3 horas atrás 1

Aviões militares norte-americanos chegarão 'em breve' à Groenlândia

Exercícios já estavam previstos e acontecem em meio à pressão de Trump para comprar a ilha. Norad diz que operação foi coordenada com a Dinamarca e a Groenlândia.


  • Aviões militares norte-americanos devem chegar "em breve" à Groenlândia, informou o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad).

  • O anúncio ocorre em meio à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para comprar a Groenlândia, território da Dinamarca no Ártico.

  • Os aviões devem pousar "em breve", na base aérea de Pituffik, no oeste da ilha.

  • O Norad destacou que realiza, de forma rotineira, operações em defesa da América do Norte.

 Europa faz reunião de emergência sobre tarifaço de Donald Trump

A crise da Groenlândia: Europa faz reunião de emergência sobre tarifaço de Donald Trump

Aviões do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) devem chegar "em breve" a uma base militar na Groenlândia para realizar "atividades planejadas há muito tempo", informou nesta segunda-feira (19) a organização binacional, formada por Estados Unidos e Canadá.

O anúncio ocorre em meio à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para comprar a Groenlândia, território da Dinamarca no Ártico, considerado estratégico e com grandes reservas de minerais.

"Esta atividade foi coordenada com o reino da Dinamarca e todas as forças de apoio operam com as autorizações diplomáticas necessárias. O governo da Groenlândia também foi informado sobre as atividades previstas", ressaltou o Norad.

Os aviões devem pousar "em breve", na base aérea de Pituffik, no oeste da ilha. "Eles darão suporte a atividades do Norad planejadas há muito tempo, com base na cooperação de defesa duradoura entre os Estados Unidos e o Canadá, e o reino da Dinamarca", informou o Comando.

Procurada pela AFP, a organização não informou quantos aviões serão enviados nem o tipo de atividade.

O Norad destacou que realiza, de forma rotineira, operações em defesa da América do Norte.

Moradores da Groenlândia fazem protesto contra os EUA, em 15 de março de 2025 — Foto: Christian Klindt Soelbeck/Ritzau Scanpix/via REUTERS

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro