2 horas atrás 5

Anatel diz que Rumble burlou sistema, mas rede será bloqueada novamente

Rumble não foi notificada de nenhuma alteração no curso do processo. A colunista do UOL Mariana Sanches apurou que integrantes da equipe de defesa da rede social foram informadas hoje de que usuários brasileiros estavam conseguindo acessar o site normalmente.

Plataforma estava suspensa no Brasil desde fevereiro de 2025. O embate começou quando a empresa se recusou a cumprir determinações do STF para retirar do ar perfis acusados de se envolverem em ataques à democracia. Entre os alvos das decisões, estavam o blogueiro Allan dos Santos. Há um ano, Moraes determinou o bloqueio da rede social no Brasil devido à recusa da companhia a indicar representante legal no país.

O pedido de Moraes fez com que a companhia, junto ao grupo Trump Media & Technology Group, acionasse a Justiça dos EUA. Eles alegaram que decisões de Moraes violam soberania daquele país e o acusaram de infringir a primeira emenda da Constituição americana, que trata da liberdade de expressão.

Decisão de Moraes disse que "todos os esforços possíveis" para que a Rumble ficasse no Brasil foram feitos. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável por executar a medida, bloqueou efetivamente em 22 de fevereiro.

'Nos vemos no tribunal', disse dono da empresa ao desafiar Moraes no X. O empresário canadense Chris Pavlovski, dono da plataforma, publicou em português em sua conta no X um dia após o bloqueio. Ele disse que a ordem de Moraes é "ilegal". "Você não tem autoridade sobre a Rumble aqui nos EUA, a menos que passe pelo governo dos Estados Unidos. Repito, nos vemos no tribunal", escreveu.

A Truth Social, rede social do presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que depende da infraestrutura da Rumble. A rede do presidente norte-americano não é citada na decisão de Moraes. Apesar disso, o grupo argumenta no processo que usa tecnologias da Rumble, o que poderia afetar os seus serviços.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro