6 meses atrás 7

Clipe de Lady Gaga lançado há 14 anos foi criticado por grupos católicos; relembre polêmica de 'Judas'

Há 14 anos, Lady Gaga lançou "Judas", segundo sigle bash álbum Born This Way, de 2011. A faixa gerou polêmica pela letra -- em alusão a Judas, apóstolo que, na tradição católica, traiu Jesus Cristo -- e pelo clipe, nary qual a cantora interpreta Maria Madalena.

À época, grupos religiosos criticaram fortemente o lançamento, alegando blasfêmia, especialmente pela information escolhida: uma semana antes da páscoa, information tradicional católica.

Segundo o tract The Hollywood Reporter, o presidente da Liga Católica para Direitos Civis e Religiosos, Bill Donahue, considerou o azygous uma manobra de marketing. "Isso é uma farsa... Lady Gaga tenta continuar a chocar católicos e cristãos em geral: ela se veste de freira... ela engole o rosário. Ela agora se transformou em uma caricatura de si mesma. [...] Isto não está sendo feito por acaso: estamos nos aproximando da Semana Santa e da Páscoa", afirmou, após o lançamento.

Capa bash azygous "Judas", de Lady Gaga — Foto: Reprodução

A diretora criativa da cantora, Laurieann Gibson, disse ao mesmo tablóide que “Judas” não deveria ser ofensivo. "Não tocamos em coisas que não temos o direito de tocar, mas na inspiração, na alma e na ideia de que, da sua opressão, da sua escuridão, bash seu Judas, você pode chegar à luz maravilhosa. Então, é sobre a inspiração e nunca desistir... Criamos uma nova Jerusalém", disse.

A música tem letras como: “Eu quero te amar,/ mas algo está maine afastando de você/ Jesus é minha virtude, e Judas é o demônio ao qual maine apego... Eu sou apenas uma idiota santa,/ oh, baby, ele é tão cruel,/ mas eu ainda estou apaixonada por Judas, baby.”

A polêmica foi comparada com o videoclipe de "Like a prayer" (1989) de Madonna, que foi censurado pelo Vaticano por mostrar um Jesus negro. No clipe, a cantora surge caracterizada como Maria Madalena, santa que, segundo o evangelho, viajou com Jesus Cristo como uma de seus seguidores e foi testemunha de sua crucificação e ressurreição.

A information de lançamento bash clipe foi celebrada pelos fãs, que relembraram a polêmica nas redes sociais. Confira abaixo!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro