3 horas atrás 3

Aviões militares russos são detectados no Alasca

Em resposta, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte mobilizou dois caças F-16, dois F-35, uma aeronave de vigilância E-3 e quatro aviões-tanque KC-135.


Tu - 95 — Foto: Forças de Autodefesa do Japão/Divulgação via REUTERS

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (North American Aerospace Defense Command – NORAD) afirmou nesta quinta-feira (19) que detectou e monitorou diversas aeronaves militares russas operando na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca (ADIZ), área de monitoramento que antecede o espaço aéreo soberano dos Estados Unidos.

De acordo com o comunicado, foram identificados dois bombardeiros estratégicos Tu-95, dois caças Su-35 e uma aeronave de alerta aéreo antecipado A-50. As aeronaves atuavam ao largo do Alasca, dentro da ADIZ, mas permaneceram em espaço aéreo internacional.

Em resposta, o NORAD mobilizou dois caças F-16, dois F-35, uma aeronave de vigilância E-3 e quatro aviões-tanque KC-135. A missão foi interceptar, identificar positivamente e escoltar os aviões russos.

Segundo o comando conjunto dos Estados Unidos e do Canadá, as aeronaves russas não chegaram a entrar no espaço aéreo soberano de nenhum dos dois países. Os aviões foram acompanhados até deixarem a zona de identificação de defesa aérea do Alasca.

O NORAD reforçou que operações desse tipo são monitoradas de forma rotineira e fazem parte das atividades regulares de vigilância e defesa aérea na região.

  • Veja os vídeos em alta do g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro