6 dias atrás 1

Banco Central lança portabilidade de crédito no Open Finance

Portabilidade de crédito por meio do Open Finance será mais rápida. Com as regras, o Banco Central diz que a troca de informações será feita de forma segura, ágil, padronizada e digital. O objetivo é permitir que os clientes tenham acesso às oportunidades oferecidas por mais instituições financeiras na hora de tomar crédito. Segundo o Banco Central, a transferência do crédito deverá ocorrer em até três dias úteis, ante os cinco dias úteis que esse processo toma no modelo normal fora do Open Finance.

Como todo o processo vai ser digital e vai ser no app do banco, isso deve eliminar boa parte dos erros que a gente verificava. Ao mesmo tempo, a gente reduziu o prazo do processo, no caso do Open Finance, para três dias úteis, tendo em vista que todo ele é digitalizado. Gilneu Vivan, diretor de Regulação do Banco Central

Portabilidade do crédito pelo Open Finance será por etapas. A novidade começa pelas operações sem garantia e sem consignação, como empréstimos pessoais, que estão na fase de testes e estarão disponíveis para o público em fevereiro. Na sequência, será permitida a transferência de créditos consignado, especificamente o crédito ao servidor público federal, que estará disponível para o público em novembro do ano que vem. As demais modalidades virão na sequência. A resolução entra em vigor imediatamente, havendo período inicial em que as instituições financeiras realizarão testes de forma restrita.

Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros levarem suas informações das suas instituições de relacionamento para outras. O sistema permite que clientes possam movimentar suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco onde tem sua conta ou outro serviço contratado, de forma segura, ágil e conveniente.

Novas regras para nomes das instituições financeiras

Novas regras regulam a nomenclatura e a forma de apresentação ao público das instituições autorizadas a funcionar no mercado. As regras definem como bancos, instituições de pagamento e outras empresas financeiras podem usar suas marcas e logos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro