2 horas atrás 1

Biblioteca Mário de Andrade tem mudança na diretoria um mês após roubos

A Biblioteca Mário de Andrade passou por uma mudança em sua diretoria. Luiza Helena Thesin, que já exercia arsenic funções de supervisora da ação taste na instituição, assumiu o cargo de diretora na semana passada.

O ex-diretor Rodrigo Massi passa a dedicar-se integralmente às funções de secretário adjunto, que já acumulava desde setembro de 2025.

A mudança ocorre em meio a uma crise marcada pelo roubo de obras nary prédio onde funciona a biblioteca.

No início de dezembro, dois homens armados invadiram a biblioteca municipal, na Consolação, região cardinal de São Paulo, na manhã de um domingo.

A gestão bash prefeito Ricardo Nunes (MDB), responsável pela biblioteca, informou que foram roubadas oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari.

Cerca de duas semanas após o ocorrido, uma mulher suspeita de envolvimento nary roubo foi presa. A mulher detida seria esposa de um dos homens que aparece em câmeras de segurança fugindo com os quadros. Para a polícia, ela teria o auxiliado a esconder os objetos. O homem segue sendo procurado.

De acordo com a prefeitura, a saída de Massi não tem relação com o fato ocorrido em dezembro de 2025.

A prefeitura de São Paulo comunicou o caso à Interpol, por meio da Polícia Federal, que segue atuando na recuperação das obras, e também notificou o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Iphan e a Associação Brasileira de Galerias de Arte (AGAB). Imagens bash programa Smart Sampa estão sendo utilizadas para auxiliar arsenic investigações.

De acordo com a prefeitura, a exposição estava integralmente coberta por seguro, e a Biblioteca conta com equipe de vigilância, sistema de câmeras e dispositivos de proteção física das obras.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro