1 ano atrás 46

Bitcoin salta para máxima em quase 18 meses com aumento da especulação sobre ETF

Bitcoin salta para máxima em quase 18 meses com aumento da especulação sobre ETF © Reuters. Representação física de bitcoins 24/10/2023 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

Por Tom Wilson e Tom Westbrook

LONDRES/SINGAPURA (Reuters) - O disparava nesta terça-feira, tendo alcançado o valor mais alto em quase um ano e meio, diante da crescente especulação de que um fundo de índice (ETF) de bitcoin é iminente.

Na véspera, o bitcoin subiu 10%, no melhor dia em quase um ano.

A expectativa é que qualquer aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) de um ETF de bitcoin alimentará a demanda.

Um ETF de bitcoin à vista possibilitaria o acesso de investidores antes desconfiados sobre criptomoedas ao ativo por meios tradicionais, dando início a uma nova onda de capital para o setor.

"O valor de...qualquer ativo, basicamente, é a quantidade de pessoas que o utilizam", disse Steen Jakobsen, diretor de investimentos do Saxo. "Portanto, o ETF criaria um grande público e aumentaria a liquidez."

O bitcoin, um ativo volátil cujo preço dobrou até agora neste ano, subia 9,6%, a 34.578 dólares.

Ações de empresas ligadas ao setor de criptomoedas, como a Coinbase (NASDAQ:) e a MicroStrategy (NASDAQ:), subiam no pré-mercado.

A BlackRock (NYSE:) está entre as várias grandes empresas financeiras dos EUA com pedidos pendentes de ETFs de bitcoin.

A especulação sobre uma provável aprovação foi alimentada pela listagem do ETF iShares, da BlackRock, no site da câmara de compensação DTCC. Não ficou claro quando ou por que o ETF iShares foi adicionado à lista da DTCC. A DTCC e a BlackRock não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

A expectativa também cresceu depois de reportagens neste mês, inclusive da Reuters, de que a SEC não recorrerá de uma decisão judicial de que errou ao rejeitar um pedido de ETF da empresa de ativos digitais Grayscale Investments.

Na semana passada, a BlackRock negou uma reportagem equivocada de que seu ETF havia sido aprovado.

(Reportagem de Tom Wilson e Elizabeth Howcroft em Londres, Tom Westbrook e Rae Wee em Cingapura, e Brigid Riley em Tóquio)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro