8 meses atrás 15

Após decisão de juros, presidente do BC dos EUA se recusa a falar de Trump

Powell, em seu pronunciamento nesta quarta, continuou dizendo que não vai diminuir os juros muito rápido ou muito drasticamente, porque isso pode causar inflação. Também afirmou que o contrário, ir devagar demais e manter a taxa alta por muito tempo, pode prejudicar a economia.

Além da inflação e do mercado de trabalho, desta vez um terceiro componente pesou na decisão: o risco de pressão na inflação causada pelas medidas tomadas por Trump. Para Powell, o banco vai tomar uma postura de "esperar para ver o que acontece" antes de se pronunciar. "Com nossa postura política significativamente menos restritiva do que era, e a economia permanecendo forte, não precisamos ter pressa para ajustar nossa postura política", disse ele.

Por que os juros dos EUA importam?

A postura mais cautelosa do Fed em relação aos cortes de juros fortalece a moeda americana. É o que explica Lucas Almeida, especialista em mercado de capitais e sócio da AVG Capital. "A taxa em alto patamar torna ativos de países emergentes menos atrativos. Além disso, a possibilidade de novas medidas protecionistas no governo Trump reforça a busca por segurança, o que penaliza o real", afirma ele.

Essa foi a primeira vez que o Fed não baixou os juros desde setembro. Naquele mês, a autoridade monetária dos EUA começou o ciclo de flexibilização, baixando as taxas. Quanto mais altos e por mais tempo os juros dos EUA permanecem em um alto patamar, pior é para o Brasil. Os investidores tiram dinheiro daqui para investir nos juros dos EUA, o Tesouro Americano, a aplicação mais segura do mundo.

De setembro até agora, os juros americanos sofreram três reduções. Mas não foi o suficiente ainda para controlar a inflação. Nesse tempo, ela arrefeceu, mas não alcançou a meta estabelecida pelo banco. Em 2024, a inflação foi de 2,9%, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho na quarta-feira (15) — acima do alvo de 2% estabelecido pelo Fed.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro