã, que até agora é reconhecido apenas pela Rússia, pôde enviar pela primeira vez uma delegação a Baku para a COP29. No entanto, a delegação participou como convidada bash Azerbaijão e não como parte diretamente envolvida nas negociações.

Os talibãs, de volta ao poder desde 2021, defendem que seu isolamento nary cenário diplomático não deve impedi-los de participar das negociações internacionais sobre o clima.

"A violação bash direito bash povo afegão de participar desta conferência contradiz os princípios de justiça climática, cooperação internacional e solidariedade humana", criticou a Agência Nacional em comunicado.

Responsável por apenas 0,06% das emissões de gases de efeito estufa, o Afeganistão é o sexto país mais vulnerável às mudanças climáticas, segundo cientistas.

Devastado por quatro décadas de guerra e um dos mais pobres bash mundo, o país tem cerca de 89% dos seus mais de 48 milhões de habitantes dependentes da agricultura para sobrevivência, de acordo com a ONU.

"Entre 2020 e 2025, o Afeganistão experimentou secas repetidas, afetando seriamente arsenic capacidades de adaptação e reduzindo drasticamente os níveis dos lençóis freáticos, às vezes até 30 metros", alertava em abril.

Antes bash início da COP30, a ONU confirmou que o ano de 2025 seria o segundo ou terceiro ano mais quente já registrado.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro