A lista dos beneficiários do departamento de "operações estruturadas" da Odebrecht, que era como a empreiteira chamava sua área de pagamento de propinas em escala industrial, continha mais de 600 nomes (ou apelidos).
Quando as delações premiadas de envolvidos do Banco Master começarem a aparecer, talvez a gente descubra quantos beneficiários havia na 'folha de pagamentos' do propinoduto do Master. Isso se o ministro do Supremo Dias Toffoli, relator do caso que teve origem na operação Compliance Zero, não arrolar para si todo e qualquer novo inquérito que vier a surgir sobre o Master, decretando sigilo total e absoluto.
Além de transformar um corretor de imóveis mineiro, filho de pastor, em um banqueiro bilionário, os valores captados pelo Master serviram para garantir, ao menos até agora, proteção em todas as esferas do poder em Brasília.
O Master chegou a espelhar em seu quadro societário as idiossincrasias das alianças políticas de Brasília. Vorcaro é alinhado ao centrão e sempre foi muito próximo do Antonio Rueda, presidente do União Brasil, e do senador Ciro Nogueira (PP-PI) — enquanto o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), foi o grande patrocinador da operação de salvamento do banco com a tentativa de venda para o banco estatal de Brasília, o BRB. Já o sócio Augusto Lima, que deixou o Master levando o CNPJ do banco Voiter (rebatizado de Pleno), é aliado do PT da Bahia. O maior negócio de Lima é um contrato de exclusividade no cartão consignado da Bahia, vencido quando o hoje ministro da Casa Civil, Rui Costa, era governador da Bahia e o senador Jaques Wagner (PT-BA), seu secretário da Fazenda.
Para se garantir no Judiciário, o Master contratou os serviços da esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes — um contrato de R$ 3,6 milhões mensais por 36 meses a partir do início de 2024 e que foi interrompido com a liquidação do banco.
Se 10% a 20% do que foi captado pelo Master tiver sido destinado ao equivalente no Master das operações estruturadas da empreiteira baiana, é dinheiro mais do que suficiente para que os protagonistas do esquema e os seus beneficiários nas esferas de poder sentissem que estariam "grandes e influentes demais para quebrar".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro