1 hora atrás 2

China 'responde' Musk e conclui teste crucial para missão à Lua até 2030

Os EUA e a China também competem para estabelecer assentamentos permanentes na Lua na próxima década. A SpaceX de Elon Musk, pioneira na tecnologia de foguetes reutilizáveis, lidera os esforços pelo lado do país norte-americano.

Após pousar astronautas na Lua, a China planeja construir uma estação de pesquisa perto do polo sul lunar até 2035. Os planos a colocam em competição com Musk, que disse esta semana querer estabelecer uma "cidade autossustentável" na Lua nos próximos dez anos.

Musk disse que a SpaceX mudou seu foco para a construção da 'cidade lunar', o que poderia ser alcançado em menos de dez anos. A SpaceX ainda pretende dar início ao projeto de longa data de Musk de construir uma cidade em Marte dentro de cinco a sete anos, mas a prioridade principal é garantir o 'futuro da civilização, e a Lua é mais rápida', escreveu na rede social X.

Os comentários de Musk ecoam uma matéria do Wall Street Journal na sexta-feira. O site norte-americano recordou que a SpaceX havia informado aos investidores que daria prioridade à ida à Lua e tentaria uma viagem a Marte posteriormente, com o objetivo de realizar um pouso lunar não tripulado em março de 2027. "Não, vamos direto para Marte. A Lua é uma distração", disse ele em janeiro do ano passado, em resposta a uma postagem no X.

Embora o programa Artemis da Nasa tenha enfrentado atrasos, os EUA ainda têm vantagem sobre a China na corrida para pousar humanos na Lua, uma vez que realizou um teste completo de voo não tripulado de seu sistema de lançamento e espaçonave em 2022. A Nasa também testou a capacidade de aborto de missão de sua espaçonave Orion em 2019.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro