1 ano atrás 57

Cadáver sumiu por 50 anos: o caso misterioso da mulher de 2,41 metros

Morte e mistério

Em abril de 1922, Jane morreu, aos 26 anos. Em sua certidão de óbito, foram listados gigantismo e hipopituitarismo, caracterizado pela produção excessiva de hormônios pela hipófise.

O caixão de Jane foi feito sob medida, mas enterrado vazio. Para que pudesse ser enterrada, a jovem precisou de um caixão de 2,5 metros. Segundo o Guinness, o caixão especial foi trancado na igreja local na véspera do funeral da jovem. O corpo de Jane, porém, não estava dentro dele.

Corpo de Jane foi encontrado na universidade local. Quase 50 anos depois da morte de Jane, em 1971, o Guinness Book divulgou quem seria a mulher mais alta do mundo: "gigante acromegálica não identificada, que faleceu em Birmingham em 1921, com aproximadamente 24 anos". De acordo com o registro do livro, a mulher teria atingido a marca de 2,40 metros. Com o texto, foi divulgada uma imagem do esqueleto, exposto no museu de anatomia da Universidade de Medicina de Birmingham. Uma nota incluída no final do livro afirmava: "A pesquisa mais recente indica que ela morreu em 1922."

As características do registro do Guinness, como o local, a data e a idade da mulher, revelaram que o corpo divulgado era o de Jane. Ao ser questionada sobre como havia conseguido o corpo de Jane, a universidade se recusou a prestar esclarecimentos. Ao Daily Mirror em 1972, o porta-voz da universidade teria declarado que "não há razão para supor que tenhamos conseguido o corpo por qualquer outro método que não seja o apropriado". A universidade, então, passou a proibir fotografias do esqueleto e a recusar novas entrevistas.

Também em 1972, uma entrevista sobre o caso de Jane foi veiculada na TV. Nela, uma mulher conhecida como Sra. Booth, que conhecia Jane por seus serviços como babá, explicou que os colegas que levaram o caixão de Jane na cerimônia teriam pontuado que o corpo da jovem não estaria dentro do caixão, dado o peso. "Estava muito mais leve do que eles estavam esperando", declarou. Sra. Booth também disse que o fato de a igreja ter sido trancada após receber o caixão de Jane era um detalhe estranho, já que as portas do local permaneciam abertas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro