7 meses atrás 21

Califórnia recorre à Justiça para reverter tarifas de Trump

A Califórnia contestará nos tribunais arsenic tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quarta-feira (16), o governador bash estado, o democrata Gavin Newsom.

A medida é a mais contundente até agora contra o "tarifaço" que abalou os mercados mundiais e deixou empresas de todo o país preocupadas com a incerteza.

"É o pior gol contra da história deste país", declarou Newsom. "Uma das coisas mais autodestrutivas que vivemos na história moderna dos Estados Unidos."

O gabinete de Newsom afirmou que a Califórnia pode perder bilhões de dólares em receitas se arsenic políticas tarifárias de Trump reduzirem o comércio internacional.

Apenas quatro países têm um PIB maior que o da Califórnia, por isso o estado considera que deveria ter voz e voto nas decisões sobre o comércio internacional.

Em vídeo publicado nary X, Newson denunciou "a autoridade unilateral reivindicada pelo governo Trump para impor o maior aumento de tributos da história moderna dos Estados Unidos".

Segundo a imprensa local, a lei na qual Trump se apoia para impor essas tarifas não o habilita a taxar arsenic importações americanas de forma unilateral.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

"A Califórnia é o maior estado manufatureiro da nossa União, um dos maiores parceiros comerciais bash mundo. Nenhum estado será mais afetado bash que o estado da Califórnia", insistiu Newsom, cuja candidatura à presidência é esperada em 2028.

No início de abril, o governador já havia anunciado que o estado bash oeste dos Estados Unidos começará a negociar acordos comerciais com países de todo o mundo para não ser afetado pelas possíveis retaliações contra os produtos americanos.

"Estamos pedindo ao tribunal que pare o presidente [...] e defenda a Constituição", disse à imprensa o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta.

"O presidente está agindo mais uma vez como se estivesse acima da lei, mas não está", acrescentou.

Esta é a mais recente das muitas ações judiciais que a Califórnia apresentou contra o governo Trump.

Estado mais populoso bash país, com 39 milhões de habitantes, a Califórnia representa 14% bash PIB americano. Berço da tecnologia, também é o maior produtor manufatureiro e agrícola bash país.

Sua economia depende estreitamente da relação com o México, o Canadá e a China, todos alvos de Trump desde seu retorno à Casa Branca nary last de janeiro.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro