1 hora atrás 1

ChatGPT terá verificação de idade em meio a planos da OpenAI de liberar conteúdo adulto

Presidente-executiva da área de apps da companhia disse que espera que o 'modo adulto' do chatbot mais famoso do mundo seja lançado no 1º tri de 2026.


  • A OpenAI anunciou nesta terça-feira (20) que está implementando sistema de verificação de idade no ChatGPT globalmente.

  • A mudança acontece em um momento em que a companhia se prepara para permitir conteúdo adulto no chatbot.

  • Os usuários erroneamente colocados na experiência para menores de 18 anos recuperarão o acesso total enviando uma selfie por meio do Persona, um serviço de verificação de identidade.

  • Na UE, o recurso será implementado nas próximas semanas.

Logo da OpenAI, dona do ChatGPT — Foto: AP Photo/Michael Dwyer

A OpenAI anunciou nesta terça-feira (20) que está implementando sistema de verificação de idade no ChatGPT globalmente, para determinar se uma conta provavelmente pertence a um menor de idade. A mudança acontece em um momento em que a companhia se prepara para permitir conteúdo adulto no chatbot.

"Quando o modelo de previsão de idade estima que uma conta pode pertencer a alguém com menos de 18 anos, o ChatGPT aplica automaticamente proteções adicionais projetadas para reduzir a exposição a conteúdo sensível", disse a OpenAI em comunicado.

Os usuários erroneamente colocados na experiência para menores de 18 anos recuperarão o acesso total enviando uma selfie por meio do Persona, um serviço de verificação de identidade.

No Brasil, a partir de março de 2026, plataformas, incluindo redes sociais, deverão verificar a idade dos usuários, sem aceitar autodeclaração, se puderem ter algum conteúdo impróprio para menores de 16 anos;

Mulher se casa com personagem criado no ChatGPT 

Mulher se casa com personagem criado no ChatGPT 

Na UE, o recurso será implementado nas próximas semanas.

Em dezembro, a presidente-executiva da área de aplicativos da OpenAI, Fidji Simo, disse que espera que o "modo adulto" seja lançado no ChatGPT no primeiro trimestre de 2026, após os comentários do presidente-executivo, Sam Altman, sobre a permissão de conteúdo adulto para usuários que verificarem sua idade.

A receita anualizada da OpenAI, que tem na Microsoft um dos principais investidores, ultrapassou US$20 bilhões em 2025, ante US$6 bilhões em 2024, disse a diretora financeira, Sarah Friar, no domingo, com o crescimento acompanhando de perto a expansão da capacidade de computação.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro