14 horas atrás 2

Câmera do Xiaomi 17 Pro Max supera a do 15 Ultra? Veja comparação

O Xiaomi 17 Pro Max chegou recentemente no mercado global e chamou atenção pelas especificações robustas. Ainda assim, desbancar o Xiaomi 15 Ultra no quesito fotografia não parece ser uma tarefa fácil, mesmo se tratando de um smartphone recente da mesma fabricante. Entre os destaques do 17 Pro Max está o conjunto triplo de câmeras de 50 megapixels (MP) com lentes fabricadas pela Leica, assim como a versão 15 Ultra. Porém, o modelo mais antigo conta com uma câmera periscópio de 200 MP, que eleva ainda mais o resultado das fotos.

Ambos os celulares apresentam características interessantes tanto na hora de captar imagens estáticas quanto na captação de vídeos. A seguir, descubra qual modelo vence em cada quesito. As considerações são feitas com base na ficha técnica, sem a experiência de testes ou de uso diário — fatores que afetam diretamente a experiência individual.

 Arte/TechTudo Veja o comparativo da câmera do Xiaomi 17 Pro Max e do Xiaomi 15 Ultra — Foto: Arte/TechTudo

Câmera do Xiaomi 17 Pro Max supera a do 15 Ultra? Veja comparação

No índice abaixo, você confere os tópicos abordados no comparativo.

  • Ficha técnica das câmeras
  • Sensor principal
  • Lentes adicionais
  • Abertura
  • Câmera frontal
  • Vídeo
  • Recursos extras de software
  • Quem tem a melhor câmera?

Ficha técnica das câmeras

  • Câmera principal de 50 MP com abertura de f/1.7;
  • Câmera ultrawide de 50 MP com abertura de f/2.6;
  • Câmera telefoto de 50 MP com abertura de f/2.4;
  • Câmera selfie de 50 MP com abertura de f/2.2.
  • Câmera principal de 50 MP e abertura de f/1,63;
  • Câmera periscópio de 200 MP e abertura de f/2.6;
  • Câmera telefoto de 50 MP e abertura de f/1.8;
  • Câmera ultrawide com 50 MP e abertura de f/2.2;
  • Câmera frontal com 32 MP e abertura de f/2.0.

O Xiaomi 17 Pro Max traz sensor Light Fusion 950L de 50 MP, com 1/1.28”, que ajuda bastante na hora de equilibrar a nitidez da imagem e o processamento automático, sem a necessidade do usuário mexer nas configurações. No caso do Xiaomi 15 Ultra, o conjunto foi pensado para dar mais qualidade profissional na hora das fotos, tanto que a aposta da fabricante está na lente Sony LYT-900, com cerca de 1 polegada, sensor significativamente maior — favorecendo captação de luz e preservação de detalhes em cenários complexos.

 Gisele Barros/TechTudo Câmera principal do Xiaomi 15 Ultra foi pensada para dar mais qualidade profissional na hora das fotos — Foto: Gisele Barros/TechTudo

Em outras palavras, enquanto o Xiaomi 17 Pro Max entrega fotos mais ágeis e com foco no pós-processamento computacional, o Xiaomi 15 Ultra depende menos de otimizações por ter uma capacidade de captação de luz maior, o que deve agradar os amantes de fotografia.

Qual é o melhor? O Xiaomi 15 Ultra vence, pois o sensor maior tende a captar mais luz e reter mais detalhes, principalmente em ambientes de baixa luminosidade.

Ambos os celulares da chinesa são equipados com lentes ultrawide de 50 MP. De um lado, há o Xiaomi 17 Pro Max, que mantém um conjunto equilibrado com ultrawide de 50 MP (f/2.6) e telefoto também de 50 MP (f/2.4). O aparelho oferece zoom óptico de 5x e estabilização óptica com sensor ISOCELL GN8, o que garante maior alcance sem precisar recorrer tanto ao zoom digital. Esse alcance óptico superior dá vantagens claras para quem busca fotos de longa distância, sem perder tanto a qualidade da imagem.

Xiaomi 17 Pro Max tem um conjunto equilibrado, com ultrawide de 50 MP (f/2.6) e telefoto também de 50 MP (f/2.4) — Foto: Reprodução/Xiaomi Xiaomi 17 Pro Max tem um conjunto equilibrado, com ultrawide de 50 MP (f/2.6) e telefoto também de 50 MP (f/2.4) — Foto: Reprodução/Xiaomi

O Xiaomi 15 Ultra, por sua vez, traz uma ultrawide de 50 MP (14 mm) com macro de 5 cm e duas câmeras telefotos: uma periscópica de 200 MP com zoom 4.3x (f/2.6, OIS), e uma telefoto de 50 MP (f/1.8, OIS) dedicada para retratos e fotos macro. Isso dá mais versatilidade ao conjunto ótico do 15 Ultra, mas com alcance óptico ligeiramente menor na periscópica comparado ao 5x do modelo mais novo.

Qual é o melhor? O Xiaomi 17 Pro Max vence, pois seu zoom óptico de 5x oferece maior alcance óptico direto e estabilizado.

Um ambiente bem iluminado é a chave para garantir fotos com cara de profissionais, porém, nem sempre a iluminação estará colaborando para isso e aí entra a abertura da lente. O Xiaomi 17 Pro Max traz abertura f/1.7 na principal, f/2.6 na ultrawide e f/2.4 na periscópica, além de f/2.2 na frontal. A abertura da câmera principal é suficiente para dar um bom desfoque natural, além de fazer uma boa leitura de luz noturna, mas as lentes auxiliares dependem mais do sensor e do software para compensar a — ausência de — luz em cenários muito escuros.

 Divulgação/Xiaomi Xiaomi 15 Ultra tem ótima abertura na câmera principal — Foto: Divulgação/Xiaomi

No Xiaomi 15 Ultra a abertura é ainda melhor na principal (f/1.63) e na telefoto macro (f/1.8), ambas com OIS. Isso faz com que o controle de desfoque saia mais natural, além de oferecer uma redução de ruídos mais limpa, sem depender tanto de IA. Mesmo que a periscópica de 200 MP tenha f/2.6 de abertura, ela é compensada pelo tamanho do sensor.

Qual é o melhor? O Xiaomi 15 Ultra vence, pois sua abertura principal e telefoto macro mais ampla favorecem alta captação de luz e profundidade de campo natural.

Na hora de garantir a selfie, o Xiaomi 17 Pro Max evolui de forma perceptível com 50 MP na câmera frontal e abertura f/2.2 com autofoco. Dessa forma, o celular entrega mais detalhes por captura e foco mais rápido, algo que dá segurança na hora de tirar tanto fotos de si, quanto em grupo, assim como gravar vídeos e fazer videochamadas sem se preocupar em sair de cena no meio da reunião. Ele ainda é capaz de gravar vídeos com qualidade 4K a 60 quadros por segundo (fps), usando a lente.

 Reprodução/Xiaomi Câmera frontal do Xiaomi 17 Pro Max se destaca; celular também permite fazer selfies com a câmera traseira — Foto: Reprodução/Xiaomi

O Xiaomi 15 Ultra traz 32 MP na frontal com abertura f/2.0, que é maior entrada de luz por pixel, mas sem autofoco e sem a evolução em resolução da nova geração. Portanto, embora tenha boa leitura de luz estática, perde em foco dinâmico e detalhamento bruto.

Qual é o melhor? O Xiaomi 17 Pro Max vence, pois sua câmera frontal entrega maior resolução, além de contar com autofoco, capturando mais detalhes e oferecendo maior estabilização na hora de capturar imagens.

Na hora de gravar vídeos o Xiaomi 17 Pro Max também sai na frente. O celular grava em 8K a 30 fps e 4K a 60 fps com HDR10+, além de ter OIS na câmera principal e na telefoto, ampliando possibilidade de takes diferentes na hora de produzir um conteúdo, sem perder a qualidade. É um conjunto pensado para quem procura um dispositivo que entregue um resultado profissional.

 Divulgação/Xiaomi Xiaomi 17 Pro Max oferece um bom conjunto para vídeos — Foto: Divulgação/Xiaomi

Do lado do Xiaomi 15 Ultra há a possibilidade de gravar vídeos em 4K até 120 fps com OIS e áudio espacial. Isso significa que os vídeos gravados com o celular favorecem mais fluidez em modos como slow motion. Segue sendo um excelente conjunto de fatores na hora de gravar vídeos, perdendo para seu irmão mais novo apenas pela falta da resolução em 8K.

Qual é o melhor? O Xiaomi 17 Pro Max vence, pois o 8K nativo dá margem maior de edição e recortes, preservando a qualidade final da gravação.

Recursos extras de software

O Xiaomi 17 Pro Max traz como principal destaque o suporte HDR10+ no conjunto wide e macro via ultrawide, além de um processamento de imagem que utiliza IA para ajustes automáticos. Para o modelo 15 Ultra, a Xiaomi apostou no modo Pro, RAW, captação de imagens em modo macro e estabilização óptica em mais lentes, com mais opções para quem gosta de tirar fotos com ajustes manuais.

 Reprodução/English Jagran Xiaomi 15 Ultra tem mais opções para quem gosta de tirar fotos com ajustes manuais. — Foto: Reprodução/English Jagran

Qual é o melhor? O Xiaomi 15 Ultra vence, pois traz pacote mais opções na hora de controlar a qualidade do registro.

Quem tem a melhor câmera?

O Xiaomi 15 Ultra. Apesar de terem conjuntos fotográficos com propostas distintas e algumas melhorias na parte tecnológica, entre os celulares da fabricante chinesa, o 15 Ultra ainda domina. O smartphone oferece a possibilidade de produzir uma fotografia mais técnica, em ambientes de baixa luminosidade e com controle maior do ambiente graças ao sensor enorme e ao pacote de lentes macro + ProRAW.

 Gisele Barros/TechTudo Xiaomi 15 vence o comparativo — Foto: Gisele Barros/TechTudo

Isso não quer dizer que o Xiaomi 17 Pro Max não valha a pena para quem gosta de capturar fotos e vídeos. O aparelho apresentou um salto perceptível na frontal de 50 MP, no zoom óptico 5x estabilizado e no vídeo 8K nativo, entregando mais opções de formato diferentes para o usuário. Vale entender qual é o seu perfil de fotógrafo mobile, o que gosta de controlar todos os detalhes da imagem ou o que prefere um bom equilíbrio de tecnologias para tirar fotos no automático.

🎥 Xiaomi 15T Pro: testamos as câmeras em uma viagem pelo RIO DE JANEIRO!

 testamos as câmeras em uma viagem pelo RIO DE JANEIRO!

Xiaomi 15T Pro: testamos as câmeras em uma viagem pelo RIO DE JANEIRO!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro