1 dia atrás 2

Bill e Hillary Clinton concordam em depor no caso Epstein

"O ex-presidente e a ex-secretária de Estado estarão lá. Eles esperam estabelecer um precedente que se aplique a todos", disse Angel Ureña em uma publicação no X.
"Apesar de tudo o que precisa ser feito para ajudar o país, o senhor está prestes a paralisar o Congresso para perseguir um processo raramente utilizado, literalmente projetado para resultar em nossa prisão. Este não é o caminho para tirar os EUA de seus males, e nós nos defenderemos vigorosamente", afirmaram.

Em reação ao pronunciamento dos Clinton, parlamentares do Partido Republicano decidiram iniciar processos por desacato ao Congresso contra eles. O "desacato ao Congresso" é um mecanismo legal para punir alguém que se recusa a cumprir uma convocação para depoimento, que pode resultar em multa e condenação de até um ano de prisão.

O casal mudou de ideia sobre depor dias antes de uma votação prevista sobre o processo. Segundo o jornal The New York Times, os advogados do casal enviaram um e-mail ao presidente do comitê nesta segunda-feira (2) confirmando a presença para depoimento e pedindo que a votação fosse cancelada.

O jornal americano vê a ida do casal ao comitê como uma vitória para Comer, que conseguiu desviar o foco da investigação do comitê sobre a ligação de Epstein com o presidente dos EUA, Donald Trump.

O republicano é mencionado diversas vezes nos arquivos do caso e chegou a aparecer em fotos com o milionário. Arquivos revelados no fim do ano passado mostram um e-mail enviado por Epstein a Wolff, em janeiro de 2019. Na mensagem, o milionário diz que Trump “sabia” sobre as “garotas”.

“Eu não só não era amigo de Jeffrey Epstein como, com base em informações que acabam de ser divulgadas pelo Departamento de Justiça, Epstein e um ‘autor’ mentiroso e canalha chamado Michael Wolff conspiraram para me prejudicar e/ou prejudicar minha Presidência".

Imagens de Bill Clinton e Epstein

Ex-presidente dos EUA Bill Clinton ao lado de Jeffrey Epstein. — Foto: Reuters

Nas imagens, é possível ver que Epstein e o ex-presidente se encontraram em diferentes ocasiões.

Segundo o The New York Times, em uma das imagens, Clinton aparece em uma banheira de hidromassagem ao lado de uma pessoa com o rosto borrado. Em outra, o ex-presidente está em um avião ao lado de uma mulher, também com o rosto borrado, usando camisola.

Já em outro registro, Clinton aparece abraçado com Epstein durante um jantar sofisticado, de acordo com informações do Wall Street Journal. O contexto desses encontros ainda é incerto.

Ainda segundo o jornal, o porta-voz de Clinton afirmou que o ex-presidente rompeu relações com Epstein muito antes de os crimes virem à tona.

"Eles podem divulgar quantas fotos de mais de 20 anos quiserem, mas isso não é sobre Bill Clinton", disse o porta-voz Angel Ureña na época.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro