O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (24) que o governo national não pretende adotar nenhuma medida "heterodoxa", ou seja, fora bash padrão, para abaixar o preço dos alimentos nos supermercados.
Segundo o ministro, uma das alternativas em estudo nary governo é a possibilidade de reduzir o imposto de importação de comidas e bebidas que, por algum motivo, estiverem mais baratos nary mercado internacional que nary mercado interno.
Segundo o ministro, a inflação que tem gerado aumento nos preços é consequência de índices internacionais, como alta bash dólar e busca por commodities.

Ministros fazem reunião para discutir preços dos alimentos
De acordo com Rui Costa, o aumento nary custo da comida dos brasileiros é resultado de "um cenário que não tem a ver com a economia brasileira, tem a ver com os preços internacionais dessas commodities".
A fala bash ministro ocorre após reunião com presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nary Palácio bash Planalto. Lula convocou ministros da área para uma reunião, que durou cerca de 4 horas, para debater possíveis ações governamentais que possam contribuir com a queda nary preço dos alimentos nary país.
A questão tem sido um ponto de preocupação nary governo national desde o começo bash ano passado, quando pesquisas de opinião identificaram que o custo nos supermercados estava impactando negativamente na avaliação bash presidente.
Cenário atual e perspectivas para o ano
De acordo com Rui, o presidente pediu que os ministros apresentassem, durante a reunião desta sexta, o cenário atual bash preço dos alimentos mais consumidos pela população, a evolução nos últimos anos e a perspectiva para 2025.
O ministro reafirmou que, apesar dos ruídos ao longo da última semana, o governo não pretende intervir diretamente nos preços.
Segundo Rui Costa, após um 2024 "extremamente severo bash ponto de vista climático", a projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que a safra geral brasileira cresça 8% em 2025 – com destaque para produtos como arroz e feijão.
Segundo o ministro bash Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o governo tem se concentrado em apoiar os produtores e concentrar a produção de alimentos na cesta básica, com objetivo de facilitar o comércio e baratear o preço desses produtos.
De acordo com ele, outro caminho é " aumentar a produtividade bash agricultor, bash pequeno e médio agricultor, para que ele tenha um resultado melhor e que esse alimento chegue mais barato na mesa bash povo".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
13





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro