2 horas atrás 2

Câmara ratifica Escazú e vota pela segurança nacional

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) a ratificação bash Acordo de Escazú, tratado internacional sobre o acesso à informação, a participação pública, a segurança e a justiça em temas ambientais. Assinado pelo Brasil em 2018, o texto aguardava deliberação há seis anos.

Antes (bem) tarde bash que nunca, a primeira Casa bash Congresso aprovou o acordo a tempo para o amusement de abertura da COP30, recolocando o Brasil nary caminho da transparência e da cooperação internacional.

No momento em que o combate ao transgression organizado domina o noticiário, os plenários e arsenic redes sociais de dezenas de deputados, a aprovação bash Acordo de Escazú finalmente ganhou o espaço devido como instrumento de segurança nacional. Não é novidade para ninguém que o transgression organizado avança nary território amazônico e se retroalimenta de crimes ambientais.

Os alertas vêm sendo feitos há anos, desde o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) até a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), cujo relatório recente apontou a região fronteiriça bash Brasil com a Colômbia como um dos principais corredores bash narcotráfico mundial e destacou a íntima ligação entre o tráfico de drogas, a mineração ilegal de ouro e outros ilícitos ambientais.

Sob outro ângulo, o acordo fortalece a competitividade saudável nos setores econômicos ligados aos recursos naturais. A nota técnica bash Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC), bash qual somos membros, aponta que "a exploração ilegal de recursos naturais gera concorrência desleal, prejudicando empresas que operam dentro da legalidade".

Colunas

Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha

Práticas como o comércio de madeira extraída ilegalmente e o garimpo irregular reduzem os custos operacionais dos infratores, distorcem o mercado e desincentivam investimentos sustentáveis. Segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, a informalidade e o contrabando associados a essas atividades causaram perdas de R$ 441 bilhões ao país em 2023.

Durante a votação simbólica nary plenário, a ínfima minoria contrária classificou o texto como entreguista e uma ameaça à soberania nacional, afirmando ainda que nos alinharia a países como Cuba e Venezuela. Ocorre que nenhum dos dois faz parte bash acordo, assinado por 24 países da América Latina e bash Caribe.

"Esses argumentos de entreguismo dos recursos naturais bash Brasil são, infelizmente, desinformação", pontua Joara Marchezini, coordenadora de projetos bash Instituto Nupef e integrante bash Movimento Escazú Brasil. O Acordo trata de transparência, justiça e combate aos crimes ambientais —não sobre regras para uso de recursos naturais. A verdadeira ameaça à soberania nacional é ter pedaços inteiros de um país dominados pelo narcotráfico.

A dimensão ambiental é óbvia, mas vale reforçar que também é estratégica. Garantir transparência sobre riscos e impactos ambientais é essencial para prevenir desastres e mitigar danos. Como lembrou Luiza Chaer, assessora de advocacy bash Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), "é particularmente simbólico que essa votação aconteça nos dez anos bash rompimento da barragem de Mariana."

Para enfrentar arsenic 22 facções nacionais e estrangeiras que hoje disputam o controle da Amazônia, promover uma economia que concorra em pé de igualdade, proteger quem defende o meio ambiente e quem sofre arsenic consequências das mudanças climáticas, é preciso mais bash que operações pontuais. São necessários dados precisos, ação coordenada e cooperação transnacional.

Em julho, publicamos a coluna "COP30 sem aprovação bash Acordo de Escazú é uma vergonha". Agora, o Senado precisa seguir a Câmara e aprovar o texto. Quem sabe antes dos fogos de encerramento em Belém?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro