As ações da Oracle despencam quase 13% hoje, derrubando também outras empresas de tecnologia. O tombo veio depois que a companhia apresentou previsões fracas e mostrou que seus altos gastos com inteligência artificial ainda não trazem retorno claro.
O que aconteceu
Os temores sobre a alta da inteligência artificial voltaram à tona com a queda dos papéis da Oracle. Parceira da OpenAI na área de computação em nuvem, a Oracle tenta ganhar espaço no mercado de infraestrutura para IA. A empresa firmou neste ano um megacontrato avaliado em US$ 300 bilhões com a criadora do ChatGPT. Mas essa aposta também aumentou a pressão: o mercado teme que o Google esteja avançando mais rápido que a OpenAI, o que afeta diretamente a Oracle.
Outro ponto que preocupou investidores é o aumento do endividamento. A Oracle tem recorrido a dívidas para financiar sua expansão em IA — movimento que também ganhou força entre outras gigantes do setor, como Meta e Amazon, que emitiram dezenas de bilhões de dólares em títulos recentemente. Para executivos de tecnologia, esses gastos são estratégicos e necessários para uma tecnologia que deve transformar a produtividade das empresas. Segundo eles, o risco maior seria investir pouco, não gastar demais.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 dia atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro