No custo fixo, não tem muito como mexer, por exemplo, a matrícula do filho, aluguel. Já quando você coloca o variável, a gente está falando de viagens, de lazer, streamings. O que eu posso diminuir? Então você tendo primeiro essa visão para poder tomar decisões, porque sem isso você fica no escuro e não consegue tomar boas decisões. E aí o dinheiro vai indo para o ralo.
Fábio Louzada
O especialista recomendou cautela ao parcelar despesas e frisou que só vale a pena para quem tem controle rígido do orçamento, já que os juros altos podem transformar pequenas dívidas em bola de neve.
Se eu souber utilizar muito bem um cartão de crédito, parcelar é uma boa, porque não tenho ali os juros. Porém, é muito difícil esse controle, porque vai virando uma bola de neve. Então, para quem não tem tanto controle, melhor ganhar um desconto [a vista] e me livrar dessa dívida.
Fábio Louzada
Louzada alertou ainda para o perigo de deixar contas vencerem e orientou procurar o banco antes do vencimento, caso não seja possível pagar tudo em dia. Ele também destacou que negociar diretamente na agência pode render taxas menores do que pelo aplicativo.
Nunca deixar nenhuma conta vencer, nunca deixar nenhum crédito vencer, nenhuma dívida vencer, porque isso cobra juros, cobra tarifa e cobra multa E aí fica uma bola de neve.
Fábio Louzada
O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro