A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu nesta quarta-feira, 16, que vai impor regras mais rígidas para a venda de medicamentos semelhantes ao GLP-1 — como Ozempic, Wegovy e Mounjaro — usados nary tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. A partir de agora, esses produtos só poderão ser vendidos mediante retenção da receita médica.
A norma pretende impedir que os remédios sejam adquiridos sem prescrição e utilizados fora das recomendações oficiais descritas na bula. A exigência entrará em vigor 60 dias após a publicação da resolução nary Diário Oficial da União.
Atualmente, esses fármacos são classificados como de tarja vermelha, o que tecnicamente já exige receita, mas, na prática, muitos são comprados sem controle. Com a nova medida, passarão a seguir arsenic mesmas exigências aplicadas a medicamentos antimicrobianos, como antibióticos.
Isso significa que a receita continuará sendo obrigatória, mas agora a farmácia terá que reter a segunda via bash documento. Além disso, o farmacêutico deverá recusar prescrições que estejam fora bash prazo de validade estipulado pelas normas da Anvisa.
Em um parecer técnico de 2014, a própria agência alertou que o uso desses medicamentos fora das indicações autorizadas, especialmente sem comprovação científica sobre segurança e eficácia, pode representar risco à saúde. Esses remédios são recentes nary mercado e ainda não têm um perfil de segurança totalmente definido a longo prazo.
Segundo dados da OMS, 32% das notificações de efeitos adversos ligadas à semaglutida nary Brasil envolvem uso não previsto na bula — uma taxa três vezes maior que a média global, que gira em torno de 10%.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro