11 meses atrás 22

Claude AI: 4 recursos do concorrente do ChatGPT que você deveria testar

O Claude.AI , inteligência artificial (IA) da Anthropic, tem ferramentas que tornam as interações com o chatbot ágeis e produtivas. O recurso "Choose Style", por exemplo, permite adaptar o tom das respostas e até configurar um estilo próprio a partir da escrita do usuário. A plataforma também consegue ler arquivos extensos, como PDFs, facilitando a análise de informações. Outra novidade é o app para computadores, disponíveis para Windows e macOS. Além disso, o recurso "Artifacts" cria janelas dedicadas para conteúdos visuais e interativos, como códigos e designs, facilitando a visualização e as interações na plataforma. A seguir, conheça 4 funcionalidades do Claude e saiba como utilizar os recursos da plataforma.

 Reprodução/ANTHROPIC/Divulgação Claude.ai: como usar concorrente do ChatGPT de graça — Foto: Reprodução/ANTHROPIC/Divulgação

1. Estilo de texto personalizado

 Reprodução/Júlia Silveira Claude.IA permite definir estilo de respostas ou definir um próprio diretamente na plataforma — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

O recurso "Choose Style" permite escolher um estilo de texto para as respostas da plataforma ou criar um próprio. A funcionalidade oferece três estilos predefinidos: "formal", ideal para mais polidos; "conciso", focado em respostas curtas e diretas; e "explicativo", voltado para explicações detalhadas e educativas.

A IA também permite a criação de estilos personalizados, basta que os usuários forneçam exemplos de seus próprios textos ou descrevam o formato desejado, garantindo que as interações sejam adaptadas às necessidades específicas. Para usar essa funcionalidade, clique no menu “Choose Style”, localizado na caixa de comandos. Embora também seja possível solicitar adequações como essas a outras plataformas de IA, como o ChatGPT e o Gemini Google o Claude AI tem a vantagem de possibilitar as adaptações com apenas um clique.

 Reprodução/Júlia IA Claude comporta arquivos de diversos formatos, com até 5,3mb — Foto: Reprodução/Júlia

A IA da Anthropic também oferece recursos avançados para leitura e análise de arquivos, permitindo que os usuários carreguem documentos diretamente na interface do chat. A partir dos uploads, plataforma gera resumos, insights e respostas para perguntas específicas sobre o conteúdo. Atualmente, o Claude suporta diversos formatos de arquivo, como PDF, DOCX, CSV, TXT e HTML.

Para usar a funcionalidade, basta clicar no ícone de clipe de papel e selecionar o arquivo desejado. Vale lembrar que, no caso de PDFs, o Claude AI extrai apenas o texto, não interpretando imagens ou elementos gráficos. Uma vantagem importante é a capacidade da plataforma de processar até 200.000 tokens, equivalendo a cerca de 530 páginas de texto. Além disso, a integração recente com o Google Docs, disponível para usuários do plano Pro ou Claude for Work, possibilita importar documentos diretamente do Google Drive, facilitando a análise de arquivos armazenados na nuvem.

 Reprodução/Júlia Silveira Claude está disponível em app para Desktop — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

A Anthropic lançou recentemente aplicativos de desktop para o Claude AI, disponíveis para Windows e macOS. Esses aplicativos, ainda em versão beta, podem ser baixados sem custo por usuários de contas gratuitas e assinantes pagos. Os apps para desktop oferecem uma interface semelhante à versão web, permitindo fazer perguntas, acessar conversas anteriores e visualizar conversas favoritadas. Para baixar o aplicativo de desktop do Claude AI, basta acessar "https://claude.ai/download" (sem as aspas) e selecionar a versão compatível com o sistema operacional. Após a instalação, é só fazer login com uma conta existente e começar a interagir com o Claude diretamente do desktop.

 Reprodução/Júlia Silveira Conteúdos gráficos e códigos podem ser exibidos em uma janela a parte no Claude — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

A Anthropic introduziu recentemente o recurso "Artifacts" no Claude AI, disponível para todos os usuários, incluindo os dos planos Free, Pro e Teams. A ferramenta permitem que o Claude apresente conteúdos como códigos, websites e imagens SVG em uma janela separada da conversa principal. Isso facilita a visualização e a interação com o material gerado durante as interações com a IA.

Para ativar o recurso "Artifacts", vá até o menu de configurações e procure pela opção "Enable artifacts". Caso não esteja selecionada, ative-a clicando no alternador correspondente. Após configurado, os Artifacts serão exibidos automaticamente em uma janela específica ao lado do chat sempre que forem solicitados conteúdos gráficos. Caso não encontre essa opção, verifique se está utilizando a versão mais recente do Claude AI ou consulte a central de ajuda da Anthropic para mais informações.

Veja também: Qual é o melhor App de 2024? E o melhor produto com IA?

Qual é o melhor App de 2024? E o melhor produto com IA?

Qual é o melhor App de 2024? E o melhor produto com IA?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro