1 ano atrás 98

Arqueólogos encontram ruína de comunidade cristã perdida no Oriente Médio

Instalações foram abandonadas após o surgimento do islamismo. Apesar de atualmente não ser uma religião associada ao Oriente Médio, o cristianismo esteve presente na região com a Igreja Nestoriana, também conhecida como Igreja do Oriente, até que a população local passou a se converter ao islamismo, abandonando os templos até então utilizados.

Essa é a primeira evidência física da Igreja Nestoriana encontrada no Bahrein, e [a descoberta] fornece um conhecimento fascinante sobre como as pessoas viviam, trabalhavam e faziam seus cultos Professor Timothy Insoll, um dos responsáveis pelo estudo

Trabalhos foram concentrados sob um monte localizado em um cemitério do povoado, no qual encontraram um grande edifício com oito cômodos. Entre os cômodos estão três salas de estar, cozinha, um escritório e uma instalação semelhante a uma sala de jantar. De acordo com os arqueólogos, as paredes do local eram de pedra e rebocadas por dentro e o piso era feito de gesso.

Segundo os arqueólogos, a construção original está provavelmente vinculada à Meshmahig, bispo da diocese da qual a vila de Samaheej fazia parte. Registros históricos indicam que a relação entre Meshmahig e as autoridades centrais da igreja passou por desafios. Um bispo local teria sido excomungado no ano de 410 e, em meados do século 7, outro bispo teria sido condenado por "desafiar a unidade da Igreja".

Mesquita foi construída no local. A mesquita Sh. Malik foi erguida em cima das instalações cristãs. A sobreposição das construções teria ajudado a preservar o edifício descoberto pelos pesquisadores.

Descoberta reforça a presença do cristianismo no Oriente Médio. Até o estudo publicado, outros poucos edifícios cristãos haviam sido encontrados em regiões remotas do Irã, do Kuwait, dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita. O edifício em Samaheej, porém, indica a presença do cristianismo em um local habitado.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro