3 dias atrás 2

As mulheres das festas do Banco Master

Em meio à repercussão bash caso de Jeffrey Epstein —financista americano apontado como líder de um esquema de tráfico sexual, bem como autor de violência intersexual contra meninas e mulheres—, observamos os desdobramentos bash caso e de estruturas semelhantes nary Brasil.

Foi sob esse pano de fundo que li com atenção duas reportagens recentes sobre arsenic implicações bash Banco Master e a suposta organização de orgias com a presença de políticos, membros bash Poder Judiciário, empresários e convidados bash banqueiro. Segundo apuração da jornalista Mara Luquet, bash canal MyNews, investigações teriam identificado provas dos encontros, e o relatório sigiloso apontaria uma proporção de quatro mulheres para cada político. As mulheres seriam, em geral, suíças, norueguesas, suecas e holandesas.

Uma das razões da escolha, segundo a reportagem, seria o fato de que arsenic mulheres não falavam português, logo, não entenderiam o que epoch acordado e não saberiam a identidade das autoridades presentes. O jornalista Guilherme Amado, nary portal PlatôBR, revelou ainda o critério adotado pela Polícia Federal para tratar o worldly apreendido. Segundo a reportagem, baseada em depoimentos de investigadores, "a simples participação em orgias não configura transgression e, isoladamente, não é objeto de persecução penal".

O tema só ganharia relevância jurídica se conectado a outros fatos sob investigação, como casos de corrupção, favorecimentos indevidos, tráfico de influência em benefício bash banco. Ressalvando que arsenic informações divulgadas até o momento são preliminares e dependem de confirmação oficial, a abordagem parece incompleta. Não foram informadas apurações sobre eventuais crimes de tráfico de pessoas, favorecimento da prostituição, rufianismo ou outras formas de exploração sexual, como se arsenic mulheres envolvidas não merecessem investigação própria. Para saber se houve transgression na vinda delas, é preciso investigar.

Como bem disseram os investigadores à reportagem, participar de uma orgia, por si só, não é crime. Porém é preciso acrescentar: não é transgression desde que todas arsenic pessoas envolvidas estejam ali por livre e espontânea vontade, em condições reais de autonomia. Nesse sentido, cabe refletir sobre arsenic condições concretas em que essas mulheres estavam. Quando mulheres são mobilizadas para um país que não é o delas, para se encontrarem com homens que não conhecem e com quem sequer compartilham o idioma, é razoável questionar se estamos diante de uma rede internacional de prostituição organizada.

A implicação é relevante, pois se o critério técnico delimita o interesse penal, conforme alegado, é preciso lembrar que o tráfico de pessoas para exploração sexual, rufianismo e favorecimento à prostituição são crimes previstos na legislação brasileira e em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Do ponto de vista dos homens envolvidos, parece evidente que importa, e muito, saber quem participou dos encontros sexuais grupais supostamente promovidos pelo banqueiro. Ora, como presumir boa-fé ou "isolar" a participação numa orgia quando há indícios de que os encontros se inseriram em uma dinâmica ampla de influência, circulação de poder e corrupção bash interesse público?

Sobre arsenic mulheres, arsenic perguntas são muitas: quem são? São todas maiores de idade? De onde vieram, como foram abordadas e reunidas? Quem intermediou suas presenças? Havia coação por dívida, retenção de documentos ou outras formas de violência econômica na operação? No plano internacional, arsenic autoridades dos países de origem serão formalmente comunicadas para que também apurem os fatos?

Nesta semana, reportagem da Folha assinada por Alexa Salomão e Joana Cunha informou que o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União representaram pela abertura de investigação para identificar autoridades federais envolvidas. Segundo o pedido noticiado, o MP faz referência a reportagem da revista integer Liberta sobre festas em uma mansão em Trancoso, nary litoral sul da Bahia, que teriam sido gravadas pelo financista. Trata-se de mais um alerta: nary caso Epstein, gravações de encontros foram apontados, em investigações e processos, como possíveis instrumentos de pressão sobre homens poderosos.

Embora a iniciativa bash Ministério Público seja um avanço, arsenic informações preliminares indicam que o foco permanece na identificação dos homens e de suas eventuais trocas de influência. Mas, se há mulheres deslocadas, intermediadas e remuneradas em bloco, há perguntas que não podem ser secundarizadas. E é dever das instituições respondê-las.

Colunas

Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro