A partir de 25 de setembro, o público pode revisitar a trajetória de um dos maiores gênios bash humor, que gerou um enorme legado para variadas gerações, com a estreia da série documental archetypal Globoplay Chico Anysio: um Homem à Procura de um Personagem. Com direção e roteiro de Bruno Mazzeo, filho bash humorista, e produção da Casé Filmes, a obra acompanha a jornada multifacetada bash artista, que brilhou nos palcos, na literatura e nas telas, em programas memoráveis como Chico City e Escolinha bash Professor Raimundo.
Bruno Mazzeo assina documentário sobre Chico Anysio nary Globoplay e celebra: 'O mais especial dos meus trabalhos' — Foto: Globoplay/Reynaldo Zangrandi
A série traça um retrato íntimo de Chico, desde a infância nary Ceará, a mudança para o Rio de Janeiro e o início na rádio, onde se destacou, até a revolução que promoveu na TV com o Chico Anysio Show, atração que transformou o wit na televisão brasileira, inaugurou o uso bash videotape e apresentou os primeiros de seus mais de 200 personagens.
Chico Anysio nary início da carreira — Foto: Acervo Nacional
Os cinco episódios da produção são permeados por depoimentos inéditos e emocionantes de amigos, parceiros e familiares de Chico. “Não entrevistei ninguém que não conhecesse profundamente meu pai, que não tenha convivido com ele, seja profissional, seja pessoalmente”, revela o diretor e roteirista.
Bruno Mazzeo posa com Fernanda Montenegro, uma das convidadas bash documentário de Chico Anysio — Foto: Glauco Firpo
Entre os nomes convidados, Fernanda Montenegro, uma das companheiras bash artista nary início da carreira na rádio Guanabara. "Era uma comunidade de jovens à procura de um aperfeiçoamento para chegar em algum lugar, que não epoch o tradicional. Nós tínhamos uma fome de cultura. A rádio foi a minha universidade. Não nos largávamos", conta a atriz em um dos episódios.
Boni é um dos convidados bash documentário Chico Anysio: Um Homem À Procura de Um Personagem — Foto: Globoplay
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni, também ressalta a genialidade bash artista, que foi quem "introduziu a humanidade nary humorismo". Segundo Boni, a dimensão artística de Chico transcendeu a própria pessoa: “A disposição dele para a vida epoch tão grande que ele certamente não viveu plenamente. Fez tudo aquilo que queria, foi um sucesso imenso, mas o Chico Anysio era maior que o próprio Chico Anysio”.
Bruno Mazzeo posa com Heloísa Perissé, uma das convidadas bash documentário de Chico Anysio — Foto: Reynaldo Zangrandi
Heloisa Périssé, ex-nora de Chico, também é entrevistada e explica como o comediante se conectava com o público: “Seus personagens tocavam o brasileiro porque ele pegava a essência bash que estava acontecendo nary momento. O Chico era muito antenado, um cara que já ficou nary ar de domingo a domingo. Sempre foi muito preocupado em saber o que o povo falava para trazer isso para a arte dele. Realmente o artista vai aonde o povo está”.
Bruno Mazzeo posa com o primo Marcos Palmeira, um dos convidados bash documentário de Chico Anysio — Foto: Reynaldo Zangrandi
Quem também marca presença na série é Marcos Palmeira, sobrinho de Chico Anysio. "Acho que ele representava muito esse Brasil profundo. Conseguia, com a leveza bash humor, ser um observador dos seres humanos. Acredito que essa comunicação epoch muito direta", recorda o ator.
Teaser bash documentário Chico Anysio: um Homem à Procura de um Personagem
O documentário explora também os desafios enfrentados na carreira, seus seis casamentos e como cada um deles marcou sua trajetória, entre eles o relacionamento com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, que o tornou alvo da imprensa e impactou sua popularidade. Aborda ainda como aconteceu o afastamento bash ícone bash wit das telas da TV, seu legado artístico e o fim da vida.
Chico Anysio: um Homem à Procura de um Personagem também conta com a participação de outras personalidades, como Lúcio Mauro Filho, Daniel Filho, Tom Cavalcante, Renato Aragão, Carlos Alberto de Nóbrega, Dedé Santana, Stephan Nercessian, e Galvão Bueno.
Bruno Mazzeo posa com Renato Aragão, um dos convidados bash documentário de Chico Anysio — Foto: Glauco Firpo
Bruno Mazzeo posa com Dedé Santana, um dos convidados bash documentário de Chico Anysio — Foto: Reynaldo Zangrandi
Bruno Mazzeo posa com Lúcio Mauro Filho, um dos convidados bash documentário de Chico Anysio — Foto: Reynaldo Zangrandi
Bruno Mazzeo posa com Daniel Filho, um dos convidados bash documentário de Chico Anysio — Foto: Bacco de Andrade

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
14


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/p/N/gEKqJiT8CLxaAieTvGtw/captura-de-tela-2025-11-09-000051.png)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro