1 hora atrás 1

ANJ homenageia Folha e outros 12 jornais centenários por contribuição à história e à democracia

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) vai homenagear a Folha e outros 12 veículos de imprensa com mais de cem anos de existência por contribuírem com a história e a democracia do país.

"No Brasil é muito difícil uma empresa chegar aos cem anos. Quando um jornal chega aos cem anos, é uma demonstração da confiança da sociedade", diz Marcelo Reich, presidente-executivo da ANJ.

A homenagem será nesta quinta-feira (4) no auditório da ESPM Tech, na Vila Mariana, bairro da zona sul de São Paulo. A Folha foi fundada em 1921 e completará 105 anos em fevereiro de 2026.

Também fazem parte da lista de homenageados os jornais O Estado de S. Paulo (150 anos), A Tribuna (de Santos, com 131 anos), Correio do Povo (de Porto Alegre, com 130 anos), Cruzeiro do Sul (de Sorocaba, com 122 anos), Jornal do Commercio (de Manaus, com 121 anos), ACidade On (de Ribeirão Preto, com 120 anos), Monitor Mercantil (do Rio de Janeiro, com 113 anos), A Tarde (de Salvador, com 113 anos), Gazeta do Povo (de Curitiba, com 106 anos), Jornal do Commercio (do Recife, com 106 anos), A Notícia (de Joinville, com 102 anos) e O Globo (com 100 anos).

Durante o evento, a entidade também concederá o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2025 e promoverá um painel para discutir o uso da inteligência artificial pelos veículos de comunicação.

A ANJ entregará placas comemorativas aos jornais centenários e fará do gesto uma prática recorrente. Ou seja, todos os jornais associados que completarem cem anos passarão a ser homenageados pela entidade.

"Não se constrói credibilidade do dia para a noite. São histórias construídas ao longo de um século passando por uma série de testes, dificuldades e desafios. Chegar aos cem anos é uma demonstração inequívoca de que essas marcas e esses veículos conquistaram respeito e credibilidade", afirma Reich.

O presidente da associação diz que muitos dos veículos são regionais –os 13 estão distribuídos por 11 cidades e 8 estados– e que eles contribuíram para o crescimento de suas respectivas praças. "São meios necessários para que as comunidades continuem se vendo, debatendo e tendo conhecimento sobre os fatos", acrescenta.

O Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa deste ano será entregue ao Instituto Palavra Aberta, organização sem fins lucrativos que atua na defesa da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e do acesso à informação.

Reich afirma que o instituto tem atuado no auxílio à identificação do que é desinformação nas redes sociais. "A parte da educação midiática, em última análise, é uma forma de combate à desinformação."

O Palavra Aberta foi fundado em agosto de 2010 pela ANJ, a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a então Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), atual Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário.

O instituto publica uma coluna semanal na Folha e é presidido por Patricia Blanco, que integrou a última gestão do Conselho Editorial do jornal. Entre os 25 conselheiros da organização estão os jornalistas Roberto Muylaert, Mônica Waldvogel e Eugênio Bucci, além de Judith Brito, superintendente do Grupo Folha.

Logo após a entrega do prêmio e das homenagens, Patricia Blanco participará do painel "IA e o futuro do jornalismo", que debaterá os princípios éticos e os desafios de se aplicar uma tecnologia que está sempre em mutação.

"É uma ferramenta que, se não for bem utilizada, pode ser bem desastrosa. O uso responsável e bem aplicado da IA pelos veículos é uma potencial alavanca de maior precisão na comunicação", afirma Reich.

Também participarão do painel o diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila; o diretor de Jornalismo do Grupo Estado, Eurípedes Alcântara, e o diretor de Redação do jornal O Globo, Alan Gripp. A discussão será mediada pela diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS, Marta Gleich.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro