Quando vale a pena investir na Bolsa?
Para quem não é investidor profissional, só vale investir na Bolsa, a meu ver, se tiver intenção de manter o dinheiro aplicado a longo prazo — cinco anos, no mínimo. Isso vale sempre, não apenas agora.
Quanto mais curto o prazo, mais imprevisível é o resultado, pois o preço das ações acaba sofrendo variações que nada tem a ver com os resultados da companhia ou mesmo com o cenário macroeconômico.
No caso da Bolsa brasileira, temos visto que as altas recentes coincidem com um aumento do fluxo de investimentos estrangeiros. Tal fluxo, por sinal, não tem beneficiado só o Brasil, mas diversos outros países.
Diferentes analistas, no Brasil e no exterior, têm atribuído essa alta nas Bolsas mundo afora à tensão geopolítica resultante do discurso conflituoso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação a aliados históricos, especialmente à Europa, com a ameaça de anexação da Groenlândia.
Com a tensão, combinada com a perspectiva de queda do dólar, investidores estariam vendendo ativos nos EUA para comprar em outros países. Assim, lucram com a alta das ações e com a valorização das moedas locais.
Agora eu pergunto: você conseguiria prever que Trump iria intensificar o discurso de tomada da Groenlândia justamente nessas últimas semanas? E conseguiria prever que a Europa reagiria em um tom que gerasse o atual nível de tensão geopolítica, provocando saída de investidores dos EUA rumo a países emergentes?
Acredito que não. E, já que esse tipo de atitude não pode ser previsto, entendo que o melhor que a pessoa física pode fazer, em relação a investimentos na Bolsa, é não se preocupar com a volatilidade de médio prazo.
No lugar disso, o melhor é escolher empresas sólidas, com histórico de lucros e receitas crescentes, baixo endividamento (em comparação com concorrentes) e geração de caixa em alta.
Com isso, você aumenta as chances de que a companhia atravesse bem os momentos de baixa do mercado e surfe a onda dos momentos de alta.
Momento está na média histórica
Minha visão é de que, hoje, não estamos em um momento pior ou melhor para investir na Bolsa brasileira, em comparação com o nosso histórico.
Um bom medidor disso é o indicador "P/L", ou seja, o preço das ações dividido pelo lucro (por ação) das empresas.
Um P/L mais alto indica que o preço das ações está mais caro em comparação com o lucro da companhia. Por exemplo, se o P/L for nove, significa que, em tese, a empresa vai demorar nove anos para gerar, em lucro, o equivalente ao valor atual de mercado (valor da empresa na Bolsa).
Em outubro do ano passado, o P/L médio das empresas da Bolsa brasileira estava em torno de nove. Era uma situação bastante atraente, pois estava abaixo da média histórica.
Se considerarmos os últimos 25 anos, o P/L médio ficou em 10,9, e, nos últimos dez, ficou em 11,5. Com a alta recente da Bolsa, o indicador chegou a bater 11,5, ou seja, voltou para a média.
Por que não estou investindo na Bolsa
Eu, particularmente, não pretendo investir na Bolsa nos próximos meses, mas apenas porque já tenho uma parte considerável do meu patrimônio em ações. Colocando mais dinheiro, eu aumentaria o risco médio de toda a minha carteira, e não quero isso no momento.
O dinheiro que ganho eu tenho deixado em aplicações de baixo risco com liquidez diária, e só pretendo tirar para investir na Bolsa se houver uma queda nos próximos meses.
Mas, se eu ainda não tivesse montado minhas posições em Bolsa, não deixaria de investir agora, pois existiria o risco de o capital estrangeiro demorar muito para sair do mercado brasileiro, mantendo uma trajetória de alta por um tempo mais prolongado.
Nesse caso, eu faria exatamente o mesmo que fiz quando estava aumentando minha posição na Bolsa, nos últimos anos: faria aportes mensais (ou semanais) com o objetivo de diluir o risco ao longo do tempo.
Com essa estratégia, quando as ações caem, você ainda tem dinheiro para fazer aportes e aproveitar o preço mais baixo. Se elas sobem, você fica feliz do mesmo jeito, pois o seu patrimônio está aumentando.
Só invista se conhecer os riscos
Nada do que eu escrevi aqui é uma recomendação de compra ou de venda de qualquer ativo. Eu apenas compartilho a minha estratégia, que, por sinal, está sujeita a erros.
A Bolsa é um investimento de alto risco, no qual é possível perder 100% do capital aplicado (ou até mais, se for em operações com derivativos, que eu não faço).
Não existem certezas em qualquer expectativa ou projeção sobre o mercado de ações. Só invista se estiver 100% ciente dos riscos.
Alguma dúvida?
Tem alguma dúvida sobre investimentos? Me siga no Instagram e envie uma mensagem por lá. Sua pergunta poderá ser respondida nesta coluna.
Opinião
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 hora atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro