Duas famílias estão processando a Character.ai, argumentando que o chatbot "representa um perigo claro e iminente" para os jovens, incluindo a "promoção ativa da violência".
O Google é citado como réu no processo, que alega que a gigante da tecnologia ajudou a apoiar o desenvolvimento da plataforma.
A BBC procurou a Character.ai e o Google para comentar o caso, mas as empresas não responderam até a publicação deste texto.
Os autores do processo pedem que um juiz ordene o fechamento da plataforma até que os supostos perigos sejam resolvidos.
A ação judicial inclui uma captura de tela de uma das interações entre o adolescente de 17 anos — identificado apenas como J.F. — e um chatbot da Character.ai, na qual a questão das restrições ao seu tempo de tela foi discutida.
O processo busca responsabilizar os réus pelo que descreve como os "abusos graves, irreparáveis e contínuos" sofridos por J.F. e também por uma criança de 11 anos identificada como "B.R."
A Character.ai está "causando danos sérios a milhares de crianças, incluindo suicídio, automutilação, assédio sexual, isolamento, depressão, ansiedade e violência contra outros", afirma o documento.
"A profanação da relação entre pais e filhos vai além de encorajar menores a desafiar a autoridade de seus pais, chegando a promover ativamente a violência", conclui.

Como são os 'clones' de influenciadores que poderão interagir com fãs
Chatbots são programas que simulam conversas.
Embora existam há décadas em diversas formas, a recente explosão no desenvolvimento de inteligência artificial permitiu que eles se tornassem significativamente mais realistas.
No entanto, também foi criticada por demorar a remover bots que replicavam as estudantes Molly Russell e Brianna Ghey.
Molly Russell tirou a própria vida aos 14 anos após acessar material sobre suicídio online, enquanto Brianna Ghey, de 16 anos, foi assassinada por dois adolescentes em 2023.
A Character.ai foi fundada em 2021 pelos ex-engenheiros do Google Noam Shazeer e Daniel de Freitas. Desde então, a gigante da tecnologia contratou os fundadores de volta à empresa.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
29




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro