11 meses atrás 19

“BR dos Rios” será entregue no fim do ano, diz secretária de Portos

ANUNCIE AQUI!

“BR dos Rios” será entregue no fim do ano, diz secretária de Portos © Reuters. “BR dos Rios” será entregue no fim do ano, diz secretária de Portos

A secretária nacional de portos e transportes aquaviários, Mariana Pescatori, disse nesta 3ª feira (17.out.2023) que o projeto de regulamentação e incentivo ao transporte aquaviário apelidado de “BR dos Rios” deve ser finalizado até o final de 2023.

O projeto tem como objetivo incentivar a navegação em rios, reduzir a dependência do modal rodoviário e diminuir o custo de fretes com caminhões. Seu nome faz referência ao “BR do Mar”, sancionado em janeiro de 2022 para aumentar a navegação entre portos ao longo da costa brasileira.

Em conversa com o Poder360, Pescatori afirmou que o ministério está trabalhando em conjunto com a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para definir a estruturação e as linhas estratégicas do programa.

Apesar de estar liderando o projeto dentro da secretaria, Pescatori disse que o “BR dos Rios” deverá ficar sob a responsabilidade da futura secretaria nacional de hidrovias. O novo departamento é um desejo do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que tem o desenvolvimento do transporte aquaviário como a maior prioridade na sua gestão.

Pescatori disse ao jornal digital que o Costa Filho já entregou uma proposição ao ministério da Gestão e Inovação para permitir a criação da nova secretaria. A previsão é que o trâmite seja concluído até o final do ano.

A secretaria de Portos afirmou que a sua prioridade é o desenvolvimento do projeto “Navegue Simples”, que tem como objetivo a simplificação e desburocratização do setor portuário e aquaviário, principalmente em relação à assinatura de outorgas e prorrogações contratuais.

Pescatori declarou que pretende integrar a Antaq, o ministério e o TCU (Tribunal de Contas da União) em uma pauta única que viabilize a aceleração e simplificação desses processos.

“Acho que a grande entrega que a gente está tocando é o Navegue Simples. Estamos pensando no que pode ser melhorado em termos de procedimento e regulação para que a gente possa rdduzir os prazos para que as outorgas sejam efetivamente realizadas e para que a gente consiga integrar a Antaq, o TCU e o ministério numa pauta que de celeridade nessas assinaturas”, disse Pescatori.

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro